Cadastre seu email para receber nossas atualizações!
Início / Categorias / Fotografia / Os melhores programas e aplicativos para edição de fotos

Os melhores programas e aplicativos para edição de fotos

A fotografia já faz parte do nosso cotidiano, principalmente durante as viagens. Na era digital, onde todos têm uma câmera, pelo menos no celular, ficou ainda mais fácil fotografar. Mas as vezes ficamos decepcionados com a qualidade da foto e o resultado final.

Para resolver esses problemas, atualmente existem diversas ferramentas de edição de fotos, como programas de computador e aplicativos para celular, sendo possível corrigir alguns erros, como aumentar o contraste, diminuir o brilho, recortar a imagem, aplicar filtros, entre várias outras alterações. Assim, eu separei uma lista com os principais programas e aplicativos de edição de fotos, para ajudar a melhorar as imagens. Isso não quer dizer, que qualquer foto ficará perfeito após a edição.

Leia também => 15 dicas para fotografar bem e melhorar fotos das viagens

 

Programas e aplicativos para editar fotos

Programas e aplicativos para edição de fotos

Depende da ocasião. Para postar fotos nas redes sociais, na maioria das vezes tiro as fotos com o celular e edito lá mesmo. Se quero publicar no blog, uso um programa no computador. Se a intenção for imprimir ou participar de concursos, a edição é diferente!

 

Photoshop

Sem dúvida o melhor editor de fotos atualmente é o Photoshop, dispensando apresentações. O software da Adobe é o melhor e mais completo editor de imagens existente, e a cada nova atualização vem com mais ferramentas e possibilidades. Apesar de ser um programa profissional, sua interface é bastante intuitiva, o que facilita o processo de aprendizagem.

 

Photoshop Express

É a versão para smartphones do Photoshop. É um bom aplicativo, mas não oferece muito mais que os demais apps. Os destaques vão para os ajustes de cor, que têm a opção automática, ótima alternativa para quem está começando ou tem dificuldades em editar a foto; a ferramenta de remover manchas e imperfeições também é ótima. O aplicativo está disponível gratuitamente para Android, iOS e Windows Phone.

Leia também => Vale a pena comprar uma câmera profissional para viajar?

 

Lightroom

Para quem deseja editar fotos no formato RAW, uma boa alternativa é o Lightroom. Também da Adobe, este programa de edição de imagem é muito indicado para quem tem um grande volume de imagens para editar. Com ele é possível editar as imagens em massa, ajustando sua exposição, cor e diversos outros detalhes, aplicando os mesmos ajustes a uma série de fotos de uma única vez.

A melhor ferramenta (pgto em 10 x s/juros) para planejar suas viagens

Essa é a ferramenta mais utilizada por profissionais, para realçar as características da foto.

 

Snapseed

O Snapseed é um aplicativo de edição de imagens muito utilizado (meu preferido), disponível para IOS e Android. Ele já foi considerado o melhor aplicativo de criar efeitos para fotos em smartphones, pois oferece infinitas possibilidades. Além disso, sua interface é muito simples e intuitiva, com diversas ferramentas para aumentar a qualidade da foto. Ele permite a edição de imagens em JPEG, TIFF e também RAW, para os usuários de iPad.

 

AfterLight

Outra opção de aplicativo de edição de fotos é o AfterLight. Com este app o usuário consegue ajustar suas fotografias com muita facilidade, já que sua interface é bastante simples. É possível ajustar a claridade, o contraste, o brilho, a nitidez, a saturação, aplicar filtros, entre outras configurações. Ele está disponível para Android, iOS, Windows Phone.

 

Fotor

O Fotor Photo Editor é mais um aplicativo de edição de foto. Ele está disponível para Android, iOS e Windows Phone. Sua interface e suas ferramentas são bem semelhantes às funcionalidades dos demais aplicativos. Além das ferramentas clássicas de ajustes, ele vem com a possibilidade de ajuste automático. Com ele, basta clicar no botão, que após analisar o retrato, ele sugere todas as mudanças que achar que deve, otimizando o visual e os efeitos do arquivo.

O Fotor tem também um editor de foto online, onde é possível editar as imagens através de seu site.

 

Pixlr

O Pixlr é outra opção de site de editar fotos online. Ele é bem completo e oferece várias ferramentas de ajustes, algumas semelhantes ao Photoshop, como camadas, carimbo, esponja, varinha de seleção, entre outros. Está disponível também para celular, com aplicativo de mesmo nome para Windows Fone, iOS e Android.

 

VSCO Cam

O VSCO Cam é mais uma opção de aplicativo e está disponível para iOS e Android gratuitamente. O usuário tem a sua disposição as ferramentas básicas de edição de imagens, como ajustar luz, temperatura e contraste, além de girar, cortar, refazer, aplicar filtros, entre outros.

 

Conclusão

É muito difícil dizer qual o melhor aplicativo para editar fotos, pois isso vai depender do modelo de seu smartphone ou computador. Além disso, cada pessoa se adapta melhor a um ou outro. Mas existem no mercado incontáveis opções, basta você baixar e testar para saber qual deles mais gosta!

Eu me adaptei utilizando o Photoshop no computador, e Snapseed no celular. Também sei brincar com o Lightroom, e até comprei um curso online para aprender a utilizar todos os seus recursos. O melhor é que muitos destes aplicativos são gratuitos, então não tem desculpa para reclamar que suas fotos não estão boas!

De qualquer maneira, para aprender a fotografar bem é mais importante desenvolver as técnicas para melhorar a qualidade das fotos, dominar a máquina fotográfica, para depois pensar na edição.

Se ainda tiver dúvidas sobre programas e aplicativos para edição de fotos, ou qualquer outra questão relacionada a fotografia, deixe um comentário abaixo. Respondo pessoalmente as perguntas para ajudar da melhor maneira possível 🙂

Até + !!!

Vai viajar? Comece a planejar sua viagem!

seguro viagem

Nunca se esqueça do Seguro Viagem! Além de ser obrigatório para entrar nos países da Europa, é essencial a contratação caso você tenha viagem marcada para qualquer lugar do mundo. Veja como o seguro me salvou na Alemanha, quando precisei de internação devido a uma infecção alimentar. Também precisei usar meu seguro viagem nos Estados Unidos, logo quando estava curtido uma das ilhas do Hawaii…acabei economizando R$ 2.000,00. Sem contar que auxilia quando há extravio de bagagem ou qualquer outro imprevisto. Utilize o comparador da Seguros Promo, que faz a pesquisa entre as melhores seguradoras para você economizar tempo e dinheiro. Por serem parceiros do blog, nós recebemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Ao contrário, leitores do blog ganham 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5. O pagamento pode ser feito em até 12 x no cartão, ou com + 5% off no boleto bancário!

celular no exterior

Saia do Brasil com internet 4G (Confira o comparativo entre os chips)

reserva de carros

Compare os melhores preços para alugar um carro na Rent Cars => Saiba mais

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Sobre Guilherme Tetamanti

Paulistano de 34 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Confira Também

Dicas para editar imagens e melhorar fotografias

Como criar efeitos para fotos que esbugalham os olhos

Você já ficou na expectativa de uma foto e quando foi ver ela estava péssima? …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *