sexta-feira , 26 / maio / 2017
Início / Europa / Irlanda / 11 dicas para você se dar bem durante viagem para a Irlanda

11 dicas para você se dar bem durante viagem para a Irlanda

Está pensando em viajar para a Irlanda a turismo, ou mesmo para fazer um intercâmbio? Então, com certeza, muitas dúvidas devem estar pairando no ar. Pensando nisso, selecionei 11 dicas de ouro aqui no blog, para você que está embarcando para a Irlanda.

Afinal, o número de brasileiros na Irlanda que estão lá para estudar inglês só aumenta a cada ano. E muitos pais, familiares e amigos destes intercambistas costumam aproveitar a oportunidade para visitar esse lugar mágico e encantador. A Irlanda dos castelos medievais, destilarias de whisky e paisagens deslumbrantes, não pode ficar de fora de seu roteiro na Europa!

Planeje sua viagem => Onde ficar em Dublin: dicas dos melhores bairros e hotéis

Veja quanto custa o seguro viagem obrigatório para a Europa »

 

Dicas de viagem na Irlanda

Vamos, então, conhecer as melhores dicas para quem vai viajar para a Irlanda:

 

1) Prepare-se para o clima da Irlanda

Dicas de viagem na Irlanda
Chuva em Dublin.

Esteja sempre preparado(a) para a chuva. Normalmente chove mais de 200 dias no ano na Ilha da Esmeralda. É possível passar dias em sequência sem ver a cara do sol. Até porque dias nublados também são comuns por aqui. Quando o sol aparece, as pessoas correm para os parques para aproveitar o momento.

O tempo na Irlanda costuma muitas vezes ser imprevisível. Por isso, a previsão do tempo é oferecida de hora em hora. É comum encontrarmos dias em que chuva, sol e tempo nublado se intercalam a todo instante, variando bastante a temperatura. Já houve dias no inverno em que choveu, nevou e o sol brilhou ao entardecer.

 

2) Escolhas certas para fazer a mala

Fazer a mala para viajar pela Irlanda não é tarefa fácil. No verão, a temperatura máxima costuma ficar na casa dos 19 graus. Tem até promoção de cerveja em pubs quando passa dos 20ºC. O inverno oferece dias úmidos e frios. Portanto, roupa pesada é importante. Não bastasse a chuva, o vento é forte e constante, fará parte do seu dia a dia.

A combinação chuva e vento impede o uso do guarda-chuva, já que ele quebra facilmente. Sendo assim, uma espécie de roupa impermeável, que é apropriada para esquentar e não se molhar, é muito usada entre os irlandeses. As mulheres usam botas apropriadas para chuva. Mas isso pode ser adquirido facilmente em diversos lojas, se necessário.

 

3) Visite Dublin, Galway, Kilkenny e Belfast

Dicas de viagem para Irlanda
Falésias de Moher, em Galway.

Se você vai a turismo, com certeza visitará a capital Dublin e seus principais pontos turísticos. A cidade reserva inúmeras opções de passeios. A partir de lá pode-se viajar por excursões ou ônibus para outros lugares.

A simpática Galway é uma das cidades indicadas pela sua beleza e tranquilidade. É lá que estão as Falésias de Moher (Cliffs of Moher), um dos atrativos naturais mais visitados na Irlanda.

Kilkenny é a cidade mais medieval da Irlanda, parece que saímos do mundo contemporâneo e voltamos à Idade Média. Belfast também vale a pena ser visitada. A capital da Irlanda do Norte, parte integrante do Reino Unido, fica a apenas 170km de Dublin. É fácil chegar lá por qualquer meio de transporte.

A melhor ferramenta (pgto em 10 x s/juros) para planejar suas viagens

 

4) Transporte público em Dublin

O transporte público em Dublin é excelente. Os ônibus na cidade possuem dois andares e dificilmente estão cheios. Possuem aquecimento para dias frios e são adaptados para deficientes e idosos. Nos pontos, há painéis digitais mostrando as linhas disponíveis naquela parada e o tempo que falta para cada ônibus chegar.

Outra opção de transporte em Dublin é o Luas, um metrô de superfície que resolve a vida do turista que quer conforto total. O Dart é um trem que corta a costa da Irlanda, excelente para visitar locais mais afastados. Uma boa opção para chegar no Castelo de Malahide, a vila portuária de Howth e às casas dos músicos Bono Vox e The Edge, da banda U2.

 

5) Mão inglesa

Dicas da Irlanda
Mão inglesa em Dublin | Foto: Tony Webster, via Wikimedia Commons.

Se prepare para a mão inglesa, principalmente se for dirigir pela Irlanda. Aqui, o sentido de circulação do trânsito é na esquerda, e não na direita. Essa adaptação tende a ser mais delicada para nós brasileiros, com a impressão de estar dirigindo na contra-mão.

Muita atenção também ao atravessar uma rua! Existem indicações no asfalto sobre qual o lado correto a se olhar no momento de cruzar uma via, foi feito assim justamente para ajudar os turistas.

 

6) Preços reduzidos nos supermercados

Quando um produto está próximo do vencimento em um supermercado, é marcado com uma etiqueta como “reduced”. Ou seja, seu preço está reduzido para que ele seja desovado. E existem prateleiras específicas para os produtos nesse caso. Os descontos são reais, sendo uma boa oportunidade de comprar produtos que não consumimos normalmente por conta do valor. Isso ocorre, também, com roupas em lojas. Ótima dica para quem deseja fazer compras baratas na Irlanda.

 

7) Banheiros na Irlanda

Quem entra em um banheiro pela primeira vez na Irlanda fica perdido. Por questões de segurança, muito por conta da umidade, não há interruptores ou tomadas no seu interior. Portanto, quando entrar em um banheiro irlandês, não feche a porta sem antes acender a luz, que fica do lado de fora. E se tiver frio, tenha calma. Haverão pequenos aquecedores internos que nos salvam na hora do banho.

 

8) É proibido beber álcool na rua

Na Irlanda é proibido beber bebidas alcoólicas na rua ou em qualquer área pública. Esse ato é ilegal e se um policial te pegar, ele confiscará a bebida e te multará. Bebida só mesmo dentro dos pubs e baladas, ou em qualquer local fechado como hotel, hostel ou casa. Ficar bêbado demais em público ou dirigir embriagado também são atos proibidos. E a lei não fica só no papel, lá é realmente aplicada.

 

9) Compre na Penneys

A Penneys é uma rede de lojas, também conhecida como Primark em outros lugares na Europa. Lá você pode comprar todo tipo de roupas e acessórios masculinos e femininos por preço baixo. Se você vai morar na Irlanda, compre tudo nessa loja, principalmente roupa de frio. É possível encontrar camisetas a 2 euros, por exemplo. Quando você chegar vai logo ouvir falar desse paraíso das compras.

Veja o artigo E aí? A Penneys é tudo de bom mesmo?

 

10) Conheça Dublin a pé

Dicas em blogs de viagem sobre a Irlanda

Dublin é uma cidade para ser conhecida a pé, utilize o transporte público para locais mais distantes. O centro da cidade se mistura com o centro medieval e existem parques de fácil acesso. Assim como ótimos pubs, lojas e restaurantes espalhados pelo centro e regiões próximas. Sem contar que a pé podemos ver coisas que nunca notaríamos dentro de um ônibus. Há muita história envolvida na cidade. Sinta e conheça essa história caminhando pela capital irlandesa.

 

11) Seja gentil

A expressão “I am sorry” é muito utilizada no país. Qualquer esbarrão que haja eles se desculparão. E esperam o mesmo de volta, claro. Se quiser pedir licença, pode usar o “Sorry” também. É assim lá. Agradeça sempre. Eles fazem isso. Utilizam o “Thanks a million” ou apenas um “Cheers”. Até mesmo um “Good morning” de pessoas desconhecidas na rua eu recebia em Dublin.

E caso você tenha outras dicas da Irlanda para ajudar quem está embarcando pela primeira vez, deixe aqui seus comentários. Compartilhe conosco suas experiências pela Ilha Esmeralda!

 

Confira os últimos artigos sobre a Irlanda:

Vai viajar? Comece a planejar sua viagem!

seguro viagem

Nunca se esqueça do Seguro Viagem! Além de ser obrigatório para entrar nos países da Europa, é essencial a contratação caso você tenha viagem marcada para qualquer lugar do mundo. Veja como o seguro me salvou na Alemanha, quando precisei de internação devido a uma infecção alimentar. Também precisei usar meu seguro viagem nos Estados Unidos, logo quando estava curtido uma das ilhas do Hawaii…acabei economizando R$ 2.000,00. Sem contar que auxilia quando há extravio de bagagem ou qualquer outro imprevisto. Utilize o comparador da Seguros Promo, que faz a pesquisa entre as melhores seguradoras para você economizar tempo e dinheiro. Por serem parceiros do blog, nós recebemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Ao contrário, leitores do blog ganham 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5. O pagamento pode ser feito em até 12 x no cartão, ou com + 5% off no boleto bancário!

celular no exterior

Saia do Brasil com internet 4G (Confira o comparativo entre os chips)

reserva de carros

Compare os melhores preços para alugar um carro na Rent Cars => Saiba mais

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Sobre Carlos

Carlos Fernandes, 39 anos, é jornalista e publicitário viciado em rock and roll, futebol europeu, NBA e arquitetura e história medieval. Já viveu em Dublin, na Irlanda, onde ficou cara a cara com Bono Vox na noite de Natal e fez figuração em um filme de Daniel Radcliffe. E morou também em Santiago, no Chile, onde se viu no meio de um terremoto de dois minutos de 8.3 na escala Richter. Tanto na Irlanda e no Chile, quanto em outros países que visitou, aprendeu que essas surpresas são riquezas para sempre.

Confira Também

Melhores cidades de praias da Croácia

10 melhores cidades de praia na Croácia que valem a visita

As melhores praias da Croácia estão entre as praias mais bonitas da Europa, sendo cada vez …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *