Início / Europa / Portugal / O que fazer em Porto, Portugal? Veja tudo aqui!

O que fazer em Porto, Portugal? Veja tudo aqui!

Está planejando uma viagem para Portugal e quer saber o que fazer em Porto? Veja tudo aqui!

Porto é uma das cidades mais visitadas do mundo. Penso que só perde para Veneza. Leio muito sobre as reclamações dos italianos. Uma invasão de turistas! E tenho que admitir, deve ser horrível. Mas tudo isso é apenas minha opinião!

Moro numa cidade turística e esqueço de comprar água, me “lasquei”.  Vou beber água de torneira até o rapaz, de bicicleta, conseguir chegar em casa. Geralmente ele chega em 10 minutos após a ligação, o que me surpreende muito. Nem de carro faço esse percurso em 10 minutos, mas na alta temporada ele demora bem mais. Todo suado e bronzeado, me pede desculpas.

Eu que deveria pedir desculpas, afinal faço ele sofrer ao invés de pegar meu carro e ir buscar um galão de água de 20 litros. Eu tomo água da torneira de boa, pois já passei por situações bem piores. Mas e se chega visita? E se não peço o galão de água e o cara da bicicleta suado e bronzeado perde o emprego? Penso que penso demais!

Saindo da água e indo ao Porto. Escreverei quase tudo o que se pode fazer no Porto quando estas só. Podes estar, também, com uma rapariga ou um gajo. Podes ir com os miúdos. Podes estar com amigos.

Planeje sua viagem => Dicas de bons hotéis em Porto, Portugal

Entenda de vez como funciona o seguro viagem para Europa »

 

Rio Douro e Ponte Luís I

O que fazer em Porto, Portugal

Conheça tudo que estiver à sua volta!

O passeio de barco que sai da Ribeira é uma obrigação. Suas fotos ficarão espetaculares. Sabia que a UNESCO reconhece a região do Rio Douro como patrimônio da humanidade? Entendeu minha afirmação quanto a obrigação. É como se você fosse ver os fogos de ano novo em Copacabana. Sendo ou não da religião vai pular as sete ondas. Todo mundo faz isso ao seu redor. A empolgação em massa te leva a fazer coisas sem pensar. Todos somos em vários momentos da vida “maria vai com as outras”. No Porto ser “maria vai com as outras” é um privilégio.

Depois de ver o Rio Douro de dentro do Rio Douro, num barco, observe de cima. Suba até a Ponte Luís I no teleférico de Gaia. A maneira mais fácil de chegar à parte alta da Gaia. Acho que nem tem outra maneira. Se tiver, por favor, me informe nos comentários. E atravesse a ponte Luis I a pé.

Ande no Cais da Ribeira à beira do Rio Douro, coma e beba. Ande, coma e beba. Sente-se em qualquer lugar para descansar. Olhe à sua volta. Aprecie a beleza em silêncio. Contei sobre minha mania de gravar áudio dos lugares? Faço escondido porque tenho vergonha. Mas faço! Ouço os áudios deitada no sofá de casa. Fecho os olhos e lembro-me de quase todos os momentos.

 

Funicular dos Guindais

O que fazer na cidade do Porto
Foto: giokai421, via Wikimedia Commons.

Ande no funicular! Até para você sentir o que é andar em um. Essas coisas de nomenclaturas despertam minha curiosidade. Por que uma pessoa inventa um nome e temos que chamar pelo nome que ela escolheu? Porque ela que teve a ideia. Sei disso e confirmo o merecimento.

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?
Desconto nesse link ao comprar online na Bee Câmbio »

Pensei em inventar o nome de alguma coisa quando criança. Não inventei nada. Depois de adulta tenho um costume. Não é bem um nome, mas sinto-me satisfeita pela associação. Entre as poucas pessoas de minha intimidade, quando começo a emitir o som “ioum, ioum” todos se apressam. É um código que estou precisando ir ao banheiro. A intensidade e velocidade da pronúncia demonstram meu estado de desespero. Todos aceitam meu “ioum, ioum”. No carro surge um Ayrton Senna. A casa é aberta numa velocidade de dar inveja a qualquer ladrão. Numa disputa de banheiro eu tenho a prioridade. É bem isso!

Fico imaginando de onde saiu o funicular? Não poderia ser apenas cordas em linha reta? Mas algum dia alguém falou funicular. Tenho o péssimo costume de questionar a história com ousadia. Não tenho intenção de ofender, mas às vezes acontece. A complexidade do mundo é pequena demais para minha complexidade de pensamento. Nem meu corpo aguenta isso. E às vezes adoeço.

 

Torre dos Clérigos

Lugares para conhecer no Porto
Foto: Lilivanili, via Wikimedia Commons.

Aproveite a proximidade e suba a Torre dos Clérigos, um dos lugares para conhecer no Porto. Prepare a máquina fotográfica para as panorâmicas. Não tenho muito o que escrever. Apenas indico que vá. E não precisa esperar dia ensolarado. Vá nos dias de chuva também, nos dias nublados. Quando o céu estiver azul e sem nuvens. Importante é ir várias vezes. A torre é de uma igreja. Independente da religião, conheça a Igreja dos Clérigos.

Eu adoro chuva. Tenho costume de sair na chuva. Ando de casa até a praia. Vou de bike também. Mas só quando não tem raios e trovões. Não entendo esse pensamento das pessoas de usar como pretexto a chuva para não sair de casa.

 

Livraria Lello

O que visitar no Porto, Portugal

Estou escrevendo este post como se fosse meu roteiro. E quando for ao Porto, espero que num futuro próximo, vou nesses lugares. Sugiro o que eu fiz e faria novamente.

Amo ler. E sempre compro pelo menos 1 livro toda vez que entro numa livraria. A Livraria Lello tem uma arquitetura ímpar. É um templo para os amantes da leitura. Passo fácil um dia inteiro por lá.

 

Mercado do Bolhão

Conversar com as pessoas da cidade que visito é objetivo de qualquer viagem que eu faça. Não tem como conhecer um país, sem conhecer as pessoas e suas histórias. E o mercado do Bolhão é o lugar para isso. Li que o mercado terá obras durante o verão. Os comerciantes terão um mercado provisório por 2 anos. Sem problemas. O objetivo é conversar com as pessoas.

Cidade do Porto, Portugal. O que fazer?
Foto: Maragato1976, via Wikimedia Commons.

Vou compartilhar uma experiência. Recebi um presente em Lisboa que jamais vou esquecer. Gosto muito de usar o metro. A estação Colégio Militar / Luz do metro tem interligação com o shopping Colombo. Aconteceu de tudo comigo nesse shopping. Quando digo tudo, é tudo mesmo. Coisas estranhas do tipo dormir no banheiro, perder o carro no estacionamento e correr atrás do segurança para anunciar o roubo. O carro estava lá. Eu que procurava no andar errado. Sair sem as compras de mercado, mesmo que pagas. Voltei e estavam guardadas.

Focando no ocorrido. Estava frio e ao subir as escadas de acesso ao shopping vi uma senhora sentada nos degraus. Ela estava sem luvas. Ao ir embora a senhora estava sentada no mesmo local. Tinha uma expressão de frio. Para mim ela tremia. Eu tremia porque estava muito frio. Desci os degraus olhando a senhora e voltei para comprar luvas. Sentei ao lado dela no degrau e lhe entreguei as luvas. Ela sorriu e perguntou porque fiz isso. Porque está frio e no frio todos usam luvas. Ela colocou as luvas e pegou em minhas mãos. Comecei a receber um dos melhores presentes de minha vida. Ela começou a cantar para mim. Eu comecei a chorar. Ela terminou a canção e me disse que esperava um parente. Me senti aliviada. Conversamos um pouco e depois fui embora.

Nunca imaginei isso. Apenas pensava em fazer uma boa ação. Supondo que a senhora estava em dificuldades financeiras. Porque sentar nos degraus se tem bancos após as escadas? Ganhei um carinho num momento que estava muito carente. Me sentia sozinha. Fui embora feliz.

Para tantos passeios é necessário reabastecer as energias. Selecionamos 10 pratos da culinária portuguesa e dicas de restaurantes no Porto.

 

O que fazer no Porto? Outros lugares

Lugares para visitar no Porto, Portugal
Café Majestic / Foto: José Moutinho from Leça da Palmeira, via Wikimedia Commons.

Assim como falo demais, escrevo demais. Vou listar outros lugares interessantes para visitar no Porto sem mais comentários.

  • Palácio da Bolsa do Porto;
  • Visita as Caves do vinho do Porto;
  • Praça da Liberdade. Lá você encontrará várias opções de tour pelo Porto. Faça uma visita com o google Earth;
  • Estação de São Bento. Entre na obra de arte;
  • Café Majestic. Nem sempre cumpro o que determinei. Sou o tipo de pessoa que não obedece a si própria. A livraria Lello e o Café Majestic são de uma genuinidade que me fazem gostar de História.

Espero que tenha gostado das dicas. Tem mais ideias do que fazer no Porto? Comente!

 

Mais dicas sobre a cidade do Porto:

Vai viajar? Comece a planejar sua viagem!

seguro viagem

Nunca se esqueça do Seguro Viagem! Além de ser obrigatório para entrar nos países da Europa, é essencial a contratação caso você tenha viagem marcada para qualquer lugar do mundo. Veja como o seguro me salvou na Alemanha, quando precisei de internação devido a uma infecção alimentar. Também precisei usar meu seguro viagem nos Estados Unidos, logo quando estava curtido uma das ilhas do Hawaii…acabei economizando R$ 2.000,00. Sem contar que auxilia quando há extravio de bagagem ou qualquer outro imprevisto. Utilize o comparador da Seguros Promo, que faz a pesquisa entre as melhores seguradoras para você economizar tempo e dinheiro. Por serem parceiros do blog, nós recebemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Ao contrário, leitores do blog ganham 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5. O pagamento pode ser feito em até 12 x no cartão, ou com + 5% off no boleto bancário!

celular no exterior

Saia do Brasil com internet 4G (Confira o comparativo entre os chips)

reserva de carros

Compare os melhores preços para alugar um carro na Rent Cars => Saiba mais

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Sobre Patricia Gujev

Sou uma pessoa que, atualmente, busca sempre uma reconexão com o mundo. Por ora desconecto e me isolo. Professora com mais de 15 anos em sala de aula, hoje apenas direciono os estudos em cursos EAD (Educação à Distância). Ora alguma aprendizagem mútua presencial. Deixei de ser funcionária pública estável para mudar um pouco o foco. Investi tempo e dinheiro. Escrever aconteceu sem muito direcionamento. Apenas uma possibilidade. Me permite estar e estudar a qualquer tempo. Escrever me permite ler. E, por ora, gosto disso! Alguns anos a frente talvez mude o foco. Viajar faz parte da busca incansável de sentir e conhecer o que desconheço.

Confira Também

Dicas dos melhores pubs de Dublin

Dicas dos 10 melhores pubs de Dublin para agitar sua noite

Falou em Irlanda, pensou em pubs. Estima-se que existam cerca de 800 pubs (sem contar …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *