quinta-feira , 25 / maio / 2017
Início / Europa / Portugal / Guia de compras no Porto, Portugal: dicas imperdíveis

Guia de compras no Porto, Portugal: dicas imperdíveis

Porto é uma cidade maravilhosa! Não querendo tirar o slogan do Rio de Janeiro. E associar compras no Porto com a história é uma ótima opção porque lá existem várias marcas internacionais, várias tendências mundiais. E, ainda, há opções de compra acessíveis a qualquer tipo de turismo em Portugal.

Hoje, penso que deveria ter economizado mais com a casa e gastado mais com passeios. Quando comprei um carro comecei a fazer viagens de “bate e volta” por Portugal nos finais de semana. Meu filho me acompanhava. Mas gastávamos nesses passeios mais com alimentação. Somente comprei lembranças para minha mãe e as mandava para o Brasil.

Planeje sua viagem => Dicas de bons hotéis em Porto, Portugal

Entenda de vez como funciona o seguro viagem para Europa »

 

O que comprar no Porto, Portugal?

Roteiro de compras no Porto, Portugal
Shopping Alameda | Foto: Jose A., via Wikimedia Commons.

Vamos começar com a quantidade de dinheiro (euros) que você dispõe. Se tem pouco dinheiro e quer levar souvenires para a família, além das fotos, fique feliz, pois encontrará vários lugares.

Eu sou desse tipo, sem grana, mas não compro souvenir. Já comprei muito em viagens e agora mudei de ideia. Primeiro, porque é uma recordação de momentos seus que não poderá passar a outra pessoa por um simples objeto. Em segundo lugar, porque poderá mostrar somente as fotos.

Dica: faça um churrasco, projete no telão as fotos aos seus amigos e familiares. Ficarão muito mais felizes do que ganhar o souvenir. Não quero de maneira alguma acabar com a renda dos portugueses, ou do mundo inteiro. É uma questão de opinião apenas, e cada um tem a sua.

Para os que levam euros para as compras, isso é fácil. Outra questão que pensei agora, foi sobre estar com ou sem companhia. Toda vez que falo que vou viajar, já vem a pergunta em seguida: vai sozinha?

Tenho opções de pensamento para esta resposta, também!

Opção 1 → Leva um amigo porque gosta de opinião. Mas escolha um que tenha grana para bancar suas próprias compras. Comprar e outra pessoa somente olhar é constrangedor para mim.

Opção 2 → Vai sozinha e confia na opinião dos vendedores. O que lhe tornará um alvo fácil de gastos excessivos.

Opção 3 → Isso depende muito de educação financeira. Você é do tipo que gasta muito ou pouco?

Opção 4 → Isso depende, além do financeiro, do fator emocional. Consigo viajar sem companhia? A resposta é sua, mas se quiser compartilhar comigo nos comentários, vou adorar ler. Preciso ampliar minha perspectiva de opiniões e alternativas de respostas quanto a questão de viajar sozinha.

Compras baratas no Porto, Portugal
Vendedor de roupas na Rua do Souto | Foto: Alvesgaspar, via Wikimedia Commons.

Vamos ter dicas para comprar roupa e acessórios da moda e dicas de compras baratas no Porto para todas as pessoas. Ok?!

Antes disso (apesar de parecer apresentadora de programa que fica ganhando audiência antes de informar o resultado, minha intenção é apenas escrever conforme as ideias e lembranças me vêm à cabeça), vamos a minha opinião.

Comprar lembranças para todo mundo é impossível! Sempre uma pessoa ficará falando que não ganhou, ou que ganhou o que não gostou. É família. E família é assim! Nos juntamos para nos confraternizarmos e, em certos momentos, fazemos “rodinhas” para falarmos um dos outros. Isso tudo num mesmo dia.

Se você ficar procurando lembrancinha para trazer aos amigos e familiares, gastará dinheiro e tempo! Minha opinião! Portanto, não faça isso, já avisa quem não tem dinheiro para trazer nada para ninguém. Ou se têm o dinheiro para comprar lembranças a todos, tenha criatividade. Coloque tudo às claras e se dará bem! Até rimou! (Estou num momento de autoafirmação estressante. Por que uso tanta exclamação? Me irrita ler numa revisão).

Vamos às dicas?

 

Onde fazer compras no Porto?

Veja dicas imperdíveis de 10 lugares interessantes para fazer compras no Porto. Com este guia, facilitará suas compras na cidade.

 

1) Grandes magazines na cidade do Porto

Conheça as principais lojas de departamento encontradas no Porto, boas opções para quem quer fazer compras em Portugal.

 

El Corte Inglés de Gaia

Dicas de compras em Portugal
Foto: Manuel de Sousa, via Wikimedia Commons.

Uma loja de departamento espanhola que deve ser visitada. Quem lembra do Mappin? Lembro do letreiro verde, letra cursiva em itálico. Ia nessa loja com minha mãe quando criança e lembro-me que cada andar era uma seção diferente. Quando entrei no El Corte Inglés pela primeira vez, lembrei disso.

Prepare, boa parte de seus euros e do dia, para fazer compras. Aproveite a gastronomia espanhola nos restaurantes típicos que ficam dentro da loja. Existem produtos a venda desde cama, mesa e banho aos instrumentos musicais. Da maquiagem a decoração. Eletrônico ao artesanato.

Endereço: Av. da República 1435, Vila Nova de Gaia, Portugal.

 

H&M

Pensa em compras baratas no Porto? Esquisito esta frase, mas é bem isso! Existem 3 lojas da H&M no Porto. Eu sugiro a loja do shopping de Gaia. Vá ao El Corte Inglés e a H&M no mesmo dia. É uma loja completa de roupas e com bons preços. Roupa para mulher, homem e criança.

As grandes tendências das passarelas de Paris estão na semana seguinte nas lojas H&M. A qualidade de algumas roupas deixa a desejar. É tipo uma 25 de março num shopping internacional existente em vários continentes.

Endereço: Av. dos Descobrimentos 549, Porto, Portugal.

 

Bershka

Existem 2 lojas no Porto, então vamos às duas opções de dicas de compras no Porto, Portugal:

Opção 1 → Veja na agenda se tem algum jogo no Estádio do Dragão. Se sim, associe esporte às compras. Vá na loja Alameda Shopping.

Endereço: R. dos Campeões Europeus 28, Porto, Portugal

Opção 2 → Visite a Bershka da Rua de Santa Catarina 111, Porto, Portugal + um dia de compras nas Galerias Lumière.

São roupas de moda feminina com bons preços, com um estilo mais despojado de roupas. Mais jovial. As lojas estão espalhadas pelo mundo inteiro. A Bershka parece a loja do chinês em Portugal. Não falo no estilo, falo na sensação de perseguição do consumismo a cada esquina.

 

2) Shoppings no Porto

Shoppings no Porto, Portugal
Via Catarina Shopping | Foto: Chester, via Wikimedia Commons.

Vai ao Porto e o que fazer? Visite os shoppings. Quer melhor lugar para fazer compras?

Alameda Shop & Spot (antigo Dolce Vita Porto)

Endereço: Rua dos Campeões Europeus, Porto, Portugal.

 

Via Catarina Shopping

Endereço: Rua de Santa Catarina 312, Porto, Portugal.

A melhor ferramenta (pgto em 10 x s/juros) para planejar suas viagens

 

Norte Shopping

Endereço: R. Sara Afonso, 4460-841 Sra. da Hora, Portugal.

 

Shopping Cidade do Porto

Endereço: Praceta de Henrique Moreira 244, Afurada, Vila Nova de Gaia, Portugal.

 

Arrábida Shopping

Endereço: Praceta de Henrique Moreira, Afurada, Vila Nova de Gaia, Portugal.

 

3) Compras na baixa: da papelaria à mercearia

Compras no Porto, Portugal
Livraria Lello.

Esse é um das atrações do Porto → Compras na Baixa!

Avenida dos Aliados e Rua das Flores são o centro da baixa (como é conhecida a zona central), rodeado de história, cafés e lojas. Vale ressaltar, um merecido descanso no famoso Café Majestic na Rua Santa Catarina.

Ao redor da Praça da Liberdade, observa-se os monumentos, como a estátua da Liberdade de Pedro IV, e faz-se compras em lojas de souvenires.

Passeie pela ferroviária de São Bento e observe, também, a Igreja da Misericórdia.

Continue o passeio pela torre dos Clérigos e não esqueça de comprar e apreciar a Livraria Lello.

Conheça algumas lojas da região:

Kiko Milano

A famosa loja de cosméticos italiana existente em vários continentes. Está abrindo algumas lojas no Brasil.

Endereço: Rua de Santa Catarina 446, Porto, Portugal.

 

Porto Guitarra

Endereço: Largo Loios 29, Centro Histórico, Porto, Portugal.

 

Mercearia das Flores

Só pela apresentação da ideia, já vale a pena conhecer, pelo menos, o site. São produtos regionais trazidos ao Porto. Do pão artesanal do Trás-os-Montes aos queijos.

Endereço: R. das Flores 110, Porto, Portugal.

 

Lojas no Porto, Portugal
Foto: Manuel de Sousa, via Wikimedia Commons.

Araújo & Sobrinho

Sou professora e não posso ver uma papelaria, ainda mais essa, uma tão requintada e com um design tão português. É de enlouquecer qualquer pessoa que não seja professora, basta ser organizada.

Endereço: Largo São Domingos 55, Porto, Portugal.

 

4) Lojas de roupas no Porto

Seguem dicas de lojas legais para comprar roupa no Porto:

Mezzanine Store

Loja com estilo de roupa e acessórios diferente do que conhecemos no Brasil. Tem bem a cara do estilo europeu. Não sei porque penso isso, mas lembra sempre o inverno.

Endereço: Rua Cândido dos Reis, 58, Porto, Portugal.

 

The Feeting Room

Loja que mistura sofisticação e simplicidade.

Endereço: Largo dos Lóios 86, Porto, Portugal.

 

5) Centro Comercial Bombarda

O Centro Comercial Bombarda é estilo uma galeria que conhecemos no Brasil. Possui pequenos expositores que vão desde roupas à especiarias.

Endereço: R. Miguel Bombarda, 285, Porto, Portugal.

 

6) Onde comprar vinhos no Porto?

Onde comprar vinho no Porto, Portugal

Obviamente, quem vai ao Porto vai tomar vinhos. A mágica é você conseguir trazer uma garrafa para o Brasil. É bagagem de porão. Se não for bem embalada e quebrar, pensa no estrago?

Garrafeira do Carmo

A Garrafeira do Carmo (Foto: Jose A., via Wikimedia Commons.) fica próxima à igreja do Carmo e da torre dos Clérigos. Como diz no site:

“Alguém a intitulou, um dia, de “Catedral do Vinho do Porto”, pela quantidade, variedade e qualidades de vinhos do Porto, aqui existentes”.

Endereço: R. do Carmo 17, Porto, Portugal.

Croft Port

A Croft Port é um lugar no Porto onde é permitida a degustação de vários vinhos. E, também, pode aproveitar para comprar. Nesse link você poderá agendar a visita às caves de envelhecimento e conhecer mais sobre a cultura do vinho do Porto.

Endereço: R. Barão Forrester 412, Vila Nova de Gaia, Portugal.

 

7) Quarteirão das Artes, Porto

Para entender o que é o Quarteirão das Artes visite este site → INFO Porto.

Penso que é melhor ler como os portugueses se reúnem para a cult, numa definição e demonstração com suas próprias palavras. Até porque não participei de nenhuma destas ações e nem as visitei. Mas conheço o estilo, pois fazem “parecido” em Lisboa. Como disse, é o estilo cult português.

 

8) Comprar ingressos pela internet

Economize tempo na fila dos pontos turísticos da cidade do Porto e escolha com calma a compra dos ingressos em um único lugar. Este site de passeios da Europa vende para todos os países do velho continente. Também temos uma parceria com a TicketBar, para a compra específica de entradas nas atrações.

 

9) Mercado do Bolhão

Compras na cidade do Porto
Foto: António Amen, via Wikimedia Commons.

Visite a Capela das Almas + Palácio do Bolhão + Mercado do Bolhão num mesmo dia.

Endereço: Rua Fernandes Tomas, Porto, Portugal.

Guia de compras no Porto
Capela das Almas | Foto: Marc Smith, via Wikimedia Commons.

 

10) Loja das Conservas

Próximo à rua das Flores e Igreja da Misericórdia. A Loja das Conservas é dedicada às conservas de peixe!

Endereço: R. de Mouzinho da Silveira 240, Porto, Portugal.

Além das lojas já citadas acima, existem as famosas lojas da Zara nos shoppings. Mas prefiro indicar lugares para comprar no Porto, que não temos no Brasil.

Outra questão que pensei foi de as pessoas se preocuparem com as fotos e compras. O ritmo alucinado não permite observar a beleza do momento histórico que temos o privilégio de conhecer. Pense nisso!

 

Tax Free em Portugal

Tax Free em Portugal

Dica importantíssima: Não esqueça de pedir o Tax Free e garantir o reembolso do IVA.

O imposto de Portugal chama-se IVA (Imposto sobre o Valor Acrescentado). Separe as notas destas compras, pois deverão ser mostradas no aeroporto, em Portugal, juntamente com a documentação para receber o valor pago. As compras devem ter valor superior a €61,35 numa mesma loja. Neste artigo que ensino como ir do aeroporto da cidade do Porto ao centro, falo mais um pouco sobre o Tax Free.

Respire fundo, ande devagar, gaste com sabedoria. E é isso ai! Aproveite as compras na cidade do Porto e depois deixe um comentário contando suas experiências.

 

Leia os últimos artigos publicados sobre Portugal:

Vai viajar? Comece a planejar sua viagem!

seguro viagem

Nunca se esqueça do Seguro Viagem! Além de ser obrigatório para entrar nos países da Europa, é essencial a contratação caso você tenha viagem marcada para qualquer lugar do mundo. Veja como o seguro me salvou na Alemanha, quando precisei de internação devido a uma infecção alimentar. Também precisei usar meu seguro viagem nos Estados Unidos, logo quando estava curtido uma das ilhas do Hawaii…acabei economizando R$ 2.000,00. Sem contar que auxilia quando há extravio de bagagem ou qualquer outro imprevisto. Utilize o comparador da Seguros Promo, que faz a pesquisa entre as melhores seguradoras para você economizar tempo e dinheiro. Por serem parceiros do blog, nós recebemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Ao contrário, leitores do blog ganham 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5. O pagamento pode ser feito em até 12 x no cartão, ou com + 5% off no boleto bancário!

celular no exterior

Saia do Brasil com internet 4G (Confira o comparativo entre os chips)

reserva de carros

Compare os melhores preços para alugar um carro na Rent Cars => Saiba mais

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Sobre Patricia Gujev

Sou uma pessoa que, atualmente, busca sempre uma reconexão com o mundo. Por ora desconecto e me isolo. Professora com mais de 15 anos em sala de aula, hoje apenas direciono os estudos em cursos EAD (Educação à Distância). Ora alguma aprendizagem mútua presencial. Deixei de ser funcionária pública estável para mudar um pouco o foco. Investi tempo e dinheiro. Escrever aconteceu sem muito direcionamento. Apenas uma possibilidade. Me permite estar e estudar a qualquer tempo. Escrever me permite ler. E, por ora, gosto disso! Alguns anos a frente talvez mude o foco. Viajar faz parte da busca incansável de sentir e conhecer o que desconheço.

Confira Também

Dicas de restaurantes em Dublin

Comidas típicas da Irlanda e dicas de restaurantes em Dublin

Nada melhor que começar dizendo que as comidas típicas da Irlanda podem conter sua tradicional …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *