segunda-feira , 26 / junho / 2017
Início / Categorias / Fotografia / 10 dicas de fotografia para melhorar suas fotos agora mesmo

10 dicas de fotografia para melhorar suas fotos agora mesmo

Na minha opinião, não tem nada melhor do que chegar de uma viagem e rever as fotos. Lembrar como foi o momento em que cada uma delas foi tirada, os amigos, lugares, etc. Mas as vezes esse momento pode ser um pouco frustrante, quando não seguimos o básico das dicas de fotografia e as imagens estão ruins, com um enquadramento errado, sem foco, estourada ou muito escura.

Antes de ter o blog, senti isso na pele algumas vezes. Tenho fotos de viagens antigas que dá vontade até mesmo de apagar. Pensando nisso, preparei esse artigo com dicas de fotografia para melhoras as fotos que você faz durante as viagens, tudo bem prático para começar a usar agora mesmo.

Leia também => 15 dicas para fotografar bem e melhorar fotos das viagens

 

Dicas de fotografia para usar agora

Dicas de fotografia para melhorar fotos

Fotografar pode ser simples e você não precisará necessariamente comprar uma câmera fotográfica profissional para viajar. Os conceitos básicos podem ser utilizados até mesmo para melhorar suas fotos com o celular, ou uma máquina compacta e simples.

Obviamente a qualidade do equipamento faz a diferença, mas é muito mais importante aplicar alguns conceitos antes de adquirir máquinas mais caras.

 

1) Enquadramento

A primeira dica para tirar uma boa foto, é pensar no enquadramento. A ideia básica é que se uma pessoa é o tema da foto, ela deve sempre estar em destaque, predominado sobre qualquer outra coisa. Então, por exemplo, nada daquele tanto de céu ou teto, e a pessoa pequenininha e distante.

Contudo, se por sua vez a ideia for tirar foto de uma composição, em que façam parte da imagem objetos, paisagens e pessoas, dar destaque a apenas um elemento não se justifica. Mas tenha o cuidado de deixar em campo somente aquilo que de fato é essencial para a composição.

 

2) Fundo da foto

É muito importante prestar atenção no que será o fundo da sua foto. Um background feio e sem sentido pode acabar com a beleza de uma fotografia. Uma dica é desfocar o fundo para valorizar o primeiro plano, caso sua câmera permita tal efeito.

 

3) Foco

Não adianta nada ter um fundo maravilhoso, planejar o enquadramento e a foto não ter foco. Este é um dos principais fatores que determinam a qualidade de imagem. Nas máquinas mais simples e nos celulares, há opção de foco automático e o macro, este último para fotografar detalhes (objeto bem próximo a lente).

Para saber se seu objeto principal esta focado, basta pressionar o botão disparador até a metade e aguardar a câmera ajustar o foco. Nos smartphones, a dica é tocar com o dedo em diferentes lugares da tela, para alterar o objeto do foco.

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?
Desconto nesse link ao comprar online na Bee Câmbio »

 

4) Observe a luz

Fotografar é brincar com a luz, então você deve prestar muita atenção nisso. Cuidado para o objeto não ficar contra-luz, pois assim terá uma imagem escura (a não ser que queria uma foto de silhuetas). Desta forma, a dica básica é que a fonte de luz (sol, iluminação artificial, etc) deve estar sempre atrás do fotógrafo.

Preste atenção também às sombras no rosto da pessoa fotografada, isso é muito frequente dependendo da iluminação. Se observar alguma sombra que atrapalhe, peça para que a pessoa mude de posição.

 

5) Cuidado com o zoom

O zoom dos celulares em sua maioria é digital, o que significa que quanto mais você utilizá-lo, pior será a qualidade da imagem (ela ficará quadriculada). Por sua vez, as câmeras digitais costumam ter zoom óptico e digital, então cuidado para não ultrapassar o limite do zoom óptico. Então a dica é, se sua câmera não tem um bom zoom, aproxime-se o máximo do objeto a ser fotografado.

 

6) Vale a pena usar flash?

O flash é uma ótima ferramenta para a fotografia, mas para quem não sabe usá-lo corretamente, ele pode atrapalhar mais que ajudar. Porém, se você optar por utilizá-lo, uma dica é pesquisar qual o seu alcance, que é informado no manual de instrução da câmera.

Uma vez sabendo qual a distância máxima que ele alcança, não fique longe, fora da área de alcance), nem muito perto, para não estourar a imagem. Outra forma de usar o flash é durante o dia, quando há contra luz no objeto ou pessoa fotografada.

 

7) Use tripé ou apoio

Para garantir a qualidade da foto em situações com pouca luz, outra dica é utilizar um tripé, para evitar que a imagem fique tremida. Caso não tenha um, mantenha a mão sempre bem firme, ou busque algum apoio, como uma mureta, uma mesa, etc.

 

8) Cheque a resolução

Se você pretende imprimir a foto posteriormente, cheque sempre a resolução da câmera. De uma forma geral, há as opções de resolução baixa, média e alta. Você pode não notar a diferença no visor da câmera ou do celular, mas certamente perceberá na hora de ver na tela do computador, ou se desejar imprimir a foto.

 

9) Limpe a lente

Essa dica é importante para todo o tipo de câmera, mas principalmente para quem usa a do celular. Isso porque o celular é muito usado, toda hora tocamos nele e com o tempo a lente vai acumulando sujeira e gordura, o que pode deixar a foto embaçada e borrada. Então, use um algodão ou um tecido macio, como uma flanela, e limpe sempre a sua lente.

 

10) Edite as fotos

Antes de publicar ou imprimir a foto, faça uma edição (Veja também como criar efeito em fotos). Para quem fotografou pelo celular, hoje em dia existem diversos aplicativos de celular que funcionam como editor de fotos e ajudam a melhorar a qualidade da imagem, corrigindo pequenos defeitos.

Mas claro, a melhor opção é sempre utilizar o Photoshop. Se você ainda não sabe mexer no programa, há vários tutorias, cursos e aulas de fotografia digital sobre como como editar fotos no Photoshop.

 

Conclusão

Estas são algumas dicas básicas de fotografia, que podem ser aplicadas a qualquer tipo de câmera. Mas se você gosta de fotografar e quer ter sempre os melhores resultados, invista em você e estude. Há várias escolas de fotografia sobre como aprender Photoshop, algumas oferecem inclusive cursos de fotografia online, que te ajudarão a fotografar melhor, a ter um olhar mais apurado, etc.

De qualquer maneira, para aprender a fotografar bem é mais importante ter o olhar fotográfico e saber usar seu equipamento, do que a própria câmera em si. Claro que a qualidade da imagem conta, e muito, mas a criatividade e capacidade para editar as imagens estão em primeiro lugar.

Se ainda tiver dúvidas sobre dicas de fotografia, ou qualquer outra questão relacionada a melhorar suas fotos, deixe um comentário abaixo. Procuro sempre ajudar da melhor maneira possível, de acordo com minhas experiências ao redor do mundo 🙂

Até + !!!

Vai viajar? Comece a planejar sua viagem!

seguro viagem

Nunca se esqueça do Seguro Viagem! Além de ser obrigatório para entrar nos países da Europa, é essencial a contratação caso você tenha viagem marcada para qualquer lugar do mundo. Veja como o seguro me salvou na Alemanha, quando precisei de internação devido a uma infecção alimentar. Também precisei usar meu seguro viagem nos Estados Unidos, logo quando estava curtido uma das ilhas do Hawaii…acabei economizando R$ 2.000,00. Sem contar que auxilia quando há extravio de bagagem ou qualquer outro imprevisto. Utilize o comparador da Seguros Promo, que faz a pesquisa entre as melhores seguradoras para você economizar tempo e dinheiro. Por serem parceiros do blog, nós recebemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Ao contrário, leitores do blog ganham 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5. O pagamento pode ser feito em até 12 x no cartão, ou com + 5% off no boleto bancário!

celular no exterior

Saia do Brasil com internet 4G (Confira o comparativo entre os chips)

reserva de carros

Compare os melhores preços para alugar um carro na Rent Cars => Saiba mais

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Sobre Guilherme Tetamanti

Paulistano de 35 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Confira Também

Dicas para editar imagens e melhorar fotografias

Como criar efeitos para fotos que esbugalham os olhos

Você já ficou na expectativa de uma foto e quando foi ver ela estava péssima? …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *