Fique Atualizado
Início / Américas / América do Norte / Estados Unidos / Guia completo para planejar sua visita ao Grand Canyon

Guia completo para planejar sua visita ao Grand Canyon

O Grand Canyon é o maior e mais famoso cânion do planeta, um espetáculo da natureza que encanta turistas dos quatro cantos do mundo, sendo um dos pontos turísticos mais visitados dos Estados Unidos, atraindo aproximadamente 5 milhões de visitantes todos os anos.

Considerado uma das 7 maravilhas do mundo, sua principal porta de entrada é a cidade de Las Vegas, de onde saem a maioria dos tours, sejam eles de ônibus, helicóptero ou avião. Outros turistas preferem alugar um carro para ter mais liberdade na região do Grand Canyon National park, mas não se engane, pois o parque é gigantesco e não é tão perto assim de Vegas como muitos imaginam.

Planeje sua viagem => Opções de hotéis e onde ficar no Grand Canyon

Aluguel de Carros | Passagens Aéreas | Passeios em Las Vegas | Seguro de Viagem

As paisagens são realmente impressionantes e mesmo que tenha apenas um único dia reservado para sua visita ao Grand Canyon, vale a pena ir. Porém, saiba que cada tipo de passeio pode ser melhor aproveitado de acordo com algumas características, e o planejamento prévio certamente é o passo mais inteligente para garantir um passeio agradável.

 

Mapa do Grand Canyon

Antes de tudo, é preciso entender o mapa do Grand Canyon, pois a localização se seus principais atrativos pode estar a centenas de quilômetros de distância de Las Vegas, e também afastadas uma das outras.

Mapa do Grand Canyon
Veja o mapa do Grand Canyon ampliado no Google Mapas.

South Rim | A margem sul é a área com melhor infra-estrutura turística e, consequentemente, a mais visitada do Grand Canyon, recebendo 90% do público ao longo do ano. Fica a 450 km de Las Vegas e possui cerca de 10 mirantes com vistas de tirar o fôlego, e até mesmo trilhas para os turistas que prezam pelo contato com a natureza.

North Rim | Apesar de estar localizada mais perto de Las Vegas, a “apenas” 400 km de distância, a margem norte é menos visitada, mas não menos atraente, sendo geralmente a opção de quem já conhece o parque e busca uma experiência menos turística. Por estar a 300 m acima do South Rim, aqui o frio é mais intenso no inverno, fator que faz esta área do parque ficar aberta apenas de maio a outubro.

*Curiosidade: em linha reta, as faces norte e sul do Grand Canyon estão a apenas 10 km de distância, mas a 350 km de uma longa viagem pelas estradas do Arizona.

West Rim | Por estar na face oeste do Grand Canyon, fica a modestos 200 km distante de Las Vegas, sendo a opção mais sensata para quem pretende fazer um bate e volta de ônibus. Está área não pertence ao parque, e sim a tribo indígena Hualapai, o que permitiu a construção do Skywalk do Grand Canyon, uma passarela de vidro em forma de ferradura com 21 metros de comprimento e 1450 metros acima do nível do Rio Colorado.

Inner Canyon | Para os mais aventureiros, não basta admirar as paisagens sempre coloridas do Grand Canyon. Existem diversas atividades para quem se dispõe a entrar no cânion, hafting, mountain biking, longas caminhadas e até passeios de mula até o leito do rio, obviamente sempre supervisionados por profissionais.

 

Passeio de ônibus para o Grand Canyon

Os passeios de ônibus que partem de Las Vegas com destino ao Grand Canyon, estão entre os mais procurados pelos turistas, principalmente devido ao baixo custo, a partir de 75 dólares, mas com a possibilidade de adicionar extras. Existem tours de ônibus para o West Rim e também para o South Rim, mas fuja dessa última opção, pois passará 2/3 do tempo no trajeto de ida e volta, assistindo filmes dentro do ônibus.

Visita ao Grand Canyon
South Rim do Grand Canyon.

South Rim | Evite passeios como esse aqui, basta ver o número de avaliações com poucas estrelas, que falam exatamente sobre o demorado trajeto. É a forma mais barata de conhecer o Grand Canyon, a não ser que esteja em pelo menos 4 pessoas e alugue um carro, mas sinceramente não recomendo nenhuma das opções, pois a viagem é muito cansativa para fazer um bate-volta.

West Rim | O passeio também dura o dia todo, mas como as distâncias são menores, é possível incluir outras atrações no roteiro, como a Hoover Daam, represa responsável pelo abastecimento de água em Vegas. O tour Grand Canyon + Hoover Daam é dos mais procurados, com a possibilidade de adicionar o SkyWalk, o principal atrativo. Para o mesmo tipo de passeio, mas com um grupo menor, escolha essa opção, ou então um tour top com Ônibus + Helicóptero + Barco.

 

Grand Canyon de carro

Alugar um carro é excelente opção para quem planeja ficar alguns dias na região do Grand Canyon para explorar as diversas possibilidades de passeios, ainda mais com tantos charmosos hotéis no próprio Grand Canyon Village, ou então em cidades nos arredores do parque.

A grande vantagem é ter liberdade total para ficar quanto tempo quiser em cada atração, mirante ou área do parque, sempre com a possibilidade de contratar passeios locais.

 

Grand Canyon de trem

Turismo e tours no Grand Canyon
Trem partindo de Willians | Foto: Grand Canyon Railways.

Se você estiver procurando uma experiência mais charmosa, e de lambuja apreciar incríveis paisagens no meio oeste dos Estados Unidos, o trajeto de trem entre a pequena cidade de Willians e o Grand Canyon, é certamente para você. O passeio é feito pela Grand Canyon Railways, num bate e volta que custa entre 65 e 215 dólares, dependendo da classe escolhida.

 

Grand Canyon de Helicóptero

Pacotes para o Grand Canyon
Skywalk no West Rim | Foto: Jonas.tesch via Wikipedia Commons.

Se você também reservou apenas um dia para visitar o Grand Canyon, mas tem uma graninha a mais pra gastar, existem passeios de helicóptero que saem de Las Vegas com duração total de aproximadamente 4 horas, para visitar o West Rim, com direito a pouso e refeição dentro do Canyon.

Existem muitos desses tours de helicóptero no Grand Canyon, com diversas configurações. É possível fazer também passeios de barco, com entrada no Skywalk, incluir piqueniques, almoços e jantares, mas meu preferido é durante o pôr-do-sol.

*P.S.: Não existe autorização para voos de helicóptero em outras partes do Grand Canyon.

 

Grand Canyon de avião

Os tours de avião para o Grand Canyon também são bastante procurados, com opções para fazer apenas um sobrevoo no West Rim (Conheça o passeio aqui), ou então um mais completo com destino ao South Rim (Clique aqui), com a possibilidade de adicionar outros passeios.

 

Experiências e esportes radicais

O que fazer no Grand Canyon
Rafting no Grand Canyon | Foto: National Park Service.

Além dos passeios tradicionais, existem várias outras formas de aproveitar as paisagens do Grand Canyon. Imagine fazer um tour de mula, ou então descer as corredeiras num rafting pelo Rio Colorado. Para os mais aventureiros, porque não acampar no Grand Canyon.

Enfim, para conhecer realmente um lugar, é preciso explorar diferentes possibilidades, o que é perfeitamente possível por aqui. Para saber mais, veja o que fazer no Grand Canyon.

 

Como pretende conhecer o Grand Canyon?

Existem algumas variáveis para analisar neste passeio saindo de Las Vegas: preço, tempo, lugares, etc. Qualquer que seja sua opção, a viagem para o Grand Canyon é indispensável para quem faz questão de conhecer paisagens naturais, pois existem lindos cenários no caminho.

Eu realmente recomendo que você considere passar pelo menos uma noite nos hotéis da região, para ter a chance de ver o sol nascer, se pôr, e assim curtir as diferentes luzes e cores do Grand Canyon.

Caso ainda tenha não tenha decidido, a Claudia, autora do Aprendiz de Viajante, preparou um FAQ sobre o Grand Canyon, respondendo as principais dúvidas dos viajantes.


Fazendo sua reserva através dos links parceiros encontrados no blog, ganhamos uma pequena comissão, VOCÊ NÃO PAGA TAXAS EXTRAS, e dessa forma monetizamos nosso trabalho. Se houver dúvida, leia as políticas do blog, ou deixe um comentário.

Planeje sua viagem => Onde ficar e dicas dos melhores hotéis em Las Vegas

Aluguel de Carros | Passagens Aéreas | Passeios em Las Vegas | Seguro de Viagem


Agora que estou viajando e criando o projeto viagem de volta ao mundo em 365 posts estou tendo a chance de conhecer várias atrações dos Estados Unidos. Este é o 15º artigo, veja as dicas de viagem dos artigos anteriores:

Gostaria de viajar para o Grand Canyon? Ainda tem dúvidas? Foi e gostaria de contar uma história?

Deixe suas dicas e comentários!

Até + !!!

Sobre Guilherme Tetamanti

Paulistano de 33 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais | CLIQUE AQUI para receber novidades por email.

Confira Também

the-blue-hole-popular-dive-guam

Mergulhar em Guam realmente vale a pena???

Mergulhar em Guam foi minha primeira ideia quando resolvi incluir esta ilha, que pertence aos ...

4 Comentários

  1. Oi, Guilherme, parabéns pelo blog! Mto maneiro! Vou fazer essa viagem pela costa oeste de carro em novembro, ficarei apenas 3 dias em Vegas e gostaria de fazer um bate e volta ao Grand Canyon. Pensei em reservar logo um passeio pelo site City Discovery, mas um amigo meu que foi em jan/2012 disse que fechou por em Vegas um passeio de van, que o levou até West Rim, lá fez um tour de helicóptero, de barco e voltou no mesmo dia de van para Vegas, custou uns U$ 200. Nesse site q vc informou o mesmo passeio sai por uns U$ 500! Vc acha que o preço aumentou assim mesmo, ou fechando lá na hora é mais barato? Tem algum risco de eu não conseguir fechar o passeio em Vegas? (para o dia seguinte para o Grand Canyon) Por não ter disponibilidade?
    Obrigada, Bjs

    • Oi Juliana,

      Pode ser que comprando direto em Vegas seja mais barato sim. Como vc ficará 3 dias em Vegas, procure sobre os passeios logo no primeiro dia, aí consegue sim disponibilidade.

      Obrigado pela visita. Até + !!!

  2. Guilherme,

    Espere que esteja tudo bem.

    Como faço para ir de aviao para o Grand Canyon. Qual o aeroporto que sai?

    Aonde posso comprar o bilhete? Local ou Site?

    Abs…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>