sexta-feira , 26 / maio / 2017
Início / Europa / Alemanha / Lugares históricos para conhecer num passeio/tour em Berlim

Lugares históricos para conhecer num passeio/tour em Berlim

Berlim é uma cidade com uma das histórias mais complexas e interessantes da Europa. Grande parte dos acontecimentos do século XX tiveram relação com a Alemanha, e a capital do país foi palco de diversos momentos históricos. Se você já estudou história contemporânea sabe bem do que estou falando.

Após guerras, regimes totalitários e divisão do país, hoje a cidade e a Alemanha como um todo se reergueram, mas mesmo com a reconstrução, não esqueceram de seu passado recente. São memoriais, museus, monumentos e lugares históricos em Berlim que narram essa história e servem para ninguém nunca esquecer dos horrores dos anos de guerra, do holocausto e tantos outros acontecimentos.

Planeje sua viagem => Onde se hospedar em Berlim: dicas de bairros e hotéis

Entenda de vez como funciona o seguro viagem para Europa »

 

Passeios e tours para ver a história de Berlim

Visitar Berlim e fazer passeios de barco, ônibus, a pé ou até mesmo tours de bicicleta, é ter a chance de conhecer mais a fundo essa parte da história mundial.

Os populares free walking tours são muuuuuuito difundidos em Berlim, e existem dezenas de empresas que operam esses passeios ao redor da cidade. Para quem não conhece, esses “tours a pé gratuitos” viraram uma febre principalmente nos Estados Unidos e Europa, pois o turista paga apenas o valor que achar justo, no final do passeio. Na recepção de sua hospedagem certamente te indicarão alguma empresa, ou então encontrará facilmente no Google procurando por free walking tour em Berlim.

Outras opções são os passeios de barco, que acontecem no Rio Spreee e são uma maneira rápida, diferente e eficiente de ver a cidade por outros ângulos. Para quem busca mais conforto, os ônibus turísticos também são uma opção, conforme indiquei no artigo sobre como se locomover em Berlim.

Existem também diversas opções de tours de bike, ou ainda tours privados a pé, que se diferenciam dos tours gratuitos que geralmente levam grupos de 20 pessoas ou mais.

*Obs.: Indico comprar com antecedência esses tours dos links acima, mas apenas aqueles que possuem boas avaliações.

Separei algumas das principais atrações que fazem parte desses passeios, contando um pouco de seus fatos históricos, para você começar a entender a importância desses lugares para o turismo de Berlim.

 

Reichstag

Locais históricos de Berlim
Foto: Magnus Manske, via Wikimedia Commons.

O Reichstag é o edifício do parlamento alemão (centro do poder político do país). O prédio foi palco de momentos importantes da história do país, como por exemplo, a proclamação da república da Alemanha, em 1918, por Philipp Scheidemann. Mais tarde, em fevereiro de 1933, após estar no poder como Chanceler da Alemanha, Adolf Hitler planejou um incêndio no Reichstag e colocou a culpa num holandês comunista. O objetivo seria provocar na população o medo de uma revolução comunista e assim, justificar a prisão de socialistas em todo o país.

Com o incêndio e depois com a guerra, o prédio foi bastante danificado. Ele passou por várias restaurações e reformas, a última na década de 90. A cúpula e o terraço do prédio do Reichstag são abertos a visitação, sendo necessário fazer uma inscrição online, de preferência com alguma antecedência.

 

Memorial do Holocausto (Holocaust-Mahnmal)

Passeios a pé, bike e barco em Berlim

Quando falamos da Alemanha logo vem logo à cabeça os horrores do Holocausto, perseguição e o extermínio organizado, patrocinado e executado pelo governo nazista, de aproximadamente seis milhões de judeus pela Alemanha e seus então aliados. É justamente para o fato nunca cair em esquecimento e não se repetir, que existe o Memorial do Holocausto, também chamado de Memorial dos Judeus Mortos na Europa.

O memorial, inaugurado em 2005, consiste de 2.711 blocos de concreto de alturas variadas (lembrando caixões), distribuídos em fileiras paralelas (forma-se uma espécie de labirinto). Também integram o memorial uma sala subterrânea conhecida como “Local da Informação”, onde acontecem exposições que documentam a perseguição e o extermínio dos judeus. O espaço foi planejado pelo arquiteto Peter Eisenman.

Vai viajar e ainda não contratou seu Seguro Viagem?

 

Nova Sinagoga

Melhores passeios em Berlim
Foto: Rohieb, via Wikimedia Commons.

A Nova Sinagoga, inaugurada em 1866, era a maior e a principal sinagoga da Alemanha. Ela foi palco de um evento histórico que ficou conhecido como Noite dos Cristais, no dia 9 de novembro de 1938. Neste dia, Hitler ordenou que lojas e sinagogas fossem atacadas e saqueadas. No episódio, morreram 91 judeus e mais de 25 mil foram presos e levados aos campos de concentração.

Apesar do ataque, ela continuou funcionando como um refúgio para judeus, até que em 1940 foi confiscada pelos nazistas e mais tarde foi destruída por bombardeios da Segunda Guerra. Somente após a queda do muro o edifício foi reconstruído, mantendo as mesmas características originais. Hoje o espaço abriga um museu que conta a história do edifício e como era a vida dos judeus em Berlim.

Planejando viajar de trem na Alemanha?
Compare preços e faça sua reserva no portal Rail Europe.

 

Topografia do Terror

Locais turísticos em Berlim

O memorial Topografia do Terror é um museu que foi construído onde funcionava o maior centro de repressão nazista, o quartel general da Gestapo, que vem da abreviação de Geheime Staatspolizei (Polícia secreta do Estado). Ela tem sua importância histórica, pois garantiu o completo domínio da população pelo partido nazista.

O local foi bombardeado durante a Segunda Guerra Mundial e hoje abriga um memorial com as lembranças de época, narrando a ascensão nazista através de documentos e fotografias. A entrada na Topografia do Terror é gratuita. Mais informações no site oficial.

 

Sachsenhausen

Dicas de tours em Berlim
Foto: Cabologist, via Wikimedia Commons.

Localizado nos arredores de Berlim, na cidade de Oranienburg (45 minutos de trem), Sachsenhausen era um dos principais campos de concentração da Alemanha Nazista. Construído em 1936, devido a sua proximidade com a capital, funcionava como o centro administrativo dos campos de concentração da Alemanha Nazista, e como um centro de treinamento para os soldados nazistas.

Presos políticos, judeus, gays, ciganos e testemunhas de Jeová eram enviados para lá. Calcula-se que cerca de 200 mil prisioneiros morreram em Sachsenhausen. Visitar um campo de concentração é uma experiência muito intensa, mas para quem gosta de história, é uma parada obrigatória. A entrada é gratuita.

 

Memorial do Livro Queimado

Locais históricos em Berlim

A praça Bebelplatz foi palco de uma evento histórico, a famosa Queima de Livros (ou fogueira de livros), quando membros do Partido Nazista queimaram cerca de 20 mil livros que estivessem fora dos padrões impostos por Hitler, a grande maioria de bibliotecas públicas.

Há na praça um monumento em memória a esse episódio, além de janelas de vidro no chão, de onde é possível observar no subsolo uma biblioteca com as estantes de livros vazias. Próximo às janelas, está uma placa com a frase: “Aquilo foi somente um prelúdio; onde se queimam livros, queimam-se no final também pessoas”, Heinrich Heine, 1820. Mais informações no blog Vontade de Viajar.

 

Trechos do Muro de Berlim e o Checkpoint Charlie

Melhores lugares turísticos de Berlim
Um dos trechos do muro, em East Side Gallery.

Existem alguns trechos remanescentes do Muro de Berlim, o mais famoso deles é o chamado East Side Gallery, que fica ao longo do Rio Spree. Estes “pedaços de muro” estão cobertos por grafites e outros tipos de manifestações artísticas.

Pontos de interesse em Berlim
Checkpoint Charlie.

Outro lugar que vale a pena visitar para conhecer mais da história do país, é o Checkpoint Charlie. O local era o principal ponto de fiscalização do Muro de Berlim, onde acontecia o controle de entrada e saída entre os dois lados da cidade. Ele foi preservado e mantido exatamente como era, e hoje no espaço funciona um museu.

 

Conhece outros lugares históricos em Berlim?

Estes são apenas alguns dos locais históricos de Berlim que podem ser visitados para quem deseja conhecer um pouco mais da história da cidade e do país, que geralmente fazem parte dos tours disponíveis. Existem vários outros passeios possíveis, como o Bunker Hitler (que foi soterrado), local onde Hitler passou seus últimos dias de vida, a Casa da Conferência de Wannsee, a prisão SA em Papestrasse, etc.


Fazendo sua reserva através dos links parceiros encontrados no blog, ganhamos uma pequena comissão, VOCÊ NÃO PAGA TAXAS EXTRAS, e dessa forma monetizamos nosso trabalho. Se houver dúvida, leia as políticas do blog, ou deixe um comentário.

Recomendo => Onde se hospedar em Berlim: dicas de bairros e hotéis

Aluguel de Carros | Passagens AéreasTours na Alemanha | Seguro Viagem


Pesquisando sobre os lugares históricos de Berlim? Ainda tem dúvidas sobre os melhores passeios e torus? Foi e gostaria de contar sua experiência?

Deixe suas dicas e comentários!

Até + !!!

Vai viajar? Comece a planejar sua viagem!

seguro viagem

Nunca se esqueça do Seguro Viagem! Além de ser obrigatório para entrar nos países da Europa, é essencial a contratação caso você tenha viagem marcada para qualquer lugar do mundo. Veja como o seguro me salvou na Alemanha, quando precisei de internação devido a uma infecção alimentar. Também precisei usar meu seguro viagem nos Estados Unidos, logo quando estava curtido uma das ilhas do Hawaii…acabei economizando R$ 2.000,00. Sem contar que auxilia quando há extravio de bagagem ou qualquer outro imprevisto. Utilize o comparador da Seguros Promo, que faz a pesquisa entre as melhores seguradoras para você economizar tempo e dinheiro. Por serem parceiros do blog, nós recebemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Ao contrário, leitores do blog ganham 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5. O pagamento pode ser feito em até 12 x no cartão, ou com + 5% off no boleto bancário!

celular no exterior

Saia do Brasil com internet 4G (Confira o comparativo entre os chips)

reserva de carros

Compare os melhores preços para alugar um carro na Rent Cars => Saiba mais

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Sobre Guilherme Tetamanti

Paulistano de 35 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Confira Também

Chip de celular na Europa: EasySIM4U

Chip de celular na Europa: internet ilimitada com a EasySIM4U

Chip de celular na Europa! Sim, ficar sem internet é uma das maiores preocupações quando …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *