quinta-feira , 25 / maio / 2017
Início / Europa / Alemanha / Oktoberfest de Munique: local, datas e dicas práticas

Oktoberfest de Munique: local, datas e dicas práticas

A Oktoberfest de Munique, que em 2016 tem datas marcadas entre os dias 17 de setembro e 2 de outubro, é o maior festival de cerveja do mundo. A festa é uma das mais famosas da Alemanha e também se tornou muito popular entre os turistas que visitam o país. É fácil descobrir o porquê desta fama toda, né? Muita cerveja alemã, que dispensa apresentações!

A história do evento começa em 17 de outubro de 1810, com uma festa em comemoração ao casamento do príncipe bávaro Ludwig von Bayern com a princesa Therese von Sachsen-Hildburghausen, que ofereceram aos seus convidados comidas e bebidas típicas do estado da Baviera. De lá para cá o evento só cresce, e atualmente estima-se que a Oktoberfest em Munique reúna de 6 a 7 milhões de pessoas em cada edição.

Planeje sua viagem => Encontre as melhores ofertas de hotel em Munique

Entenda de vez como funciona o seguro viagem para Europa »

 

Tradições da Oktoberfest

Oktoberfest de Munique

Pela tradição, o evento de abertura acontece com um desfile dos soldados e de carruagens com cavalos. Ao meio dia, o prefeito de Munique abre o primeiro barril de cerveja e 12 tiros são disparados para o alto. Pronto, foi dada a largada e o povo começa a beber.

Outra tradição que permanece na Oktoberfest é que todo mundo vai para a festa usando roupas tradicionais da Bavária, ou Baviera, um dos dezesseis estados federais da Alemanha. Os trajes típicos são o Dirndl (vestido usado pelas mulheres) e o Lederhosen (a vestimenta masculina), assim como acontece na Oktoberfest de Blumenau.

Apesar de não serem obrigatórios, a adesão é tão grande, que quem não usa a roupa se sente deslocado no evento. Além disso, para um turista, se vestir de bávaro faz parte da experiência de ir a Oktoberfest! Para quem quiser comprar sua roupa, existem várias lojas na cidade que vedem os trajes típicos, não será difícil encontrar.

 

Datas e local da Oktoberfest de Munique

Local da Oktoberfest de Munique

A data do evento varia de ano para ano, dura 3 finais de semana e sempre termina no primeiro domingo de outubro. Portanto, para saber a programação para 2017, 2018, 2019 ou o ano que for, basta olhar no calendário e verificar. Antigamente a festa acontecia de fato em outubro, mês que batiza a festa. Mas atualmente ela foi adiantada para começar na segunda quinzena de setembro e terminar na primeira semana de outubro, devido as condições climáticas, pois em outubro chove muito e o frio já está intenso na cidade.

A Oktoberfest em Munique acontece dentro do Theresienwiese, um parque de diversões que foi construído exclusivamente para abrigar o evento e fica a 25 minutos de caminhada da Marienplatz, bem no centro de Munique.  A estação de metrô Theresienhöhe deixa os passageiros dentro do parque. A estrutura conta com barraquinhas de jogos, roda-gigante, barracas de lembrancinhas, tendas de comida típica e biergatens, ou jardins da cerveja, onde ficam as cervejarias do lado de fora das grandes tendas.

Dicas da Oktoberfest de Munique

O horário do evento varia de acordo com o dia; de segunda a sexta-feira acontece das 10 horas da manhã e vai até 23:30hs. Já nos finais de semana, o início é às 9 horas. A entrada no parque é gratuita, mas o acesso às tendas das cervejarias é controlado pelo número de pessoas e lotam cedo, perto das 11hs, principalmente nos finais de semana. Já ouvi relatos de gente que conseguiu entrar nas melhores tendas dando uma ajudinha para os seguranças…não é só no Brasil! De resto, você pagará o que consumir e o ticket dos brinquedos.

A melhor ferramenta (pgto em 10 x s/juros) para planejar suas viagens

Dica importante

A principal dica é, CHEGUE CEDO! A disputa por um lugar nas tendas é grande e os alemães conseguem ficar horas e horas bebendo, por isso não há muita rotatividade. Existe a opção de reservar uma mesa em sua tenda preferida, numa mesa para 10 pessoas a 400 euros. É preciso certa antecedência para conseguir uma boa reserva.

Apesar de teoricamente não ser permitido comprar cerveja dentro das tendas sem uma reserva, na prática isso não acontece, pois qualquer um pode pedir uma caneca pra você. Para quem quiser curtir e explorar a festa, acho que o ideal é ir sem reserva mesmo!

Oktoberfest em Munique, Alemanha
Diferentes gerações na Oktoberfest.

Sinceramente eu acho mais legal tentar conhecer diversões barracões. Todos estão “alegres” dentro das tendas, e a coisa mais fácil é conhecer gente e sentar numa mesa. Caso realmente queira uma para você e seu grupo, as reservas online são feitas no site de cada tenda.

Acesse o site oficial da Oktoberfest, e escolha uma das “Beer Tents”, são 14 no total (mais 20 pequenas espalhadas pelo parque) e cada uma delas recebe diferentes públicos. Algumas tendas, por exemplo, recebem público jovem e outras os cervejeiros que estão na melhor idade.

 

Cervejarias e comidas típicas

Seis cervejarias participam da festa: Augustiner, Hacker Pschorr, Hofbräu, Löwenbräu, Paulaner e Spaten. A marca mais antiga é a tradicional Augustiner, fundada em 1328. As normas para uma cervejaria participar do evento são rígidas, entre outras, ela deve ter sede em Munique e seguir leis de pureza de Munique (de 1487) e alemã (de 1906).

Os preços das cervejas variam de cervejaria para cervejaria, mas a média é 10 euros por um caneco de 1 litro, localmente conhecida como Maßkrug ou Masskrug. A bebida servida é feita especialmente para a Oktoberfest e é bem mais forte do que a cerveja tradicional. Então não se empolgue e beba com moderação.

Nem só de cerveja acontece o evento. Existem inúmeras barracas de comida espalhadas por todo o parque. Elas vendem alguns pratos típicos da Bavária, como salsichão branco com mostarda adocicada, frango assado à moda bávara, chucrute, pretzel, torta de maçã e vários outros pratos (Confira o artigo sobre o que comer na Alemanha). Os preços são bem acessíveis e é ótimo para conhecer mais afundo a culinária tradicional do país.

 

Onde ficar hospedado?

Se você estiver pesquisando sobre onde se hospedar na Oktoberfest de Munique, saiba que a cidade fica muuuuuuito cheia e o preço dos hotéis disparam, ficam altíssimos. É preciso se planejar e fazer a reserva com bastante antecedência, garantindo assim um bom lugar a preços mais justos.

Clique aqui e veja como encontrar as melhores ofertas no Booking.com »

Para quem quiser um experiência diferente, há na cidade diversos campings planejados para receber os turistas da festa, como o Oktoberfest Camping e o Wien’s Camp, tanto para quem pretende ficar em barracas ou alugar um motorhome. Os preços são bem mais baixos, mas as vagas se esgotam muito rápido. Só é preciso ficar atento com a temperatura, pois como outubro costuma ser um mês muito frio, quem for acampar deve ir preparado.

O mais legal de todos é o Oktoberfest All Inclusive Camping, para quem pretende fazer festa e não liga tanto para a bagunça. Apesar de receber avaliações não tão boas, a diversão é garantida!

 

Dicas finais da Oktoberfest em Munique

Estas são apenas algumas das dicas para você aproveitar a festa mais popular entre os turistas que visitam a Alemanha. É recomendável não se empolgar e exagerar na bebida, pois já ouvi algumas histórias de amigos que perderam celulares e carteiras, depois de dormirem bêbados num canto qualquer.

Fora isso, aproveite sem moderação, ainda mais que tudo é muito bem organizado, os banheiros são bons e o sistema de transporte público funciona perfeitamente bem para garantir que ninguém utilize o carro para ir à festa.


Fazendo sua reserva através dos links parceiros encontrados no blog, ganhamos uma pequena comissão, VOCÊ NÃO PAGA TAXAS EXTRAS, e dessa forma monetizamos nosso trabalho. Se houver dúvida, leia as políticas do blog, ou deixe um comentário.

Recomendo => Onde se hospedar em Berlim: dicas de bairros e hotéis

Aluguel de Carros | Passagens AéreasTours na Alemanha | Seguro Viagem


Pesquisando dicas sobre a Oktoberfest de Munique? Ainda tem dúvidas sobre os melhores lugares para se hospedar em Munique? Foi e gostaria de contar sua experiência?

Deixe suas dicas e comentários!

Até + !!!

Vai viajar? Comece a planejar sua viagem!

seguro viagem

Nunca se esqueça do Seguro Viagem! Além de ser obrigatório para entrar nos países da Europa, é essencial a contratação caso você tenha viagem marcada para qualquer lugar do mundo. Veja como o seguro me salvou na Alemanha, quando precisei de internação devido a uma infecção alimentar. Também precisei usar meu seguro viagem nos Estados Unidos, logo quando estava curtido uma das ilhas do Hawaii…acabei economizando R$ 2.000,00. Sem contar que auxilia quando há extravio de bagagem ou qualquer outro imprevisto. Utilize o comparador da Seguros Promo, que faz a pesquisa entre as melhores seguradoras para você economizar tempo e dinheiro. Por serem parceiros do blog, nós recebemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Ao contrário, leitores do blog ganham 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5. O pagamento pode ser feito em até 12 x no cartão, ou com + 5% off no boleto bancário!

celular no exterior

Saia do Brasil com internet 4G (Confira o comparativo entre os chips)

reserva de carros

Compare os melhores preços para alugar um carro na Rent Cars => Saiba mais

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Sobre Guilherme Tetamanti

Paulistano de 35 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Confira Também

Chip de celular na Europa: EasySIM4U

Chip de celular na Europa: internet ilimitada com a EasySIM4U

Chip de celular na Europa! Sim, ficar sem internet é uma das maiores preocupações quando …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *