sexta-feira , 23 / junho / 2017
Início / Europa / República Checa / Dicas de roteiro e o que fazer em Praga em 1, 2, 3 ou 4 dias

Dicas de roteiro e o que fazer em Praga em 1, 2, 3 ou 4 dias

Quando planejei meu roteiro no leste europeu e comecei a descobrir o que fazer em Praga, logo percebi que 1 ou 2 dias não seriam suficientes para conhecer todos os encantos da cidade, que muitos dizem estar entre as mais lindas da Europa. Eu achei que era exagero, afinal destinos como Paris, Roma e Berlim são bem famosos por suas belezas. Claro, guardadas as devidas proporções, Praga é tão linda quanto, e suas características medievais a tornam ainda mais impressionante.

O mais gostoso da cidade é que toda a visita pode ser feita a pé, utilizando o ótimo sistema de transporte público de Praga apenas para ir e vir do aeroporto, além de chegar até algum ponto turístico mais distante, o que é excessão. Na minha opinião, o ideal é ficar pelo menos 3 dias na cidade, mas é tão gostoso passear pelas ruas e a vida noturna é tão agitada, que 4 dias ou mais farão seu roteiro em Praga ser inesquecível.

Planeje sua viagem => Dicas de tours e passeios para conhecer Praga

Praga: onde ficar e bairros para aproveitar melhor a cidade

 

O que fazer em Praga

Ultimamente minha preferência é fazer um tour geral pela cidade logo no começo da visita, pois assim me localizo e tenho informação suficiente para focar nos passeios preferidos. O ônibus hop on hop off de Praga é excelente e dura apenas 90 minutos, com a opção de estender o tour com um passeio de barco. Porém, o free walking tour de Praga é uma boa pedida, ainda mais que o centro histórico pode ser todo percorrido a pé.

 

Dia 1

O que fazer em Praga
Guarda-chuvas coloridos são as referências para encontrar os tours.

Eu acho que o free walking tour é a maneira mais inteligente – e barata – de começar a explorar Praga, pois além de conhecer seu centro histórico, também conhecido como Cidade Velha (Staré Město) e alguns dos principais pontos turísticos de Praga, os guias certamente podem ajudar com dicas de restaurantes, outros passeios e qualquer tipo de informação que atice sua curiosidade. O custo do passeio é o valor da gorjeta que você decidir dar ao guia.

Esse tipo de tour não precisa de agendamento prévio, basta aparecer no ponto de encontro para participar. Em Praga, os tours começam geralmente na Praça da Cidade Velha (Staromêstské Námêstí), mas pergunte em seu hotel quais os horários de partida, ou faça uma rápida busca no Google.

Roteiro em Praga
Praça central e o relógio astronômico de Praga.

Na praça, você irá apreciar e descobrir curiosidades sobre o relógio astronômico (Oroloj), que é um dos únicos do mundo e produz um espetáculo de hora em hora, com bonecos de madeira que saem do relógio e viraram atração entre os turistas.

Outras atrações da praça são a Catedral Týn e a Igreja de São Nicolau, além da Torre da Antiga Prefeitura para ter uma vista panorâmica da cidade. Todas são acessíveis aos turistas, mas as visitas não fazem parte do tour gratuito.

O Bairro Judeu (Josefov) também está incluso no tour, pois sua história é parte importante no desenvolvimento de Praga, com atrações turísticas e personagens que se misturam com a própria cidade. Monumentos, sinagogas e o antigo cemitério estão no roteiro, mas também existem tours mais específicos para quem pretende se aprofundar. Claro que também é possível visitar os lugares por conta própria, inclusive com ingressos que permitem conhecer todo o complexo judaico.

Roteiro de 2 dias em Praga
Charles Bridge, a principal e mais antiga ponte de Praga.

Para finalizar o dia você pode curtir o pôr-do-sol na Ponte Carlos (Charles Bridge), uns dos cartões postais mais famosos de Praga e a primeira conexão entre a Cidade Velha (Staré Město) e a Cidade Baixa (Malá Strana), inaugurada em 1402. Hoje a ponte é acessível apenas para pedestres, o que a transformou num dos lugares mais concorridos de Praga, ainda mais com suas duas torres e 30 estátuas barrocas expostas ao longo de seus 516 metros de extensão.

Leia também => Comidas típicas e dicas de restaurantes em Praga

 

Dia 2

O segundo dia é para conhecer a região do Castelo de Praga (Hradčany) e a Cidade Baixa (Malá Strana), que ficam localizadas do outro lado da Ponte Carlos, na margem esquerda do rio, duas das opções que indico no artigo sobre onde ficar em Praga.

Roteiro em Praga 2 dias
Castelo de Praga visto do alto da mini Torre Eiffel.

É uma caminhada boa caso seu hotel esteja afastado, mas é tranquilo ir a pé para quem curte caminhar. O bonde n° 22, que é o mais utilizado pelos turistas, também leva até o castelo. Desça na estação Královský Letohrádek para vir caminhando pelo jardim real (Královská Zahrada) ou então Pražský Hrad para chegar ainda mais perto da entrada do castelo.

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?
Desconto nesse link ao comprar online na Bee Câmbio »

Os arredores do castelo oferecem diversas atrações, como a Catedral de São Vito, Palácio Lobkowicz, museus e tantos outros pontos de interesse, que somente com mais tempo você conseguirá visitar. O ideal é ir até a entrada do castelo, apreciar a feirinha de comida e artesanato aberta diariamente, e explorar tudo a pé.

O que fazer em Praga
Catedral de São Vito, cercada pelos aposentos do Castelo.

Você não precisa gastar 1 centavo para caminhar por todo o complexo, apenas se quiser entrar na Catedral, Palácio, etc. Foi a minha opção, pois as filas estavam gigantescas e eu não havia comprado um Cartão Praga, que dá direto a entrada gratuita em mais de 50 atrações, sem precisar pegar filas.

Desça a colina para entrar na Cidade Baixa, em direção a Igreja de São Nicolau (St. Nicholas Church) e ao muro dedicado a John Lennon (Lennon Wall), com os grafites em homenagem ao cantor e também aos Beatles, que no passado foi uma fonte de irritação para o comunismo, mas hoje é símbolo de ideias globais representando paz e amor. Aproveite para almoçar na região, que oferece dezenas de opções de restaurantes, dos simples aos mais requintados.

Roteiro de viagem em Praga
Mini Torre Eiffel vista do Parque Petrín.

O roteiro do 2° dia em Praga segue com visita ao Parque Petrín e duas de suas atrações: a Mini Torre Eiffel (Petrín Tower), com seus 64 metros de altura e mirante com vista privilegiada da cidade, além do Labirinto de Espelhos (Mirror Maze), ambos inclusos no Cartão Praga. Também vim caminhando até o parque, mas para economizar pernas e tempo, basta pegar o bonde na estação Újezd LD, ao sul do muro do Lennon.

Para quem gosta de cerveja, bem no pé da torre há um bar que é o lugar ideal para descansar por alguns momentos antes de continuar o roteiro por Praga.

Cruzeiros em Praga
Cruzeiros noturnos com jantar.

Dependendo do seu pique e de quanto tempo gastou até aqui, você pode terminar o dia fazendo um cruzeiro de barco no Rio Moldava (Vltava), que geralmente dura de 1 a 2 horas, mas também com passeios de 3 horas que incluem almoço ou jantar.

Dicas de roteiro em Praga
Fim de tarde com música no Letná Park.

Como vim no verão e ainda havia tempo de sobra, minha opção foi curtir o entardecer – tomando cerveja tcheca – no Letná Park, mais ao norte. Nessa época do ano, é comum haverem DJ’s nos finais de semana, que ficam tocando música eletrônica até altas horas da manhã.

 

Dia 3

Atrações turísticas de Praga
Boulevard da cidade nova, Praça Venceslau e o Museu Nacional.

Com a grande maioria dos pontos turísticos visitados, mas ainda com muito o que ver em Praga, no terceiro dia volte para a margem direita do Rio Moldava, mas agora para visitar o sul e arredores do centro histórico, região conhecida como Cidade Nova (Nové Město).

Praça Venceslau e a rua que segue até o Museu Nacional de Praga são o centro de tudo, com muitas lojas, restaurantes, galerias, shoppings e hotéis renomados como Radisson Blu Alcron HotelHotel Kings CourtArt Nouveau Palace Hotel. Veja a lista completa clicando aqui.

O que fazer em Praga em 2 dias
O prédio dançante.

Já na margem do rio, o Prédio Dançante (Dancing House) e sua arquitetura totalmente fora dos padrões da cidade, intrigam os turistas e proporciona fotos incríveis. No alto, há um bar para quem quiser apenas aproveitar a vista do mirante (não é preciso pagar entrada, mas o consumo no bar é obrigatório), além do Ginger & Fred, restaurante moderno de gastronomia francesa e internacional. No térreo, há um espaço para exposições.

Roteiro em Praga
Restaurante ao ar livre dentro do Vyšehrad.

Um pouco mais ao sul está localizado aquele que para mim é o melhor ponto turístico de Praga, o Monumento Cultural Nacional Vyšehrad. Aqui há igrejas, capelas, monumentos e até ruínas de construções romanas, sendo um lugar que proporciona vistas 360 graus de Praga, além de playgrounds para as crianças e um bar/restaurante ideal para quem procura um cantinho tranquilo para aproveitar o fim de tarde, bastante visitado por moradores e definitivamente fora da rota turística. Vai por mim, vale passar uma tarde inteira no Vyšehrad.

 

Dia 4

Você percebeu que os três primeiros dias podem ser bastante intensos, por isso mesmo acho que o ideal é reservar um dia a mais para garantir que você aproveite tudo o que Praga tem a oferecer. Sempre somos reféns do clima, e além disso Praga tem agitada vida noturna e se você estiver disposto provavelmente aproveitará bastante.

Vida noturna em Praga
Uma das pistas da Karlovy Lázně.

Aproveite para ler o artigo sobre a Karlovy Lázně, uma das maiores baladas da Europa com 5 andares, cada um com um estilo de música diferente. Também há opções de noites folclóricas, pub crawl, apresentações de teatro e degustação de cerveja, clique aqui para saber mais.

Também existem diversas opções de bike tours e excurssões para conhecer outros castelos e cidades próximas.

 

Roteiro de 1, 2, 3 ou 4 dias em Praga?

Não escondo de ninguém que minha preferência é ficar mais tempo em cada cidade, para evitar aquela sensação de ir embora já com vontade de voltar. Te garanto, Praga é assim e caso fique apenas 1 ou 2 dias não terá a chance de ver tudo o que vale a pena. Um roteiro de 3 dias inteiros em Praga é mais interessante, mas adicione mais tempo caso queira aproveitar a vida noturna.


Fazendo sua reserva através dos links parceiros encontrados no blog, ganhamos uma pequena comissão, VOCÊ NÃO PAGA TAXAS EXTRAS, e dessa forma monetizamos nosso trabalho. Se houver dúvida, leia as políticas do blog, ou deixe um comentário.

Recomendo => Dicas para encontrar as melhores ofertas no Booking.com

Aluguel de Carros | Passagens AéreasTours em Praga | Seguro de Viagem


Pesquisando sobre o que fazer em Praga? Ainda com dúvidas sobre o roteiro? Foi e gostaria de contar sua experiência?

Deixe suas dicas e comentários!

Até + !!!

Vai viajar? Comece a planejar sua viagem!

seguro viagem

Nunca se esqueça do Seguro Viagem! Além de ser obrigatório para entrar nos países da Europa, é essencial a contratação caso você tenha viagem marcada para qualquer lugar do mundo. Veja como o seguro me salvou na Alemanha, quando precisei de internação devido a uma infecção alimentar. Também precisei usar meu seguro viagem nos Estados Unidos, logo quando estava curtido uma das ilhas do Hawaii…acabei economizando R$ 2.000,00. Sem contar que auxilia quando há extravio de bagagem ou qualquer outro imprevisto. Utilize o comparador da Seguros Promo, que faz a pesquisa entre as melhores seguradoras para você economizar tempo e dinheiro. Por serem parceiros do blog, nós recebemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Ao contrário, leitores do blog ganham 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5. O pagamento pode ser feito em até 12 x no cartão, ou com + 5% off no boleto bancário!

celular no exterior

Saia do Brasil com internet 4G (Confira o comparativo entre os chips)

reserva de carros

Compare os melhores preços para alugar um carro na Rent Cars => Saiba mais

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Sobre Guilherme Tetamanti

Paulistano de 35 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Confira Também

Dicas dos melhores pubs de Dublin

Dicas dos 10 melhores pubs de Dublin para agitar sua noite

Falou em Irlanda, pensou em pubs. Estima-se que existam cerca de 800 pubs (sem contar …

6 Comentários

  1. Oi Guilherme,
    Adorei seu blog, peguei varias dicas. Estou ido passar a páscoa em Praga. Estou super animada. Adoro viajar também. Boa sorte

  2. Cibele Augusta de Oliveira

    Excelentes dicas, muito bem escritas e detalhadas…pensando em ficar 05 dias em Praga.Parabéns pelo blog!!
    Cibele.

  3. Sthevan Rohwedder

    Obrigado, Guilherme. Seu roteiro ajudou eu montar o meu perfeitamente. Vou seguir todas as suas dicas! Muito obrigado e um grande abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *