O  que fazer no Jalapão 2023: onde fica, como chegar e dicas

O que fazer no Jalapão 2023: onde fica, como chegar e dicas

Imagem do Autor por Guilherme Tetamanti
4.8/5 - (22 votos)
Atualizado em:
COMPARTILHE

Saber o que fazer no Jalapão é fundamental para montar o melhor roteiro e fazer turismo neste destino do Tocantins, que é daqueles lugares que qualquer viajante com espírito aventureiro sonha em conhecer.

São paisagens alucinantes num lugar ainda pouco explorado pelo turismo e na região com a menor densidade demográfica do Brasil.

Além disso, o visitante pode explorar diversas atrções, como chapadas, dunas, rios e cachoeiras, praticando diferentes esportes ou apenas curtindo as belezas do cerrado brasileiro.

É verdade que não é fácil fazer uma viagem por aqui, pois para ter acesso às coisas legais para visitar é preciso entender alguns fatores.

Primeiro: se quiser fazer tudo por conta, precisa de um bom veículo 4×4 e saber como pilotar na areia fofa…não é para qualquer um.

Segundo: as distâncias entre os pontos turísticos do Jalapão podem ser um problema, mais pela precariedade das estradas do que pela distância em si.

Terceiro: são poucas as opções para montar uma base…na verdade apenas uma, a cidade de Mateiros.

Na maioria das vezes sou adepto de fazer tudo por conta, alugar carro, reservar hospedagem e pesquisar na internet para descobrir os melhores passeios, mas não foi assim no Jalapão, os os passeios guiados ajudaram demais na viagem..

Apesar de já ter pesquisado muito sobre esse destino e querer fazer a viagem no melhor estilo “perrengueiro-roots”, fiz o roteiro com um pacote em uma agência e assim tive a chance de descobrir quase tudo sobre o que fazer no Jalapão.

Confira portanto um guia completo do jalapão, como tudo o que você precisa saber para fazer turismo em um dos destinos mais incríveis do país.

Planeje-se => Encontre ofertas de hotéis no Jalapão

Seguro para viajar no Brasil »

Onde fica o Jalapão?

Localizado bem no centro e no estado mais novo do país, o Tocantins, o Jalapão ocupa uma área de 34 mil km, sendo um paraíso natural de beleza única e com uma das menores densidades populacionais do Brasil.

Roteiro de ecoturismo ainda pouco explorado pela grande maioria do brasileiros, possui cenários que são difíceis de descrever, diferentes de qualquer paisagem em todo o mundo.

A dificuldade de acesso e pouca divulgação dos destinos turísticos do Jalapão foram os responsáveis pela preservação deste santuário, onde surgem inúmeros rios e cachoeiras de água cristalina e abundante, chapadas e formações rochosas de diferentes cores, em meio a uma paisagem árida e bela.

Estas condições proporcionam vida a uma diversidade incrível de animais e plantas totalmente adaptada a esta região do cerrado.

No passado o Jalapão era desafiado apenas por caravanas de tropeiros que atravessavam em viagens épicas este sertão bravio na direção do Vale do Rio Tocantins.

Hoje, o Jalapão ainda mantém muitas de suas características originais e promete, graças a diversas Unidades de Conservação e ao Turismo Sustentável, se consolidar como a maior área de preservação contínua da savana Brasileira.

O que tem visitar no Jalapão: 5 lugares turísticos

Descobrir o que fazer no Jalapão não é tarefa difícil, afinal o destino ficou bastante popular na internet.

É um lugar que qualquer viajante com espírito aventureiro sonha conhecer. São paisagens alucinantes num destino pouco explorado pelo turismo.

Abaixo alguns dos melhores passeios para fazer no Jalapão:

  1. Caiaque no Rio do Novo
  2. Dunas do Jalapão
  3. Fervedouros do Jalapão
  4. Serra do Espírito Santo
  5. Prainha do Rio Novo

Caiaque no Rio Novo

O que fazer no Jalapão
Passeio de caiaque no Rio Novo.

Você já notou como um único dia longe de nossa dura realidade pode transformar uma vida?

Sair de férias rumo ao desconhecido, curtir um final de semana diferente, conhecer novos amigos, o que seja.. .aproveitar bem nossos dias de descanso são o primeiro passo para a felicidade.

Esse foi meu pensamento, talvez um sonho, após minha primeira noite de sono no Jalapão.

 
Vai viajar e precisa alugar um carro com os melhores preços?

Ter o seu próprio carro é essencial para aproveitar melhor a viagem, com economia de tempo para curtir cada segundo de seus preciosos dias de férias.

Faça uma pesquisa online na Rentcars, comparando o preço nas melhores locadoras do Brasil. É só clicar no botão!

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de aluguel de carro;
  • Pagamento com parcelamento em até 12x no cartão de crédito, via PIX ou boleto;
  • É mais barato do que alugar direto nas locadoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 2 horas antes da retirada do veículo;
  • Pague em reais e economize o IOF de 5,38% para reservas internacionais;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português, 7 dias por semana;
  • Compare preços de mais de 200 locadoras pelo mundo em um só lugar, tenha o melhor atendimento e desfrute de promoções exclusivas!
 

Tudo aqui é contato com a natureza…fotografar a lua e as estrelas, acordar para assistir o nascer do sol, procurar um belo lugar para o pôr do sol, tomar banho de rio e café da manhã com frutas colhidas do pé.

Passeio que inclui Rio Novo

Dunas do Jalapão, um dos lugares mais bonitos

Meu pôr-do-sol mais lindo do Brasil
Meu pôr do sol mais lindo do Brasil.

As Dunas do Jalapão são um daqueles lugares que todos deveriam ter a chance de ver com os próprios olhos.

Formadas pela erosão dos ventos que trazem a areia da Serra do Espírito Santo, está dentro do Parque Estadual do Jalapão. O pôr do sol aqui é tão lindo que ficamos até o último raio de luz no céu, e tivemos que fazer a trilha de volta já no escuro.

Pois é, já sabia que o Jalapão seria um dos destinos turísticos que ficaria para sempre marcado na memória, mas não imaginei que uma de suas atrações estariam entre os lugares mais bonitos do Brasil.

Passeios e tours que passam pelas Dunas do Jalapão

Fervedouros do Jalapão

Fervedouros do Jalapão qual conhecer

Anos atrás assisti uma reportagem que mostrava um pouco sobre as belezas do Jalapão, seus rios cortando as paisagens do cerrado, cachoeiras, as Dunas, a Chapada do Espírito Santo e os fervedouros, fenômeno único que são as principais atrações turísticas da região. Desde então fiquei com vontade de viajar ao Jalapão.

Apesar de chover muito pouco durante o ano, principalmente entre abril e setembro, e o cenário ser bastante seco, existe muita água no cerrado e diversas atividades para o turismo.

Rafting, canoagem, banho de cachoeira e a flutuação nos fervedouros do Jalapão. Adorei todos os lugares que conheci, mas confesso que minha ansiedade era para flutuar nos fervedouros.

O fervedouro da Glorinha é o mais famoso do Jalapão. Por ser aberto ao público, é necessário pagar uma taxa de 10 reais (setembro/2013) para ter acesso e poder brincar de flutuar num dos lugares mais lindos do Brasil. Para garantir a preservação do lugar, apenas seis pessoas podem permanecer lá dentro de cada vez.

Tours que incluem os Fervedouros

Serra do Espírito Santo

Vista para as Dunas do Jalapão
Serra do Espírito Santo e as Dunas do Jalapão.

A Serra do Espírito Santo é um chapadão com 32 km de extensão que molda as principais paisagens do Jalapão.

Além de sua imponência, por ser formado de arenito, também forma as Dunas do Jalapão, devido a constante erosão eólica que acontece na região.

Para quem gosta de caminhadas é um prato cheio, com uma trilha de 8 km com mirantes e cenários sensacionais.

Passeio com a Serra do Espírito Santo no roteiro

Prainha do Rio Novo

Praia do Rio Novo
Adventure Bloggers na Praia do Rio Novo.

A praia de rio mais linda que já vi, com areia branca e água cristalina. Falando nisso, o Rio Novo é um dos poucos no mundo com água potável para beber. Você imagina lugar melhor???

Sabe aqueles lugares que a gente imagina conhecer, sem farofa, sem gente te amolando, só com seus amigos pra te acompanhar??? Pois é, é aqui!

Pacote pelo Jalapão com a Prainha do Rio Novo

Quantos dias são necessários para conhecer o Jalapão?

Eu fiquei 5 dias no Jalapão. E é o tempo que eu recomendo. Além dos deslocamentos para chegar em Mateiros ou na cidade polo que você escolher, há ainda as locomoções diárias que tomam tempo e os passeios em si, que merecem mais do que uma visita rápida.

Para resumir em tópicos, meu roteiro no Jalapão em 5 dias ficou assim:

  • 1º dia: andar de caiaque no Rio do Novo e pôr do sol nas Dunas do Jalapão
  • 2º dia: visitar o Fervedouro da Glorinha e conhecer o Fervedouro do Soninho
  • 3º dia: chegar até a bela Cachoeira da Formiga e fazer a Trilha para a Serra do Espírito Santo
  • 4º dia: Ir até a Cachoeira da Velha
  • 5º dia: Tomar banho na Prainha do Rio Novo

O que fazer no Jalapão em 1 dia

Onde fica o Jalapão

O dia começou com a primeira atividade em grupo desta viagem, que foi um divertido e refrescante passeio de caiaque pelo Rio Novo.

Enfim, o Rio Novo, um dos únicos no mundo com água potável para beber, é super tranquilo e qualquer pessoa consegue terminar as 3 horas de passeio sem muito esforço.

Após uma instrução rápida, todos do grupo pegaram seus equipamentos de segurança, câmeras a prova d’água e começamos a descer o rio. Foi um passeio tranquilo e divertido, sem grandes corredeiras, mas com bastante emoção.

Após uma pausa para o almoço, saímos do acampamento rumo ao Parque Estadual do Jalapão, onde esta localizada a Serra do Espírito Santo, formação de arenito que devido à erosão eólica forma as Dunas do Jalapão.

Além das incríveis paisagens que criam o parque, um cenário que somente com fotos consigo descrever, nosso objetivo foi assistir o pôr do sol do alto das dunas.

Esse é meu momento preferido do dia, para tirar fotos, refletir e agradecer por todas as coisas boas da vida.

Sugestões de passeios para o 1° dia

O que fazer no Jalapão em 2 dias

Fervedouro do Soninho
Conheça os famosos fervedouros do Jalapão.

Sempre quis experimentar a sensação de flutuar sob as águas de um fervedouro, fenômeno conhecido como ressurgência, que acontece devido ao fluxo de água dos lençóis freáticos que encontram um caminho até a superfície e deixam partículas de areia em suspensão.

A água do Fervedouro da Glorinha fica tão densa que é impossível afundar, algo parecido o que acontece ao nadar no Mar Morto.

Tudo isso tem um preço…fiquei todo cheio de areia. Sabe daquele jeito que descobrimos areia em cada pedacinho do corpo??? Rsrsrs, mas num lugar assim, quem se importa??? Ali mesmo, ainda tomei banho de rio para seguir mais confortável para o próximo passeio.

O fervedouro do Soninho é exclusivo e somente os turistas da Korubo Expedições podem visitá-lo.

Esse é bem maior e todos os 25 integrantes do grupo puderam entrar ao mesmo tempo, até os que não sabem nadar. A sensação de flutuar é indescritível, literalmente brincadeira de criança, como se estivesse caminhando num lugar sem gravidade.

Almoçamos ali mesmo, na casa que fica na mesma propriedade do fervedouro. Como em todas as refeições, tudo estava perfeito e agora com energia para seguir viagem.

Sugestões de passeios para o 2° dia

O que fazer no Jalapão em 3 dias

Cachoeira da Formiga - Jalapão
Galera na Cachoeira da Formiga.

Logo na entrada da Cachoeira da Formiga, uma simpática família, que vive ali como se o mundo que conhecemos não existisse, da as boas vindas para quem se aproxima para uma conversa.

Crianças brincavam no chão de terra, mulheres olhavam curiosas os turistas, enquanto o dono da casa assistia a tudo deitado, preguiçoso em sua rede. A cachoeira, é uma das mais gostosas e bonitas que já vi.

A cachoeira é uma delicia, com água transparente, quedas d’água e ambiente ideal para descansar após um longo dia de viagem. Eu saí mais cansado, saltando, mergulhando e nadando para conhecer cada pedacinho desse paraíso.

Trekking na Serra do Espírito Santo
Foto: Maurício Oliveira (Blog Trilhas e Aventuras).

O destino foi o Mirante da Serra do Espírito Santo, localizado no Parque Estadual do Jalapão, através de uma trilha com 8 km de extensão.

 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da Civitatis em Palmas. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos – sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 48 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Acordamos as 4 da manhã para fazer o primeiro trecho da trilha, bastante íngreme e com 1 km, antes que o sol estivesse muito forte.

Tudo preparado, entramos no caminhão e antes mesmo que saíssemos do acampamento ouvimos um barulho forte; quebrou uma das molas do caminhão. O passeio foi adiado para o pôr do sol.

Com o caminhão consertado, partimos para mais uma viagem pelas estradas de terra do Jalapão. O trecho até o início da trilha durou cerca de uma hora, cruzando as paisagens do cerrado. Começamos a subir a trilha as 16:30 hs.

O primeiro trecho do trekking para subir a Serra do Espírito Santo não é fácil, mas todos no grupo conseguiram chegar lá em cima.

Demorei uns 40 minutos, num ritmo bem tranquilo, com várias pausas para tirar fotos. Uma vez no topo, há um mirante incrível logo após o término da subida.

Agora foi a vez da segunda parte da aventura, uma trilha de 3 quilômetros para chegar ao mirante do pôr do sol, com vista para as Dunas do Jalapão. Estava atrasado, com o sol já quase se pondo…corri!!! Esqueci do cansaço da subida e corri.

A trilha é plana, passando por uma vegetação baixa, com algumas árvores para enfeitar a paisagem. Corri como nunca, pois sabia que seria a única chance na vida de apreciar o pôr do sol num lugar tão especial.

Cheguei ofegante, abraçando os outros que estavam na frente, o Fabio junto comigo e alguns que vinham pouco atrás.

Foi gratificante, emocionante, uma prova de que realmente esse momento do dia é mais que especial. Vimos só um fiozinho do sol, mas o suficiente para que todo o esforço da caminhada valesse a pena.

Fui o último a sair de lá, junto com a Cris e o Mauro, guia da Korubo Expedições. Já estava escuro e fizemos todos o caminho de volta conversando sobre histórias de viagem e, principalmente, sobre o Jalapão.

Viemos devagar, rindo à toa, apenas com a luz das lanternas para nos guiar. O resto do grupo nos aguardava lá em baixo, também num momento especial. Nessa hora, uma das fotos que mais gostei de toda a viagem ao Jalapão.

Sugestões de passeios para o 3° dia

O que fazer no Jalapão em 4 dias

Cachoeira da Velha

Cachoeira da Velha no Jalapão
A Cachoeira de Velha e Lilian (Nerds Viajantes).

O caminho de volta a Palmas é longo, cerca de 300 km divididos entre estradas de terra e asfalto. Além disso, ainda havia alguns lugares a serem visitados…

Cachoeira da Velha e a mais famosa Prainha do Rio Novo. Não imaginei que o último dia ainda poderia proporcionar tantas lindas paisagens e lugares alucinantes desse canto especial do Brasil.

A Cachoeira da Velha é a maior do Jalapão, com uma queda d’água de aproximadamente 20 metros de altura. O acesso é bastante fácil e a estrutura para os visitantes é super segura, com uma passarela de madeira que leva até bem pertinho da cachoeira, proporcionando lindas fotos.

Em alguns pontos é preciso ter cuidado, pois também há uma trilha que leva até pontos mais afastados, mas sem parapeitos ou alguma proteção. Se cair, é tombo feio na certa!!!

Sugestões de passeios para o 4° dia

O que fazer no Jalapão em 5 dias

Por do sol no Jalapão
Saiba quais passeios fazer no Jalapão

Estava um calor gostoso…gostoso pra cair na água. Ver todas as corredeiras e cachoeiras, me deixou com ainda mais vontade de um banho no rio. E assim aconteceu, pois a próxima parada, cerca de 10 km depois, foi a Praia do Rio Novo.

Não poderia estar mais satisfeito. Um calor gostoso e intenso, água trincando de gelada no caminhão, novos amigos e aquela empolgação natural do início de viagem.

No caminho para o acampamento, fui percebendo a mudança na paisagem, as árvores secas do cerrado, oásis formados pelo curso dos rios e alguns animais. Corujas, araras, maritacas e siriemas são facilmente vistas.

No último trecho da viagem fui na parte da frente do caminhão, com visão privilegiada. O sol estava escondido entre as árvores, mas já iluminava o céu com um colorido diferente.

Logo que entramos na estrada que da acesso ao acampamento o motorista parou, parecia que propositalmente num ponto estratégico para apreciar o pôr do sol, que imponente nos dava boas vindas.

Enfim, chegamos numa longa viagem a partir de Palmas. Fomos acomodados no acampamento, houve instruções de segurança e logo corri para um banho noturno no rio. Fiquei ali curtindo com meus novos amigos, esperando a hora do jantar.

Tocou o sino, jantamos com direito a caipirinhas preparadas com frutas frescas da região e seguimos a noite com uma aula de história sobre como surgiu o estado do Tocantins e histórias sobre o Jalapão.

A noite não terminou aqui. A lua cheia, tão linda, não nos deixava ir embora. Ficamos conversando por horas, sentados na areia da praia que seria nossa companheira pelos próximos dias da expedição.

Depois de um dia tão diferente, fui dormir com uma paz que fazia muito tempo não experimentava. Estava enfim realizando um sonho antigo… o sonho de conhecer o Jalapão.

ui!!!

Sugestões de passeios para o 5° dia

O que fazer no Jalapão em 6 dias

Esse pacote de 6 dias na região do Jalapão da Civitatis é bem parecido com o meu roteiro. Porém, com alguns atrativos a mais que queria ter conhecido.

Ele é bem completo com cinco noites de estadia com café da manhã e jantar inclusos, c

  • Dia 01: Transfer do aeroporto de Palmas / Cachoeiras de Taquaruçu
  • Dia 02: Viagem rumo ao Jalapão / Lagoa do Japonês / Pedra Furada /
  • Dia 03: Cânion do Sussuapara / Cachoeira da Velha / Praia do Rio Novo / famosas dunas do Jalapão
  • Dia 04: Fervedouros / Mumbuca / Cachoeira do Formiga /
  • Dia 5: Fervedouro dos Buritis / Serra de São Félix do Tocantins
  • Dia 06: Transfer para o aeroporto de Palmas

Quanto custam os ingressos no Jalapão?

O custo para fazer passeios no Jalapão depende do tipo de tour, da duração e do número de pessoas que fazem parte do seu grupo.

Se você quiser ir a pé, numa visita guiada conhecida como free walking tour, pagará menos do que se escolher uma excursão de ônibus ou bicicleta. Se você estiver viajando com sua família ou amigos, vale a pena reservar passeios particulares, para dividir os custos, ter mais privacidade e até flexibilidade na duração de cada ponto turístico.

Os preços das entradas para as atrações e passeios variam dependendo do tipo de passeio. Você pode encontrar grandes ofertas comprando online, por isso recomendo organizar as atividades com antecedência, até porque os ingressos das principais atrações podem ficar indisponíveis.

Ademais, reservar com antecedência seus passeios no exterior alivia o orçamento da viagem, pois você pode comprar no cartão de crédito e já ir pagando. Além de se livrar do IOF sob compras internacionais, cobrado quando você usa o cartão já fora do Brasil.

Dica: contrate um tour guiado para seu primeiro dia no Jalapão, pois um guia te contará sobre todos os lugares imperdíveis para visitar no restante da viagem. É uma ótima maneira de ter uma visão geral do lugar e reajustar alguns pontos no seu roteiro.

Onde e como comprar entradas sem pegar fila?

O ideal é comprar online os ingressos antecipados, sem filas de espera na entrada das atrações. Além disso, você garante a visita no dia planejado e ainda tem o direito de fazer o cancelamento gratuito até 48 horas antes.

Tenho algumas sugestões de boas empresas que vendem tours oficiais no Jalapão, assim como guias brasileiros, ou que falam português, sempre com dicas para você não gastar muito dinheiro em sua viagem.

Também recomendo comprar um passe de atrações, pois o custo total é mais baixo e você economiza muito tempo evitando longas filas.

Agências para planejar o que fazer no Jalapão

Minha recomendação é o site Viator, uma empresa do TripAdvisor com mais de 300 mil experiências de passeios ao redor do mundo.

O site da Civitatis também é bom e confiável, empresa espanhola fundada em 2008 e com milhões de clientes ao redor do mundo. A vantagem para brasileiros é fazer o pagamento em reais em até 12x.

Pacotes de viagem para o Jalapão

Os pacotes de atrações no Jalapão te permitem economizar tempo (acesso rápido) e dinheiro, oferecendo o ticket com acesso total para vários passeios.

Com ele, você não precisa se preocupar com nada na viagem, pois terá todos os transportes e acomodações inclusas no preço.

O primeiro passo é escolher o seu passe online pelo site. O tipo de passe dependerá da sua disponibilidade de tempo, sendo oferecido o passe com diferentes quantidades de dias.

Confira alguns pacotes de viagem para o Jalapão:

Guias locais que sabem tudo o que conhecer no Jalapão

A melhor maneira de aprender sobre o Jalapão é fazer uma visita com um guia que mora no lugar.

No iFriend, site brasileiro fundado em 2017, você pode escolher entre uma variedade de tours para indivíduos ou pequenos grupos, possibilitando uma interação pessoal entre turistas e moradores locais.

As excursões são conduzidas por profissionais que vivem no local há muitos anos, ideal para explorar o que há de melhor em Jalapão. Os melhores são:

O que fazer no Jalapão com crianças

Visitar o Jalapão com crianças pode ser um pouco desafiador, mas definitivamente vale a pena. Se você está procurando ideias sobre como entreter seus filhos, veja algumas sugestões de lugares para ir com crianças no Jalapão.

Primeiro, você deve decidir se quer um tour mais extenso ou de poucas horas, mais indicados para crianças mais jovens.

Desde museus e jardins até pontos turísticos famosos, muitas atividades estão disponíveis especificamente para famílias com crianças de todas as idades. Confira quais são os melhores lugares para visitar:

O que fazer no Jalapão e arredores

Você não precisa passar todo o seu tempo no Jalapão. Há muitas coisas incríveis para se ver nos arredores da cidade, e posso te ajudar a planejar passeios bate-volta para explorar melhor a região.

É uma oportunidade incrível de ver partes do país que são frequentemente esquecidas pelos turistas, e é perfeita se você estiver procurando algo diferente do que todos os outros estão fazendo.

Veja essas dicas de passeios perto do Jalapão:

O que fazer no Jalapão pela primeira vez

Na sua primeira viagem ao Jalapão não podem faltar as principais atrações. E para programar bem os passeios que são imperdíveis e que não devem ficar de fora de um roteiro super completo no Jalapão, confira o que reservar antecipadamente:

O que fazer no Jalapão pela segunda vez

Se é a sua segunda vez ao Jalapão ou você já veio várias vezes, o melhor é programar passeios diferentes e se aprofundar na cultura local. Tem muitos lugares escondidos e fora dos roteiros turísticos que você pode visitar, como:

O que fazer no Jalapão sozinho

O Jalapão é um bom lugar para quem viaja sozinho. E a melhor forma de curtir bastante a cidade é agendar passeios guiados. Essa também uma ótima oportunidade de fazer novas amizades e se integrar com a cultura local.

O que fazer no Jalapão no verão

Nada melhor do que aproveitar os dias mais quentes ao ar livre! E para descobrir o que fazer no Jalapão no verão, é só escolher aqueles passeios que aproveitam os dias de sol e as temperaturas agradáveis fazendo muitas coisas legais.

Confira dicas de passeios:

Como chegar no Jalapão?

Turismo no Jalapão - Tocantins
Jalapão fica a 209 km de Palmas

A viagem a partir de Palmas, no Tocantins, é dividida em duas partes: em estradas de asfalto e estradas de terra. Para fazer o trajeto por conta própria, alugue um carro 4×4 em Palmas.

O primeiro trecho é tranquilo, até chegar no município de Ponte Alta de Tocantins. É aqui que começa a estrada que da acesso ao Parque Estadual do Jalapão.

Logo no início da estrada de terra, pausa para recarregar as energias na Cachoeira da Sussuapara, um daqueles lugarzinhos intocados no meio do nada que por si só já vale todo o esforço de chegar até aqui.

Voltei para a estrada renovado, afinal depois de tanto tempo preso na selva de pedra, precisava de um contato intenso com a natureza.

Estava feliz por saber que foi só o começo, pois nos próximos dias iria respirar muito ar puro, tomar banho de rio e aguçar meus sentidos com tudo o que me faz realmente sentido na vida.

O restante da tarde foi sacolejando dentro do caminhão. Apesar do desconforto da viagem, devido à precariedade das estradas de terra que cortam esse pedaço do cerrado brasileiro, o percurso foi leve e divertido.

O Mauro, nosso guia nessa parte da viagem, conhece como ninguém tudo sobre esse cantinho esquecido do Brasil e faz questão de explicar cada aspecto da região. Fauna, flora, geografia, história e até política, uma vez que nasceu aqui e aprendeu desde criança o que é o Jalapão.

Qual é a melhor forma de chegar no Jalapão?

Como falei na introdução deste post, não considerei ir por conta própria ao Jalapão. Isso porque, o acesso de terra batida e a necessidade de um 4×4 para enfrentar a estrada entre Ponte Alta do Tocantins e Mateiros me fez buscar um pacote de viagem para o Jalapão.

Você também pode fechar um tour e escolher se quer apenas transfer ou passeios e hospedagem inclusos no pacote. A seguir, algumas opções seguras:

Korubo Safáris Ecológicos

Outra forma de chegar ao Jalapão é por meio da Korubo Expedições. O início desta Viagem de encantos e descobertas é em Palmas, capital do Tocantins. A hospedagem no exclusivo Safári Camp Korubo proporcionará uma experiência única, possibilitando uma completa interação com a Natureza.

Recebemos pequenos grupos e assim se minimiza o impacto ambiental e nos permite oferecer um atendimento personalizado aos visitantes. Dentro de nossa filosofia de trabalho procuramos estar sempre de acordo com as práticas e uso do Turismo Sustentável.

Nossa estrutura não envolve construções de alvenaria sendo a arquitetura integrada à paisagem.Utilizamos também energia alternativa, empregamos trabalhadores nativos e incentivamos a produção e comercialização do artesanato local.

SAFARI, na língua Swahili significa originalmente JORNADA. A Viagem convida à filosofia. Entre no clima, sinta o deserto, faça parte dele, mergulhe na natureza e curta o silêncio, atente para as cenas pequenas e para as coisas extraordinárias.

Qual é a distância entre Palmas a Jalapão?

O aeroporto mais próximo do Jalapão é o Aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues, em Palmas. Da capital até o começo do Parque Estadual do Jalapão são 209km. Porém, para chegar em Mateiros são 309km.

Se a sua ideia é ficar em Ponte Alta do Tocantins, a distância do aeroporto de Palmas é 144km. Já de São Félix do Tocantins, a distância é 243km.

Qual é a cidade mais próxima do Jalapão?

Se você está pesquisando qual é a cidade mais próxima do Jalapão para se hospedar, a cidade de Mateiros é a mais escolhida, pois ela possui mais hotéis. Também é possível fazer como polo, as cidades de São Félix do Tocantins e Ponte Alta do Tocantins.

Por ordem de preferência e deslocamento escolha:

  • Mateiros
  • São Félix do Tocantins
  • Ponte Alta do Tocantins

Melhores pousadas no Jalapão

Pousadas em Mateiros

A cidade de Mateiros é a que dispõe de mais estadias para os visitantes. São cerca de 25 hospedagens. Entre elas, as melhores são:

Confira a lista de hospedagens em Mateiros no Jalapão »

Pousadas em São Félix do Tocantins

A cidade de São Félix do Tocantins é a segunda melhor localização para ficar no Jalapão. Apesar disso, são poucas as opções de hospedagem no local. Conheça:

Confira a lista de hospedagens em São Félix do Tocantins no Jalapão »

Pousadas em Ponte Alta do Tocantins

Ponte Alta do Tocantins fica mais distante dos principais atrativos do Jalapão, porém algumas pessoas ainda procuram hospedagem nela, seja por lotação das demais cidades ou mesmo por ser a “última” cidade antes do acesso de 4×4.

Confira a lista de hospedagens em Ponte Alta do Tocantins no Jalapão »

Quanto é para ir no Jalapão?

O valor vária muito, mas uma média de 5 dias no Jalapão você gastará entre 3 e 7 mil reais, dependendo do pacote que você contratar, dos passeios e do tipo de hospedagem que você reservar. Não incluí o valor da passagem aérea para o Jalapão (Palmas), pois depende muito da sua origem.

Os pacotes para o Jalapão custam entre 2.500 a 5.700 reais, para 2 ou 6 dias, por exemplo. Mas é preciso observar o que está incluso nele. Recomendo o da Civitatis, que dispõe de:

  • Retirada no aeroporto de Palmas e transfer de regresso à capital no 6º dia;
  • Transporte de 4×4;
  • 5 noites de hospedagem com café da manhã;
  • Guia em português;
  • Almoços e jantares;
  • Aperitivos.

Caso, você opte por outro tipo de pacote, deve incluir nas despesas o transfer de ida e volta para o aeroporto; as refeições diárias (entre R$ 20 e 35 reais); e as entradas de alguns pontos turísticos, que custam entre 15 e 25 reais (cachoeiras e fervedouros). Já a hospedagem varia bastante. Con

Qual a melhor época para ir para o Jalapão?

O Tocantins tem um clima tropical por excelência. Isso significa que em qualquer estação do ano, o clima é quente. Na prática, só há duas bem marcadas: o verão bem seco e quente (maio a setembro) e o inverno, também quente, porém com muitas chuvas (outubro a abril).

Fotos do Jalapão

Sou apaixonado por fotografia de paisagens e não há hora melhor do que o nascer ou pôr do sol para conseguir boa luz para fotos alucinantes.

Dessa vez a lista não foi elaborada somente com fotos minhas, mas de alguns amigos que viajaram ao Jalapão. Pedi a foto preferida de cada um, com uma explicação rápida sobre o momento em que foi tirada. Espero que goste dessas fotos do Jalapão!!!

Fabio Pastorello – Viagens Cinematográficas

Pôr do sol no Jalapão
Pôr do sol preferido do Fabio.

“Esse pôr do sol aconteceu no dia de nossa trilha até o Mirante da Serra do Espírito Santo. A trilha foi bem cansativa e nem era para termos ido no final de tarde, e sim pela manhã, mas no final das contas estávamos lá naquele momento.

O dia começou a terminar, quando cheguei no topo da serra. A partir dali, ainda tínhamos mais 3 km de trilha até um outro mirante, de onde veríamos a erosão da serra e a a origem das dunas do Jalapão. Corri pela trilha para tentar chegar no final dela antes do pôr do sol.

Essa corrida contra o tempo, na verdade contra o sol que se punha, revela um pouco da minha paixão por esse momento. No meio do caminho, registrei essa foto. Na continuação da trilha encontrei outro louco correndo atrás do pôr do sol, o Guilherme. Finalmente chegamos no nosso destino.

Em questão de segundos depois de termos chegado, o sol finalmente se escondeu atrás das nuvens. É isso aí, tudo por uma foto e viva ao pôr do sol no Jalapão.”

Cris Marques – Raízes do Mundo

Pores do sol no Jalapão
O pôr do sol que a Cris mais gostou.

“Qualquer palavra sobre o pôr do sol no Jalapão será clichê… O que melhor descreve o meu momento é um sentimento. Enquanto o sol se despedia de mais um dia, tirei umas poucas fotos, fechei os olhos e o agradeci. Em profunda conexão reverenciei o sol.”

“Depois, repeti a reverência com o Mauro, nosso guia. Por fim, mais uma vez, com o Gui. O sol se pondo e por três vezes agradeci por finalmente conhecer esse pedaço do cerrado, em uma viagem tão especial. Meu momento foi de gratidão!”

Maurício Oliveira – Trilhas e Aventuras

Pôr do sol nas Dunas do Jalapão
Pôr do sol por Maurício Oliveira.

“Um momento para curtir sozinho, a dois ou entre muitos amigos. Foi esta última opção a que escolhemos para curtir esse lindo pôr do sol nas Dunas do Jalapão com os Adventure Bloggers.

Nesta foto, aproveitei esse casal que se afastou do grupo para compor a foto. Os raios do sol fizeram o resto do trabalho, colorindo toda a paisagem. Uma experiência incrível!”

Flávia Peixoto – Viajar é Tudo de Bom

Lindas fotos do Jalapão
Pôr do sol escolhido pela Flávia (Viajar é Tudo de Bom).

“Essa foi a minha favorita…e foi do primeiro dia. Apesar do pôr do sol nas dunas ser inesquecível pelo tom alaranjado que fica na areia, o primeiro pôr do sol no Jalapão marcou mais justamente pela realização de um sonho, de estar ali conhecendo um lugar que sempre quis e claro, por ter sido uma pintura.”

Lillian Brandão – Nerds Viajantes

Pores do sol no Jalapão do Tocantins
O pôr do sol mais bonito da Lillian (Nerds Viajantes).

“Assistir o pôr do sol do alto das dunas foi emocionante. A combinação das areias douradas das dunas, os reflexos no rio e a vista para a Serra do Espírito Santo foi perfeita. Com certeza foi o pôr do sol mais bonito que vi no Jalapão.”

Guilherme Tetamanti – Quero Viajar Mais

Brincando nas Dunas do Jalapão
Meu pôr do sol nas Dunas do Jalapão.

“Depois que o sol enfim se pôs, alguns do grupo e eu fomos andar pelas dunas e tiramos várias fotos. Estávamos ali sentados na beira de uma das barreiras de areia, brincando com as luzes do pôr do sol. Foi quando resolvemos apostar uma corrida rolando pelas Dunas do Jalapão.”

“Na volta para encontrar o restante do grupo fiquei por último limpando a câmera. Foi quando vi a silhueta da galera andando sobre a areia e dei um grito para fazerem uma pose. Aproveitei o restante de luz que ainda coloria o céu para tirar uma de minhas fotos preferidas de toda a viagem.”

Gleiber Rodrigues – Andarilhos do Mundo

Entardecer nas Dunas
As dunas no olhar de Gleiber Rodrigues.

“A estrela principal de um por do Sol é, obviamente, o próprio Sol. Mas por incrível que pareça, nas minhas fotografias preferidas ele nem sequer aparece. As cores que o céu e as nuvens assumem depois que Ele já se foi, para mim, são as mais impressionantes. Por isso, não adianta termos pressa.”

“Só teremos a glória de observar a melhor parte se nos permitirmos tempo para observar, com calma, todas as fases deste instante mágico. E nesse dia, lá no alto das dunas do Jalapão, estávamos justamente dispostos a contemplarmos juntos essas cores tão ímpares.”

“Esta fotografia em especial é a minha preferida porque acho que consegui capturar a magia deste lindo momento que não era só meu, mas de todos.”

Roberta Martins – Territórios

Fim de tarde no Jalapão
O fim de tarde escolhido pela Roberta.

“Esse foi o primeiro pôr do sol no Jalapão registrado na estrada. De dentro do caminhão em movimento, notamos a bola vermelha encostando na terra e corremos para janela. Foi muito rápido e apenas mais um entre todos os finais de tarde incríveis que passamos por ali.”

Guilherme Mainieri – Adventure Bloggers

Fim do dia nas Dunas do Jalapão
Pôr do sol na Dunas do Guilherme.

“Meu pôr do sol preferido foi nas Dunas do Jalapão, aproveitando o finalzinho da luz do dia para conseguir minha foto preferida de toda a viagem.”

Jr Caimi – Tip Trip Viagens

Pôr do sol em Palmas
Pôr do sol em Palmas, antes de chegar ao Jalapão.

“Estava tão empolgado para a viagem ao Jalapão que cheguei na quinta-feira a capital Palmas. Peguei este pôr do sol logo no primeiro dia. Foi as boas vindas para umas das viagem mais legais que já fiz.”

Faça um roteiro completo no Jalapão

Neste cenário, destacam-se atrações turísticas como a Prainha Cachoeira da Velha, Cachoeira do Formiga, dunas de areias com até 30 metros de altura, Povoado Mumbuca, Fervedouro, Rio Novo, Serra do Espírito Santo e opções de turismo de aventura, como o rafting.

Trata-se de uma mistura de deserto, atividades aquáticas e paraíso de plantas e animais exóticos.

No passado o Jalapão era desafiado apenas por caravanas de tropeiros que atravessavam em viagens épicas este sertão bravio na direção do Vale do Rio Tocantins.

Hoje, o Jalapão ainda mantém muitas de suas características originais e promete, graças a diversas Unidades de Conservação e ao Turismo Sustentável, se consolidar como a maior área de preservação contínua da savana Brasileira.

Para aproveitar essa viagem de forma prática e mais confortável, vale a pena adquirir o pacote de 6 dias para o Jalapão, pois com ele poderá conhecer os principais cenários e atrações turísticas.

Se quiser fazer esta viagem por conta própria, recomendo que compare as ofertas de carros 4×4 para alugar, pois as locadoras trabalham com preços diferentes.

Para finalizar, veja esse vídeo completo sobre a viagem ao Jalapão, com momentos de cada um dos destinos que visitamos.

O roteiro pelas estradas de terra é cansativo, são muitos buracos e longas estradas, mas compensa o esforço.

O que achou das atrações do Jalapão??? Sem dúvida é um dos destinos em alta no Brasil e tem muito a oferecer. Se gostou, deixe sua opinião!!! Se tem outras dicas, compartilhe!!!

Dúvidas frequentes

Onde fica o Jalapão?

Localizado bem no centro e no estado mais novo e desconhecido do país, o Jalapão ocupa uma área de 34 mil km, sendo um paraíso natural de beleza única e com uma das menores densidades populacionais do Brasil. Saiba mais sobre o que tem para fazer no Jalapão.

Como chegar no Jalapão?

A viagem a partir de Palmas, no Tocantins, é dividida em duas partes: são 300 km divididos em estradas de asfalto e estradas de terra. O primeiro trecho é tranquilo, até chegar no município de Ponte Alta. É aqui que começa a estrada que da acesso ao Parque Estadual do Jalapão. Saiba mais sobre o que tem para fazer no Jalapão.

Quais são os melhores pacotes para o Jalapão?

Se você está procurando garantir que sua viagem a Jalapão não inclua apenas tirar fotos dos pontos turísticos, mas também algumas atividades divertidas que ajudarão a experimentar tudo o que a cidade tem a oferecer, então veja essas sugestões:
Jalapão 5 dias com a Me Traveling
Pacote de viagem ao Jalapão do Tocantins 4 dias e 3 noites
Pacote para Jalapão por 6 dias

Quais são os passeios mais baratos para fazer em Jalapão?

Existem tours para todos os bolsos em Jalapão. Veja as melhores atividades para fazer gastando pouco:
Tour guiado para o Jalapão
Expedições Jalapão, Roteiro 4 dias
Passeio de 3 dias no Jalapão

Vale a pena comprar passeios em Jalapão antes da viagem?

Sim, pois ao comprar com antecedência você garante os preços mais baixos e ainda tem o direito de fazer o cancelamento gratuito até 48 horas antes da data prevista. Além disso, evita as longas filas na entrada das atrações. Saiba mais sobre o que fazer no Jalapão.

CATEGORIAS
COMPARTILHE
Imagem do Autor
ESCRITO POR
ESCRITO POR
Guilherme Tetamanti

Paulistano de 40 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post
  1. Paula
    Qual a melhor epoca do ano para visitar essa região?
  2. Guilherme Tetamanti
    Oi Paula, o ano todo é bom. De dezembro a março chove mais, mas os dias raramente ficam fechados. São pancadas de chuva mesmo, o que pode alterar os horários dos passeios, mas sem cancelamentos. Saiba mais nesse link. Abraços
  3. Fabio Pastorello
    Completíssimo, Guilherme. Eu ainda tô meio atrasado nos posts. Gostei de tanta coisa, mas acho que eu acabei gostando mais mesmo foi de ter feito tudo em grupo. Por incrível que pareça, depois de tanto tempo organizando e fazendo viagens por conta, foi ótimo contar com uma viagem em grupo bem organizada. Abraços.
  4. Guilherme Tetamanti
    Fala Fabio, Mas tu fez os vídeos!! :) Tb adorei viajar com a galera, em breve faremos outra!! Abração
  5. Cris Marques
    O Jalapão é surpreendente por natureza... cada lugar guarda belezas naturais únicas! Acho que esse destino merece um flashback versão roots. rsrs Beijos
Quero Viajar Mais