sexta-feira , 23 / junho / 2017
Início / Europa / Gastronomia sueca: dicas de comidas típicas e restaurantes em Estocolmo

Gastronomia sueca: dicas de comidas típicas e restaurantes em Estocolmo

Como todo bom viajante, você sempre viaja pensando nas experiências gastronômicas que te esperam pelo caminho. Não importa o destino escolhido, experimentar pratos típicos de determinadas regiões sempre é uma boa aventura. Na Suécia, você pode deliciar-se com a gastronomia sueca, rica em peixes frescos, a qualquer hora do dia. Estocolmo oferece diversas opções de lugares bem bacanas pra comer. Agitada, a capital abriga restaurantes famosos, cafés aconchegantes e bares pra curtir a comida típica sueca e beber bons drinks.

Não podemos esquecer dos preços, como quase tudo na Suécia, as refeições também são bem caras por aqui. Mesmo assim, é possível equilibrar o orçamento da sua viagem e ter boas experiências gastronômicas por Estocolmo. Aproveita a culinária sueca!

Planeje sua viagem => Onde ficar em Estocolmo: bairros e hotéis

Entenda de vez como funciona o seguro viagem para Europa »

 

A gastronomia sueca

Gastronomia sueca
Tradicional arenque curado em conserva | Foto: Fluff, via Wikipedia Commons.

Por estar localizada em uma região de diversas ilhas, Estocolmo oferece uma culinária rica em frutos do mar e peixes. Além disso, a maioria dos suecos optam por uma alimentação saudável, rica em vitaminas e com pouca gordura.

Apesar dos hábitos saudáveis, os suecos adoram consumir doces. Pelas ruas da capital é possível cruzar com enormes lojas de balas e delícias açucaradas. Mesmo não sendo tão famosa na produção de chocolates, a Suécia produz delícias com uma marca local bem tradicional. Os chocolates suecos da linha Marabou são deliciosos, vale a pena experimentar.

 

Comida típica sueca

Comida típica sueca
Gravlax | Foto: Schefferbird, via Wikipedia Commons.

Um dos pratos suecos mais famosos que você encontrará é o Gravlax, uma especialidade da culinária da região, feito de salmão cru marinado em uma mistura de sal grosso, açúcar e temperos. O peixe é servido em fatias finas, uma espécie de carpaccio. Normalmente o Gravlax vem acompanhado de pão de centeio ou com batatas cozidas e molho de mostarda.

 

A doce torta da princesa

Sobremesas suecas
Torta da princesa | Foto: Fredrik Tersmeden, via Wikipedia Commons.

A torta da princesa é super famosa na Suécia, uma mistura de bolo com torta e uma cobertura de pasta americana verde. Em quase todos os cafés e supermercados locais é possível encontrar a torta. O doce existe desde 1920, e ficou famoso por ser a comida preferida das princesas Astrid, Margaretha e Märtha, filhas do irmão do rei da Suécia.

Gosta de chá e café? Experimente comer o bolo da princesa em uma das mais tradicionais docerias de Estocolmo: a Vete-Katten. Além de oferecer diversas delícias e sobremesas suecas, o ambiente é super aconchegante.

 

Semla

Doces suecos
Semla | Foto: Einarspetz, via Wikipedia Commons.

Semla é um tipo de pão recheado com massa de amêndoas e chantilly. Antigamente, o pão era usado como a única fonte de alimentação durante a quaresma. Para reforçar a refeição, as pessoas começaram a fazer buracos dentro do pão e adicionar cremes e massa de amêndoas. O doce costuma ser consumido sozinho com café ou dentro de uma tigela com leite quente.

 

Rosquinha de canela

Foto: Reprodução / Poo
Kanelbulle | Foto: Ranveig, via Wikipedia Commons.

Os suecos são apaixonados pela famosa rosca de canela, o Kanelbulle. Na verdade, é um espécie de pão doce em formato de caracol que recebe uma generosa porção de açúcar e canela. O doce é bem tradicional por aqui, e existe até um horário especial para consumo, o tradicional fika, que pode ser comparado ao famoso chá inglês.

 

Lanche com camarão

Culinária sueca
Shrimp Sandwich | Foto: Mike Rosenberg, via Wikipedia Commons.

Quase todos os lanches suecos, também conhecidos como räksmörgås, são feitos com camarão cru. Normalmente, acompanham queijo, pimentão, maionese e limão no tempero. Versões mais completas podem ser completadas com ovos e abacates.

 

Almôndegas

Comidas típicas da Suécia
As tradicionais almôndegas suecas | Foto: Sertion, via Wikipedia Commons.

Se você não é muito fã de peixe, pode optar pelas famosas almôndegas suecas. É possível encontrar o quitute em versões de vários sabores e tipos: de frango, carne, carne de porco, com pimentas e queijo.

Vai viajar e ainda não contratou seu Seguro Viagem?

 

O tradicional mercado SaluHall

Onde comer barato em Estocolmo?
Mercado SaluHall | Foto: Pmk58, via Wikipedia Commons.

Procurando onde comer barato em Estocolmo? O “mercadão” sueco, ou SaluHall, reúne o melhor da culinária local. Além de ser uma chance para conhecer mais dos hábitos suecos, você pode aproveitar para experimentar várias delícias sem gastar muito. Não deixe de provar a famosa torta de batatas que é servida com salmão assado.

 

Dicas de restaurantes em Estocolmo

Confira agora uma lista com os 10 restaurantes mais badalados de Estocolmo. Todos oferecem pratos típicos da região.

1) Kajsas Fisk

Especialista em peixes e frutos do mar, com preço médio de SEK 1.320.

2) Wedholms Fisk

Especialista em peixes e frutos do mar com preço médio de SEK 89 – SEK 268.

3) Sturehof

Especialista em peixes e frutos do mar com preço médio de SEK 143 – SEK 491.

4) Linguini

Especialista em comida italiana e frutos do mar com preço médio de SEK 126 – SEK 197.

5) Burger and Lobster

Especialista em hambúrguer e frutos do mar.

6) Melanders Fisk

Especialista em peixes e frutos do mar com preço médio de SEK 251 – SEK 314.

7) Rokeriet

Especialista em peixes e frutos do mar.

8) Ostra Matsal & Bar

Especialista em peixes e frutos do mar.

9) Piren

Especialista em peixes e frutos do mar.

10) Fiskelaget

Especialista em peixes e frutos do mar.

Uma boa dica pra quem visita a Suécia no verão é aproveitar para comer nos restaurantes que oferecem refeições ao ar livre. Os suecos amam tomar sol, comer peixe fresco e um belo vinho branco. Você também pode aproveitar e fazer um pique-nique nos parques suecos, ainda mais que os supermercados de Estocolmo oferecem diversas opções de lanches frescos.

 

Curiosidade: bebidas alcoólicas na Suécia

Para tomar um vinho, cerveja ou qualquer outra bebida em qualquer restaurante, você precisará desembolsar várias coroas. Na Suécia, os impostos pagos nas bebidas são altíssimos, o país tem um rigoroso controle em relação ao consumo de álcool, e trabalha duro para conter os casos de alcoolismo. As bebidas não são vendidas em supermercados ou lojas comuns. Para comprar é preciso ir até o famoso System Bolaget, um local que vende bebidas de forma controlada.

 

Mais dicas sobre a Suécia:

Vai viajar? Comece a planejar sua viagem!

seguro viagem

Nunca se esqueça do Seguro Viagem! Além de ser obrigatório para entrar nos países da Europa, é essencial a contratação caso você tenha viagem marcada para qualquer lugar do mundo. Veja como o seguro me salvou na Alemanha, quando precisei de internação devido a uma infecção alimentar. Também precisei usar meu seguro viagem nos Estados Unidos, logo quando estava curtido uma das ilhas do Hawaii…acabei economizando R$ 2.000,00. Sem contar que auxilia quando há extravio de bagagem ou qualquer outro imprevisto. Utilize o comparador da Seguros Promo, que faz a pesquisa entre as melhores seguradoras para você economizar tempo e dinheiro. Por serem parceiros do blog, nós recebemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Ao contrário, leitores do blog ganham 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5. O pagamento pode ser feito em até 12 x no cartão, ou com + 5% off no boleto bancário!

celular no exterior

Saia do Brasil com internet 4G (Confira o comparativo entre os chips)

reserva de carros

Compare os melhores preços para alugar um carro na Rent Cars => Saiba mais

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Sobre Carolina Franco

Formada em jornalismo pela Universidade Paulista e pós-graduada em comunicação pela Fundação Cásper Líbero. Já trabalhei em televisão, portal de internet e durante três anos fiz parte do time de uma agência de comunicação. Atualmente, moro em Estocolmo, na Suécia. Além de fazer parte do time Quero Viajar Mais, tenho trabalhado com alguns freelas de redação e redes sociais.

Confira Também

Dicas dos melhores pubs de Dublin

Dicas dos 10 melhores pubs de Dublin para agitar sua noite

Falou em Irlanda, pensou em pubs. Estima-se que existam cerca de 800 pubs (sem contar …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *