Cadastre seu email para receber nossas atualizações!
Início / Categorias / Aprender Inglês / Dicas para romper as barreiras do inglês

Dicas para romper as barreiras do inglês

Algumas pessoas desejam muito aprender a falar inglês, mas não conseguem. Isso geralmente acontece porque elas têm uma espécie de barreira que as impedem de se comunicar. Constrangimento, insegurança, medo de errar e falta de empenho fazem com que o processo de aprendizagem fique estagnado e sem avanços. Assim, o primeiro passo para ser fluente no idioma é romper as barreiras do inglês, pois com tantos entraves é impossível aprender de fato o idioma.

Eu mesmo, tive bastante dificuldade quando inicie meu processo de aprendizagem. Tinha vergonha de falar e desperdiçava chances incríveis de treinar. Contudo, aos poucos fui me soltando e entendendo que sem tentar, sem falar, sem colocar o idioma no meu dia a dia, nunca aprenderia. Depois disso, meu processo de aprendizagem acelerou e conseguir aprender inglês bem mais rápido.

Peça um Convite => GRÁTIS! Ebook + curso em vídeo de expressões em inglês

Hoje uso o inglês como uma ferramenta de trabalho e principalmente em minhas viagens, e não consigo nem imaginar como teria sido minha volta ao mundo sem saber inglês. Algumas dicas me ajudaram nesse processo, e nesse artigo vou contar para vocês o que contribuiu para eliminar essas barreiras.

 

Como eliminei minhas barreiras

Alguns dos principais motivos que formam uma barreira dificultadora no processo de aprendizagem é a insegurança e o constrangimento. Muitas vezes, por medo de errar e ser criticado, as pessoas sentem vergonha em falar e perdem boas chances de aprender, uma vez que a conversação é essencial para qualquer um aprender a falar um novo idioma.

O que todos devem entender é que todo processo de aprendizado tem erros em seu percurso (só não erra quem não fala) e que ninguém é inferior por não saber falar inglês. Assim, caso as críticas e julgamentos ocorram, não devemos, de forma alguma, nos abalar com elas.

Uma prática que me ajudou foi ler muitos textos e revistas em inglês e sempre que possível, fazer esta leitura em voz alta. O processo de se escutar e treinar sozinho, faz com que a gente se acostume a pronunciar palavras em inglês. Sempre que possível, grave você falando e depois escute, pois ouvir nossa própria voz em inglês é importante para reconhecer erros, e para se acostumar a falar outro idioma sem achar estranho.

A melhor ferramenta (pgto em 10 x s/juros) para planejar suas viagens

É importante também aprender a pensar em inglês. Ao conversar com alguém ou ler alguma coisa, tente lembrar como se diz aquilo em inglês. Toda frase que falar, pense em como seria em inglês. Uma dica ótima para ajudar a construir o pensamento em inglês é, quando estiver com o tempo ocioso, como em uma fila ou em uma sala de espera, observe tudo ao seu redor e tente descrever os ambientes, as pessoas e suas roupas, os objetos, as ruas em inglês. Esta prática te ajudará a construir um raciocínio no idioma, além de ajudar a ampliar e reforçar seu vocabulário.

Memorizar frases ou palavras chaves que são muito usadas no cotidiano dos nativos do idioma e entender em qual contexto usa-las, também é um passo importante. Se você tem dificuldade de memorização, escreva as frases ou palavras, cole post-its nos objetos e paredes da sua casa, e sempre que possível leia novamente.

Outra dica importante é tentar fazer uma imersão no idioma. Coloque seu celular, televisão, computador e outros aparelhos em inglês. São detalhes simples, mas que contribuem para a memorização de palavras e expressões importantes dentro do idioma. Além disso, procure sempre assistir filmes, participar de conversas e ouvir músicas em inglês, uma ótima forma de aprender.

Também existem diversos aplicativos de celular, sites e outros tipos de ferramentas que ajudam as pessoas a estudar e praticar inglês. Eles oferecem exercícios de inglês para iniciantes, jogos e brincadeiras, ferramentas de conversação, entre outros. Alguns aplicativos de conversação, como o Preply e Duolingo, te conectam com pessoas do mundo todo, nativos ou não no idioma, e são uma ótima forma para treinar a fala. Então baixe os aplicativos e sempre que estiver à toa, mesmo que seja 10 minutinhos, treine um pouco do idioma. É importante que todos os dias você tente praticar o inglês de alguma forma, e este contato diário contribuirá muito para a aceleração do processo de aprendizagem.

Ter o hábito de escutar podcasts todos os dias também é uma ótima forma de treinar o ouvido e ganhar vocabulário. Existem vários, particularmente gosto do Inglês Todos os Dias, do Tim Barrett. Basta procurar em seu aplicativo de podcast.

Uma dica que funcionou muito para mim, foi sempre ter em mãos um bloquinho de notas e toda vez que me deparava com uma palavra que não sabia o significado, ou então aprendia uma nova palavra, anotava. Depois, lia com frequência as anotações. Este costume me ajudou muito a ampliar o vocabulário e não me deixava esquecer de palavra nenhuma aprendida.

 

Material de apoio

Barreiras para aprender inglês

Estas dicas são importantes, mas o que mais me ajudou a aprender a falar inglês rápido foi a leitura do e-book As expressões mais usadas em inglês, do professor Paulo Barros. No material, ele dá dicas essenciais, de forma muito detalhada, de como estudar inglês e acelerar o processo de aprendizagem. São ideias simples que qualquer um, sem gastar muito, consegue aplicar em seu dia a dia e assim aprender bem mais rápido o idioma.

Aprender a falar inglês não tem segredos, é uma questão de dedicação e confiança. Porém, é preciso entender que cada pessoa tem um processo e um tempo de aprendizagem diferente, algumas são mais visuais, outras imagéticas, e o importante é achar uma metodologia que combine com você. Além disso, é essencial você tentar inserir o idioma no seu dia a dia e quebrar a barreira do “impossível”.

Acabo de dar dicas importantes, mas se você tem dificuldades de aprender e de inserir o inglês no seu dia a dia, não deixe de baixar gratuitamente o e-book. São várias dicas, explicadas de forma bastante detalhada, que se adaptam a todos os tipos de metodologias e certamente te ajudarão a praticar o inglês no seu cotidiano e finalmente você quebrará definitivamente suas barreiras e conseguirá aprender o idioma.

Vai viajar? Comece a planejar sua viagem!

seguro viagem

Nunca se esqueça do Seguro Viagem! Além de ser obrigatório para entrar nos países da Europa, é essencial a contratação caso você tenha viagem marcada para qualquer lugar do mundo. Veja como o seguro me salvou na Alemanha, quando precisei de internação devido a uma infecção alimentar. Também precisei usar meu seguro viagem nos Estados Unidos, logo quando estava curtido uma das ilhas do Hawaii…acabei economizando R$ 2.000,00. Sem contar que auxilia quando há extravio de bagagem ou qualquer outro imprevisto. Utilize o comparador da Seguros Promo, que faz a pesquisa entre as melhores seguradoras para você economizar tempo e dinheiro. Por serem parceiros do blog, nós recebemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Ao contrário, leitores do blog ganham 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5. O pagamento pode ser feito em até 12 x no cartão, ou com + 5% off no boleto bancário!

celular no exterior

Saia do Brasil com internet 4G (Confira o comparativo entre os chips)

reserva de carros

Compare os melhores preços para alugar um carro na Rent Cars => Saiba mais

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Sobre Guilherme Tetamanti

Paulistano de 34 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Confira Também

Quanto custa um intercâmbio na Califórnia

Quanto custa um intercâmbio na Califórnia?

A Califórnia é um dos destinos mais procurados do mundo, principalmente por quem deseja fazer …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *