terça-feira , 25 / abril / 2017
Cadastre seu email para receber nossas atualizações!
Início / Europa / Bélgica / O que comer na Bélgica? Conheça 11 comidas típicas belgas

O que comer na Bélgica? Conheça 11 comidas típicas belgas

Você já viu aqui no Quero Viajar Mais que a Bélgica é um país repleto de iguarias deliciosas e que a culinária belga é muito rica e cheia de sabores. Já falamos das famosíssimas batatas fritas, dos chocolates e do waffle belga. Portanto, eles não estão na lista deste artigo, mas é claro, você não pode deixar de comê-los.

Além deles, as cervejas belgas são as mais famosas do mundo, e podem acompanhar quase todos pratos típicos da Bélgica descritos abaixo. Delicie-se com a lista que preparei com as principais comidas típicas belgas e não deixe de prová-las em sua viagem para Bélgica.

Leia também => Onde ficar em Bruxelas: melhores bairros e hotéis

Entenda de vez como funciona o seguro viagem para Europa »

 

11 comidas típicas e o que comer na Bélgica

Conheça as comidas tradicionais mais famosas da Bélgica, e veja o que você não pode deixar de experimentar.

 

1) Mexilhões com batata frita

Comida típica belga
Foto: Dennis and Aimee Jonez, via Wikimedia Commons.

O prato nacional da Bélgica: mexilhões com batatas fritas ou moules frites.

Parece uma combinação estranha, eu sei, mas realmente funciona. Em praticamente todos os restaurantes você encontrará esse prato tradicionalíssimo. Sempre frescos e muito bem servidos!

Além desta combinação, os mexilhões são preparados de muitas maneiras na Bélgica: pode ser natural, em um creme de alho, ou em uma forma chamada moules marinière, como a foto acima. Tem vinho branco, cebola, salsa e manteiga – este caldo é incrível.

Para nós brasileiros, eu recomendaria acompanhado de spaghetti, prato que nosso paladar está mais acostumado!

 

2) Stoemp

Culinária belga
Bacalhau servido com stoemp | Foto: Simon Aughton, via Wikimedia Commons.

Prato típico dos Flandres (região norte da Bélgica), o stoemp é feito de purê de batatas com legumes como aipo, chalotas e cebolas. Alguns restaurantes oferecem com um caldo. Em seguida os pratos são montados com bacon, ovos fritos, salsicha, carne picada, peixe, ou mesmo cavalo. Sim, na Bélgica eles têm o estranho hábito de comer carne de cavalo. Ah, alguns pratos vêm com um creme de leite separado.

 

3) Chouriço

Comida típica da Bélgica

Os apaixonados por linguiça e seus derivados certamente conhecem esse prato, mas para os que nunca ouviram falar, este é um tipo de salsicha de carne de porco com sangue e farelo de pão. A palavra “sangue” pode assustar, mas o prato vale a tentativa, pois é bem gostoso! Costuma ser servido com batatas e molho de maçã.

 

4) Chicons au gratin

Pratos típicos da Bélgica
Foto: Jiel Beaumadier, via Wikimedia Commons.

Este é um tipo de refeição que nunca vi parecida no Brasil. Basicamente, é feita de batata gratinada com chicória-belga, vegetal semelhante à nossa endívia. É ainda gratinado em molho béchamel e queijo. A maneira de preparar este típico belga é bem interessante. Cada folha da chicória-belga é embrulhada em uma fatia de presunto, coberta com a batata, molho béchamel e queijo. Particularmente não experimentei porque não gosto de chicória, mas minha amiga Cathy, moradora de Bruxelas, super recomenda!

Vai viajar e ainda não contratou seu Seguro Viagem?

 

5) Torta belga de arroz (Rijsttaart)

Comidas tradicionais na Bélgica
Foto: Frinck51, via wikimedia Commons.

Os gordinhos (e aqui incluo os gordinhos de cabeça também) vão me entender! Sabe aquela comidinha que você bate o olho e, por mais que olhe todas as outras coisas, ela fica martelando na sua cabeça e você sempre acaba voltando e decidindo por ela? Pois é, essa foi minha experiência com essa tortinha!

Em várias padarias eu a via exposta, uma cara maravilhosa! Em alguns lugares ela parece um pastelzinho de Belém, mas na maioria ela lembra uma tortilla espanhola. Basicamente, é feita à base de uma mistura de creme de arroz e leite e ovo, mas não tenho ideia como juntam tudo isso. É bem doce, mas barato e simplesmente maravilhoso. Comi algumas vezes!

 

6) Frituur

Comidas da Bélgica
Foto: Jon Åslund, Wiki Commons.

Esses são os mais famosos fast-food da Bélgica. Não é uma rede específica, e sim o tipo de comida de rua mais famosa por aqui.

O português não tem essa palavra, mas a tradução seria algo como “friteiria”. As barracas oferecem vários pratos fritos e grelhados servidos com batatas fritas, como hambúrgueres, espetinhos, almôndegas, salsichas e frango frito. Estes pratos têm apelidos que variam regionalmente, distinguindo as diferentes combinações de ingredientes, como o “bearclaw“. Outra característica desses estabelecimentos é a grande variedade de molhos belgas, incluindo ketchup de caril, maionese, aioli, molho tártaro, molho whiskey, americano, mexicano, oriental, béarnaise ou diablo.

Quando eu comi, pedi um Mitraillette, sanduíche em que eles servem a carne, as batatas fritas, o molho e a salada juntos, na metade de uma baguette. Muito bom!

 

7) Liége Syrup

O que comer na Bélgica
Foto: Les Meloures, via Wikimedia Commons.

Se você está procurando o que comer na Bélgica, essa é uma daquelas iguarias que a população local ama. Basicamente é uma geléia, um pouco mais grossa, mais pegajosa. É feita de sucos de frutas evaporados como maçãs, peras, entre outras.

Muito servido no café da manhã, é usado primeiramente como um recheio para torradas ou sanduíches, quando são acompanhados com queijo. Também pode ser usado como molho ou para alguns pratos de carne ou como coberturas para waffles e panquecas.

 

8) Tomates aux crevettes

Melhores comidas da Bélgica
Foto: JuliaBalbilla, via Wikimedia Commons.

Tomates com camarões, muito suculentos e saborosos! São minúsculos camarões cinzentos conhecidos como o “caviar do Mar do Norte”. Na Bélgica, eles são frequentemente servidos em uma salada recheada dentro de um tomate.

No entanto, eles também podem ser apenas o topping de uma salada misturada com maionese e especiarias, sem outros acompanhamentos, ou servido unpeeled, sem pele, normalmente acompanhado com uma boa cerveja belga.

 

9) Steak tartare

Pratos tradicionais na Bélgica
Foto: Arnaud25, via Wikimedia Commons.

Muito comum na Europa, o steak tartare é basicamente carne crua picada em pedaços minúsculos ou esmagados. Na Bélgica é servido com cebolas e mais especiarias do que o steak tartare do Brasil. Além de acompanhar torradas ou fatias de pão, também é usado como um molho para as famosas batatas fritas. No entanto, prefiro este steak tartare em um prato chamado Martino que leva o nome por causa do molho martino (levemente apimentado), cebolas, pickles e salada. É muito bom!

 

10) Waterzooi

gastronomia da Bégica
Foto: Ayustety, via Wikimedia Commons.

Outra iguaria típica dos Flandres, mais precisamente de Ghent, o waterzooi é um guisado cremoso com uma base de sopa que costuma ser feita com gema de ovo, creme, manteiga e caldo de vegetais espessados. A receita original era à base de peixe, mas hoje em dia o frango é mais pedido. Um prato quente que enche o estômago, perfeito para enfrentar dias mais frios no país.

 

11) Eel in the green (Paling in’t Groen)

Comida típica de Flandres
Foto: Takeaway, via Wiki Commons.

Deixei esse prato para o final da lista, para não te assustar.

A base do prato é a carne de enguia. Sim, aquele peixe com formato de cobra, da espécie das moreias.

Eu não comi esse prato, pois não o vi nos cardápios. Certamente não teria comido, mesmo que tivesse visto. Tenho aversão total à cobra. No entanto, Cathy (aquela amiga belga) me garantiu que é muito bom e os belgas amam o prato.

É uma carne muito saborosa com textura semelhante ao frango, e, obviamente, com o sabor do peixe. Neste prato, os pedaços de peixe são cozidos em um molho verde à base de ervas, bem grosso. Um sabor único, bem refrescante.

Você já experimentou algum destes pratos típicos da gastronomia belga? Conte nos comentários qual é o seu preferido ou qual tem vontade de experimentar.

 

Mais dicas sobre a Bélgica:

Vai viajar? Comece a planejar sua viagem!

seguro viagem

Nunca se esqueça do Seguro Viagem! Além de ser obrigatório para entrar nos países da Europa, é essencial a contratação caso você tenha viagem marcada para qualquer lugar do mundo. Veja como o seguro me salvou na Alemanha, quando precisei de internação devido a uma infecção alimentar. Também precisei usar meu seguro viagem nos Estados Unidos, logo quando estava curtido uma das ilhas do Hawaii…acabei economizando R$ 2.000,00. Sem contar que auxilia quando há extravio de bagagem ou qualquer outro imprevisto. Utilize o comparador da Seguros Promo, que faz a pesquisa entre as melhores seguradoras para você economizar tempo e dinheiro. Por serem parceiros do blog, nós recebemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Ao contrário, leitores do blog ganham 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5. O pagamento pode ser feito em até 12 x no cartão, ou com + 5% off no boleto bancário!

celular no exterior

Saia do Brasil com internet 4G (Confira o comparativo entre os chips)

reserva de carros

Compare os melhores preços para alugar um carro na Rent Cars => Saiba mais

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Sobre Felipe Carloni

Desde que me conheço por gente sou apaixonado por Geografia, Culturas, Pessoas e claro, Viagens! Sou Bacharel em Relações Internacionais justamente por achar que passaria a vida conhecedo cada canto, explorando as maravilhas do nosso mundo de ângulos completamente diferentes! De lá pra cá a diplomacia ficou pra trás, mas a paixão não! Sou sócio em uma operadora de turismo, a Rosso Tour e criei uma empresa de Concierge de Viagens em Ilhabela (cidade que mais amo nesse mundo), o Ilha Inn Confort! Conheci mais de trinta países, embora ainda falte o gostinho de pisar na África, continente que me atrai e me encanta de forma inigualável! Terei grande alegria em compartilhar com vocês, aqui no QVM, um pouco do que vi por aí e tenho certeza que aprenderei muito com vocês também!

Confira Também

Como comprar trem na Itália?

Trem na Itália: dicas de como comprar passagens na Trenitalia

Viajar de trem na Itália é uma delícia! O país ocupa o terceiro lugar no …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *