terça-feira , 26 / maio / 2015
Fique Atualizado
Início / Categorias / Dicas / Dicas infalíveis para economizar em suas compras no exterior

Dicas infalíveis para economizar em suas compras no exterior

Durante uma viagem ao exterior, sempre estamos dispostos a fazer compras. Se a viagem é paga pela empresa, damos a desculpa: “não estou gastando nada, vou torrar minha grana com compras”. Se a viagem é de férias: bom, não há desculpas, afinal ralamos tanto é para aproveitar, mas sempre é bom conseguir algumas dicas para economizar na viagem.

Geralmente o que compramos no exterior é bem mais barato do que aqui no Brasil. Nossa carga de impostos é fora do comum e temos o direito de comprar lá fora. Confira as dicas para comprar no exterior e evitar problemas.

Se ficarmos atentos a legislação de cada país, poderemos economizar ainda mais. Como forma de incentivar as exportações, muitos países reembolsam ao turista uma porcentagem do valor da compra. Este é o famoso Tax Free, ou reembolso de Imposto Sobre Valor Agregado (IVA).


Dicas economizar viagem – O Tax Free

dicas-economizar-viagemO valor do reembolso varia de acordo com o país, tipo de produto e preço da mercadoria. As lojas onde é possível solicitar o benefício são identificadas com um selo colado na vitrine. Antes de comprar algum produto, pergunte ao atendente se a loja oferece o formulário de solicitação de devolução do imposto e apresente o seu passaporte, o que é obrigatório.

Junte todos os formulários e comprovantes de pagamento. Você precisará mostrar tudo na alfândega do aeroporto no exterior. Após tudo ser aprovado, irão encaminhá-lo para fazer o pagamento do serviço (é só uma taxa. Calcule se vale a pena de acordo com seu montante de compras).

Todo o procedimento é bastante demorado devido às filas. Chegue cedo ao aeroporto e tenha dinheiro para pagar a taxa. Isso evite entrar na fila das pessoas que irão informar os dados do cartão.

Veja quais os países que oferecem o Tax Free:

  • Argentina;
  • Canadá (reembolso inclusive sobre as diárias de hotéis);
  • Estados Unidos (apenas na Louisiana e a cidade de Oregon);
  • Todos os países da União Européia;

Como é um sistema para favorecer os produtores locais, somente conseguirá o benefício para os produtos feitos no país. Os serviços geralmente estão fora do Tax Free, porém mantenha-se informado sobre a legislação de cada país.


E você viajante, tem dicas para economizar na viagem???

Utilize o jeitinho brasileiro mesmo no exterior. Pechinchar funciona e poderá economizar muitos dólares. Não existem melhores dicas economizar viagem.

Conhece outros países com Tax Free??? Comente e ajude outros viajantes!!!

Até + !!!


Sobre Guilherme Tetamanti

Paulistano de 33 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais | CLIQUE AQUI para receber novidades por email.

Confira Também

programa-lado-h

Participação no Programa Lado H, com Edgar Piccoli

Fala galera, É com imensa satisfação que disponibilizo o vídeo do bate-papo que tive com ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>