Cadastre seu email para receber nossas atualizações!
Início / Categorias / Nômades Digitais / Nômades Digitais: como trabalhar viajando e morar no exterior

Nômades Digitais: como trabalhar viajando e morar no exterior

Você sabe o que são nômades digitais? Bom, se ainda não conhece esse estilo de vida, ou se está tentando descobrir como ser nômade digital, saiba que é o sonho de cada vez mais pessoas. Afinal, quem não adoraria poder trabalhar de qualquer país enquanto viaja, tendo o mundo inteiro como escritório? Pensando em ajudar quem deseja saber como morar no exterior, neste artigo darei algumas dicas sobre como trabalhar viajando!

O primeiro passo é entender o que é de fato ser um nômade digital. O conceito de nomadismo digital é relativamente novo, e resumidamente se trata das pessoas que usam a tecnologia a seu favor, conseguindo trabalhar através da internet de qualquer lugar do mundo. Estas pessoas não têm moradia fixa e trabalham enquanto percorrem o mundo, com negócios que possam ser geridos online. Essa comunidade tem crescido a cada dia, afinal, o estilo de vida é bastante atrativo.

Ouço muito essas perguntas: “Guilherme, quero morar fora do Brasil, quero trabalhar com viagens, como faço?”. É complicado responder algo tão complexo numa tacada só, por isso mesmo resolvi publicar mais conteúdo sobre o assunto 🙂

Saiba mais => Como empreender na internet para se tornar um nômade digital

 

O que são nômades digitais?

Como ser nômade digital

Muitas pessoas que pesquisam sobre como morar em outro país, imaginam que é necessário juntar muito dinheiro e não acreditam que seja possível trabalhar viajando. Como juntar dinheiro para viajar? Contudo, o conceito de nômade digital veio para desmentir essa máxima e provar que é totalmente viável morar fora do país e trabalhar à distância, tendo como ferramentas o computador e a internet, utilizando um modelo que foge do escritório tradicional, mas que tem crescido muito.

Atualmente existem diversas áreas que permitem o formato de trabalho home office. As principais são profissões como produtores de conteúdo, blogueiros, afiliados profissionais, revisores, videomakers, designers, programadores e analistas de mídias sociais, etc. Se a sua profissão não permite esse formato de trabalho, talvez seja necessário pensar em uma nova forma de ganhar dinheiro.

Uma das maneiras mais comuns adotadas pelos nômades digitais brasileiros é montar seu próprio negócio online, para assim conseguirem trabalhar de qualquer lugar do mundo. No artigo Como ganhar dinheiro viajando pelo mundo, falo mais sobre o tema.

Vai viajar e ainda não contratou seu Seguro Viagem?

 

Quero morar fora do Brasil e trabalhar viajando, e agora?

Antes de optar por este estilo de vida é preciso entender bem como ele funciona, pois como tudo na vida, existem pontos positivos e negativos, vantagens e desvantagens. Inicialmente, é preciso entender que um nômade digital não é um turista, e que aquela história de trabalhe 4 horas por semana, acontece apenas para quem se dedica muito e consegue automatizar todos os processos, além de delegar tarefas.

O que são nômades digitais
Trabalhando em Jeffreys Bay, na África do Sul.

Apesar de estar em um outro país ou cidade, o trabalho online também exige um alto grau de comprometimento profissional. Então, é necessário ter muita disciplina para conseguir ter foco e cumprir as obrigações e tarefas essenciais para o negócio, sem cair na tentação de ficar o dia todo na praia ou visitando pontos turísticos.

Além disso, um nômade digital pode contar com a imprevisibilidade do mercado, com momentos de trabalho pesado, outros com pouca demanda. É preciso também ter desapego material, afinal ficam longe de suas casas, amigos e família na maior parte do tempo.

Por sua vez, entre os pontos positivos está a liberdade de poder trabalhar de onde quiser, afinal o mundo é o escritório. A flexibilidade de horário e não ter que bater ponto, também são potenciais benefícios.

Digo por experiência própria. Caso você opte por ser um nômade digital, aprenderá a viver com menos, pois com o tempo perceberá que alguns luxos que tinha em seu antigo estilo de vida, agora são desnecessários.

Enfim, a experiência de viver no exterior e conhecer outros países é enriquecedora, compensa todos os esforços. E claro, não precisar aguardar as férias para viajar e estar sempre em contato com outras culturas, é o que me move a seguir investindo tempo e dinheiro em meu negócio digital.

 

Como ser nômade digital

Sem dúvida, a possibilidade de ser nômade digital atrai muita gente. Porém, é preciso ter em mente que viver desta forma pode ser maravilhoso, mas nem todo mundo conseguirá se adaptar. Se você sonha com este estilo de vida, pense muito bem antes de abrir mão de tudo e cair no mundo.

Minha principal dica é, antes de se tornar um nômade digital, faça sempre uma avaliação. Converse com quem já escolheu viver assim, faça cursos, participe de grupos e coloque em uma balança quais são os pontos positivos e os negativos desta nova vida e veja se de fato é um estilo que combina com você.

É preciso estudar, montar um planejamento e empregar muito esforço nessa empreitada. Deu certo pra mim, batalhei, e confesso que hoje não poderia estar mais feliz com os resultados que alcancei. O melhor de tudo, é que o negócio é meu e não dependo de ninguém, o que me motiva ainda mais a seguir evoluindo a cada dia.

Caso ainda tenha dúvidas ou precise de dicas para iniciar seu negócio digital, não deixe de fazer um comentário abaixo. Leio todos pessoalmente e faço questão de ajudar 🙂

Até + !!!

Vai viajar? Comece a planejar sua viagem!

seguro viagem

Nunca se esqueça do Seguro Viagem! Além de ser obrigatório para entrar nos países da Europa, é essencial a contratação caso você tenha viagem marcada para qualquer lugar do mundo. Veja como o seguro me salvou na Alemanha, quando precisei de internação devido a uma infecção alimentar. Também precisei usar meu seguro viagem nos Estados Unidos, logo quando estava curtido uma das ilhas do Hawaii…acabei economizando R$ 2.000,00. Sem contar que auxilia quando há extravio de bagagem ou qualquer outro imprevisto. Utilize o comparador da Seguros Promo, que faz a pesquisa entre as melhores seguradoras para você economizar tempo e dinheiro. Por serem parceiros do blog, nós recebemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Ao contrário, leitores do blog ganham 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5. O pagamento pode ser feito em até 12 x no cartão, ou com + 5% off no boleto bancário!

celular no exterior

Saia do Brasil com internet 4G (Confira o comparativo entre os chips)

reserva de carros

Compare os melhores preços para alugar um carro na Rent Cars => Saiba mais

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Sobre Guilherme Tetamanti

Paulistano de 34 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Confira Também

Como levar dinheiro ao exterior?

Dinheiro em viagem internacional: espécie, crédito ou cartão pré-pago?

Se tem um fator que todo mundo tem dúvida na hora de planejar uma viagem, …

4 Comentários

  1. Achei o texto sensacional!!! Muito grata por compartilhar <3.
    Eu e meu marido estamos nos preparando para ingressar na vida de nômades digitais em 06/2017, nossa principal preocupação é em relação a internet, precisamos estar conectados e temos receio de ficar sem conexão, pode me dar algumas dicas sobre como lida com isso.

    • Oi Jaque,

      Fico feliz que tenha curtido, e torço muito para que sua vida nômade seja muito feliz. Confesso que para mim está sendo incrível!

      Internet é mesmo um problema, principalmente devido à velocidade de conexão. Tenho um artigo com dicas sobre internet grátis na viagem, mas a melhor fonte para descobrir se a net é boa na cidade que pretende morar, é o site Nomad List< /em>.

      Abraços

  2. Eu achei muito interessante. Você pode me ajudar a encontrar algo para mim?

    • Oi Édima,

      Isso é bastante pessoal. O que eu sugiro é que primeiro você faça uma lista de coisas que mais gosta de fazer. Cozinhar, viajar, trocar instrumentos…o que for. Depois, é preciso descobrir como essa atividade se encaixa no meio digital, para a partir daí pensar em estratégias para viver disso.

      Para ajudar, recomendo o conteúdo do Libertação Digital.

      Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *