sexta-feira , 18 / agosto / 2017
Cadastre seu email para receber nossas atualizações!
Início / Europa / Irlanda / Bem-vindos a Kilkenny, a Irlanda medieval de Game of Thrones

Bem-vindos a Kilkenny, a Irlanda medieval de Game of Thrones

Kilkenny é considerada a cidade mais medieval da República da Irlanda, recebendo anualmente um evento chamado Medieval Week. Por isso, é um prato cheio para os fãs do seriado Game of Thrones. Fãs, aliás, que podem conhecer também nosso artigo sobre o roteiro de Game of Thrones na Irlanda Norte (em breve).

Kilkenny é uma cidade com cerca de 25 mil habitantes distante 130km de Dublin e pode ser conhecida a partir de um bate-volta saindo de Dublin. Ela surpreenderá, também, aos amantes de arquitetura e história, além daqueles que gostam de viajar para locais diferentes, mas encantadores.

Planeje sua viagem => Ofertas de hospedagem em Kilkenny

Tenha acesso à internet ilimitada em toda a Europa »

 

O que fazer em Kilkenny?

Cidades medievais da Europa
Cidade pode ser conhecida em um dia | Foto: Carlos Fernandes.

Apesar de ser uma cidade pequena, há muito o que conhecer em Kilkenny. O bom é que podemos andar pela cidade toda em um único dia, literalmente.

Minha dica, portanto, é pegar um ônibus bem cedo em Dublin. A passagem custa 16 euros ida e volta pela empresa Bus Eireann. E ainda dará tempo de provar a deliciosa cerveja Kilkenny em um pub antes da volta ao anoitecer.

O ônibus deixa você na entrada da cidade, bem em frente ao principal ponto turístico local: O Kilkenny Castle. E, é por ele, que eu começo minhas dicas sobre o que em fazer em Kilkenny.

 

Kilkenny Castle

Castelos mais bonitos da Irlanda
Castelo é principal ponto turístico de Kilkenny | Foto: Carlos Fernandes.

O Kilkenny Castle, um dos um dos castelos mais espetaculares da Europa, fica às margens do rio Nore. A ponte que cruza o rio, com as casinhas coloridas e o castelo ao fundo rende uma bela foto de viagem, típica de um cartão postal.

O enorme castelo foi erguido em 1190, mas remodelado ao longo dos anos. Somente curtir o local externamente, junto com seus jardins (abertos ao público), já vale a visita. Mas se você quiser conhecer seu interior, indico fazê-lo depois de conhecer toda a cidade. A visita custa 7 euros.

Do outro lado da rua, você vai encontrar o Kilkenny Design Centre, um espaço com estúdios de artesãos da região. Nesse lugar, um dia, funcionaram os estábulos do Kilkenny Castle.

 

Black Abbey

O que fazer em Kilkenny
Espaço abriga um mosteiro | Foto: Carlos Fernandes.

A Black Abbey é um mosteiro dominicano fundado em 1225. O nome foi derivado do manto preto usado pelos dominicanos (Black Friars) sobre seus hábitos brancos. Após ter caído em ruínas, o local foi reerguido no início do século 19 pela Ordem Dominicana.

Perto do altar está uma estátua da Santíssima Trindade do século 15 que foi encontrada escondida em uma parede. O maior vitral da Irlanda está lá e chama-se ‘Rosary Window’, tendo sido criado em 1892.

No lado de fora, encontram-se caixões de pedra do século 13 que foram descobertos durante uma restauração.

Vai viajar e ainda não contratou seu Seguro Viagem?

 

St. Mary’s Church

Cidades turísticas da Irlanda
Igreja já foi uma das mais prestigiadas da Irlanda | Foto: Carlos Fernandes.

A St. Mary’s Church foi construída, provavelmente, no final do século 12. O local esteve entre as maiores e mais prestigiadas paróquias da Irlanda medieval.

Os tradicionais graveyards fazem parte das igrejas de Kilkenny, inclusive da St. Mary. O cemitério é um paraíso para a vida selvagem na cidade. Pássaros, morcegos, borboletas e abelhas fazem suas casas lá. Uma variedade de plantas também florescem em seu graveyard, cemitério em português.

 

St. Canice’s Cathedral and Round Tower

Principais pontos turísticos da Irlanda
Realizei um sonho ao conhecer a St. Canice’s Cathedral | Foto: Carlos Fernandes.

Uma das atrações turísticas mais impressionantes que conheci na Irlanda. Foi um sonho realizado estar em um lugar como este. A St. Canice’s Cathedral atual foi construída entre 1202 e 1285 e encontra-se preservada em seu estilo original e forma. Mas o prédio original data do século 6!

Combinando o assentamento cristão primitivo, a torre redonda, a catedral Anglo-Normando e sua rica herança eclesiástica cultural, o local é visita obrigatória em Kilkenny. Afinal, é a maior catedral irlandesa depois da St. Patrick`s Cathedral, em Dublin.

E não posso deixar de citar seu enorme e fantástico graveyard, além das maciças cruzes celtas espalhadas em seu entorno. Um daqueles lugares únicos no mundo.

 

The Butter Slip

Cidades medievais mais bonitas da Europa
Corredores chamam a atenção | Foto: Carlos Fernandes.

O The Butter Slip é o mais pitoresco dos corredores medievais de Kilkenny. O local liga a High Street à Kieran Street, possui uma entrada em arco e 20 degraus de mármore. Sinta-se na Idade Média atravessando esse corredor estreito e escuro.

Conta a história que, em 1616, seu entorno possuía barracas de vendedores de manteiga. Por isso seu nome.

 

Rothe House

Cidades turísticas na Irlanda
Prédio da era Turdor é o único do país | Foto: Carlos Fernandes.

Atualmente, a Rothe House é o edifício da prefeitura de Kilkenny, além de ser um espaço que abriga um pequeno museu com obras de arte e artefatos arqueológicos. Trata-se de uma casa típica de comerciantes da era de Tudor, construída entre 1594 e 1610.

Rothe House é o único exemplo restante do seu tipo na Irlanda. É considerado significativo no país por causa da gama de características pós-medievais originais que sobrevivem. O jardim nos fundos da casa foi reconstruído para refletir um jardim típico do século 17.

 

Outras atrações turísticas de Kilkenny

Atrações turísticas de Kilkenny
Igreja gótica foi um dos meus achados em Kilkenny | Foto: Carlos Fernandes.

Caminhando pelas ruas de Kilkenny encontramos muitas atrações legais e históricas. Ainda temos a St. John`s Parish, uma igreja gótica que eu encontrei sem querer em meio à minha caminhada. A Shee Alms House, uma casa fundada em 1512 para abrigar doze pobres, é outra opção.

Outro exemplo é o The Tholsel e sua torre de relógio, construídos em 1761. O espaço agora é usado para exposições de arte. Mas na Idade Média serviu como tribunal, alfândega e um local de encontro para os comerciantes.

As próprias casas da cidade formam um belo cenário devido a suas cores e o estilo arquitetônico padrão do país. Chega a parecer um conjunto de maquetes.

As ruas estreitas e de paralelepípedo de Kilkenny não vão deixar você esquecer de que se trata de uma cidade histórica. Aliás, elas costumam estar enfeitadas de preto e amarelo, cores da equipe local de hurling, um esporte típico irlandês de origem celta.

Atrações de Kilkenny na Irlanda
Vale a pena visitar Kilkenny | Foto: Carlos Fernandes.

Caso você queira ficar mais que um dia na cidade, a 11km ao norte de Kilkenny encontra-se a Dunmore Cave, uma caverna formada por calcário, cuja formação possui mais de 300 milhões de anos. São cerca de 400 metros de passagens, tendo seu ponto mais profundo a 150 metros.

Mas antes de voltar a Dublin, não deixe de apreciar uma cerveja local chamada Kilkenny em algum tradicional pub da cidade. A cidade é sede da cervejaria Smithwicks, uma das mais populares marcas da bebida na Irlanda.

E caso você já conheça Kilkenny, ou gostaria de conhecer essa cidade medieval, aproveite para compartilhar com a gente seus comentários.

 

Confira os últimos artigos sobre a Irlanda:

Vai viajar? Comece a planejar sua viagem!

seguro viagem

Nunca se esqueça do Seguro Viagem! Além de ser obrigatório para entrar nos países da Europa, é essencial a contratação caso você tenha viagem marcada para qualquer lugar do mundo. Veja como o seguro me salvou na Alemanha, quando precisei de internação devido a uma infecção alimentar. Também precisei usar meu seguro viagem nos Estados Unidos, logo quando estava curtido uma das ilhas do Hawaii…acabei economizando R$ 2.000,00. Sem contar que auxilia quando há extravio de bagagem ou qualquer outro imprevisto. Utilize o comparador da Seguros Promo, que faz a pesquisa entre as melhores seguradoras para você economizar tempo e dinheiro. Por serem parceiros do blog, nós recebemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Ao contrário, leitores do blog ganham 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5. O pagamento pode ser feito em até 12 x no cartão, ou com + 5% off no boleto bancário!

celular no exterior

Saia do Brasil com internet 4G (Confira o comparativo entre os chips)

reserva de carros

Compare os melhores preços para alugar um carro na Rent Cars => Saiba mais

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Sobre Carlos

Carlos Fernandes, 39 anos, é jornalista e publicitário viciado em rock and roll, futebol europeu, NBA e arquitetura e história medieval. Já viveu em Dublin, na Irlanda, onde ficou cara a cara com Bono Vox na noite de Natal e fez figuração em um filme de Daniel Radcliffe. E morou também em Santiago, no Chile, onde se viu no meio de um terremoto de dois minutos de 8.3 na escala Richter. Tanto na Irlanda e no Chile, quanto em outros países que visitou, aprendeu que essas surpresas são riquezas para sempre.

Confira Também

Roaming de celular na Europa

Roaming internacional de celular na Europa: Vivo, Tim, Claro e Oi

Ninguém quer fazer uma viagem para o exterior e ficar sem telefone e acesso à …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *