quinta-feira , 25 / maio / 2017
Início / Europa / O mapa das linhas de trem para planejar sua viagem na Europa

O mapa das linhas de trem para planejar sua viagem na Europa

Passagens de trem na EuropaQuem nunca sonhou em fazer um tour pela Europa de trem? Seguro e confortável, o trem é o meio de transporte europeu mais charmoso e alimenta o desejo de vários brasileiros de cruzar o velho continente.

Porém, antes de planejar todo o seu mochilão viajando de trem é preciso conhecer as rotas e saber em quais trechos vale a pena usar o transporte ferroviário e em quais trechos não! Para ajudar em seu planejamento, separei algumas dicas para mapear as principais linhas de trem da Europa.

Leia também => Entenda de vez como funciona o seguro viagem para Europa

 

As linhas de trem na Europa

A Europa tem cerca de 250 mil quilômetros de ferrovias que ligam mais de 20 países, já pensou em quantas cidades e vilas ela não passa? É um grande convite para andar de trem na Europa. Para percorrer toda esta malha, existem diversas rotas de trens, e entre as mais famosas estão as linhas que ligam Paris a Londres, Paris a Amsterdã, Paris para Barcelona, Madri a Barcelona, Viena para Budapeste, entre outras.

Além disso, percorrer alguns trechos de trem cruzando a Suíça, pode ser um dos passeios mais bonitos que você fará na Europa. Falo mais sobre as principais rotas de trem da Europa, num artigo para te ajudar a pesquisar e escolher as entre as várias alternativas.

Mapa das linhas de trem na Europa

O mapa de trem na Europa é complexo e cheio de alternativas, e até mesmo quem tem mais experiência nesse tipo de viagem pode se perder. Para ajudar, o mapa de trens da Rail Europe é interativo e certamente facilita essa busca. Basta entrar no site e clicar em “Organize sua Viagem” no menu superior. As ferramentas são bastante úteis para planejar os trajetos de forma mais eficiente.

Trens de alta velocidade

Para cruzar todos estes quilômetros de ferrovias, existem diversas empresas de trem na Europa, que oferecem uma grande variedade de categorias, como os trens europeus de alta velocidade que circulan a 320 km/h, trens panorâmicos, com suas vistas incríveis e os trens noturnos que são verdadeiros hotéis sobre trilhos. A vantagem de tanta variedade é que existem trens para todos os gostos, bolsos e tipos de viagem.

Os famosos trens de alta velocidade europeus atingem velocidades de até 320 km por hora e são a maneira mais rápida de viajar entre as principais cidades européias. Os principais são o TGV, o Eurostar, o Thalys, o AVE e o ICE.

Trens panorâmicos

Já nos trens panorâmicos o destaque é para as paisagens, onde a própria viagem já é um passeio e tanto. Os mais famosos estão na Suíça, como o Golden Pass Line, que liga as cidades de Montreux a Zweisimmen, ou o Bernina Express, que percorre os Alpes.

Além da paisagem ser maravilhosa, a própria ferrovia com seus túneis e viadutos, foi eleita Patrimônio Mundial pela UNESCO. Se sua viagem inclui a Suíça, vale muito a pena colocar este passeio na programação e até mesmo comprar o Swiss Travel Pass.

A melhor ferramenta (pgto em 10 x s/juros) para planejar suas viagens

Trens regionais

Outro tipo são os trens regionais, que cruzam cada país e todo o continente, levando os turistas a praticamente qualquer lugar da Europa, das capitais até aqueles pequenos vilarejos. Eles não são luxuosos como os de alta velocidade, mas mesmo assim são uma forma muito confortável de viajar.

Entre as vantagens estão o preço, o fato de não ser necessário fazer reserva antecipada (apesar de ser recomendável) e por ser o tipo de transporte mais utilizado por moradores locais. Assim, consequentemente, você conhecerá melhor os costumes do país que está visitando.

Trens noturnos

Por fim, os trens noturnos europeus são outra opção bastante utilizada. Eles são uma ótima escolha para grandes distâncias, em viagens com mais de 6 horas. Muito confortáveis, são quase um hotel sobre trilhos. Oferecem diferentes níveis de confortos, chegando a ter até camarotes. São uma ótima alternativa para mochileiros e/ou viagens com cronograma apertado. Isso porque viajando a noite otimizamos o tempo e ainda é possível economizar uma diária de hotel.

Na hora de decidir se vai de trem e qual tipo de trem utilizar é importante ficar atento a alguns detalhes. O principal deles é o tempo de viagem. Para distâncias curtas ou médias os trens são imbatíveis, definitivamente o melhor meio de transporte! Já para grandes distâncias, superior a 4 horas de viagem, o avião ganha a batalha, pois longas viagens de trem podem ser muito desgastantes.

Contudo, como toda regra tem sua excessão, os trens noturnos para longas distâncias são uma ótima opção. Confortáveis e seguros, eles te ajudam a economizar tempo e hospedagem! Eu dou várias dicas essenciais sobre o tema no post Passagem de trem: saiba tudo sobre como viajar na Europa.

Para quem deseja pesquisar os trajetos e preços, dou todas as dicas no artigo Como comprar passagens de trem na Europa. Leia também o post, O site Rail Europe é seguro e confiável?

 

Conclusão

Ao for fazer um mochilão pelo continente, a dica mais importante é: não deixe de fazer viagens de trem pela Europa pelo menos uma vez. Como não temos este tipo de transporte difundido no Brasil, e ele é a cara do europeu, vale muito a pena vivenciar esse tipo de experiência

Se ainda tiver dúvidas sobre as linhas de trem na Europa, ou como comprar as passagens, deixe um comentário abaixo. Leio pessoalmente cada uma das mensagens e sempre tento ajudar da melhor maneira possível 🙂

Até + !!!

Vai viajar? Comece a planejar sua viagem!

seguro viagem

Nunca se esqueça do Seguro Viagem! Além de ser obrigatório para entrar nos países da Europa, é essencial a contratação caso você tenha viagem marcada para qualquer lugar do mundo. Veja como o seguro me salvou na Alemanha, quando precisei de internação devido a uma infecção alimentar. Também precisei usar meu seguro viagem nos Estados Unidos, logo quando estava curtido uma das ilhas do Hawaii…acabei economizando R$ 2.000,00. Sem contar que auxilia quando há extravio de bagagem ou qualquer outro imprevisto. Utilize o comparador da Seguros Promo, que faz a pesquisa entre as melhores seguradoras para você economizar tempo e dinheiro. Por serem parceiros do blog, nós recebemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Ao contrário, leitores do blog ganham 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5. O pagamento pode ser feito em até 12 x no cartão, ou com + 5% off no boleto bancário!

celular no exterior

Saia do Brasil com internet 4G (Confira o comparativo entre os chips)

reserva de carros

Compare os melhores preços para alugar um carro na Rent Cars => Saiba mais

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Sobre Guilherme Tetamanti

Paulistano de 35 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Confira Também

Chip de celular na Europa: EasySIM4U

Chip de celular na Europa: internet ilimitada com a EasySIM4U

Chip de celular na Europa! Sim, ficar sem internet é uma das maiores preocupações quando …

2 Comentários

  1. Será minha primeira viagem para a Europa com o meu marido, minha dúvida é melhor fechar um pacote de viagem ou não? queremos conhecer a Europa de trem só poderemos ficar lá uns15 dias, quais os lugares vale a pena se hospedar, e quantos dias devemos ficar em cada lugar? Quero uma rota que inclua Grécia, Suíça, Paris, Amsterdã, Berlim, Londres e Viena. Me ajuda!
    Obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *