sexta-feira , 23 / junho / 2017
Início / Europa / 11 dicas essenciais no planejamento de sua viagem para Grécia

11 dicas essenciais no planejamento de sua viagem para Grécia

A Grécia é um dos destinos de férias mais visitados do mundo. O país é um dos preferidos de quem deseja fazer uma viagem de lua de mel ou romântica, principalmente no verão, são turistas que buscam dicas de viagem para Grécia e suas maravilhosas praias e ilhas. Também atrai a quem gosta de história, mitologia e viaja para conhecer monumentos milenares e sítios arqueológicos.

Como possui muitos atrativos, quem está preparando uma viagem para Grécia acaba ficando em dúvida na hora de montar o roteiro. Quais são as melhores cidades da Grécia para turismo? Questões sobre clima e qual a melhor época para ir são outras perguntas que pairam na nossa cabeça. Para ajudar, preparei uma lista com 11 dicas de viagem para Grécia. Também comento sobre visto, vacinas e dou algumas dicas para se virar com o idioma grego.

Planeje sua viagem => Quanto custa o seguro viagem para a Europa?

Chip de celular na Europa: internet ilimitada com a EasySIM4U »

 

Dicas de viagem para Grécia

Dicas para férias na Grécia
A romântica Santorini.

Confira onze dicas da Grécia. As principais informações que você precisa para curtir suas férias com tranquilidade.

 

1) Quais cidades gregas visitar?

O roteiro pela Grécia vai depender do seu gosto. Para quem visita o país querendo aproveitar as praias e ilhas, os destinos mais visitados são Santorini, Mykonos e Ios, mas recentemente as Ilhas Jônicas ganharam evidência, principalmente Zakynthos e Cefalônia.

Já para quem quer conhecer os sítios históricos do país, as cidades que não podem faltar na lista são Atenas, Olimipia, Meteora, Creta e Cabo Sounion.

 

2) Passagens para Grécia

Dicas em blogs de viagem sobre a Grécia

O Brasil não tem voos diretos para a Grécia. É sempre necessário fazer alguma conexão, geralmente em alguma capital europeia. Entre as companhias aéreas que fazem este percurso estão TAP, Ibéria, AirFrance, KLM, entre outas. Muita gente aproveita a conexão para conhecer uma outra cidade.

A principal porta de entrada do país é Atenas. Então, mesmo quem não quer nem saber onde fica Atenas e deseja apenas visitar as ilhas gregas, tem que passar pela capital. De lá, o turista pode pegar um avião para o próximo destino. A maior parte das principais ilhas da Grécia tem aeroporto.

Outra opção é ir de barco, os chamados ferry boats, mas a viagem costuma ser bem mais longa.

 

3) Quando ir para Grécia?

Quando viajar para Grécia?

Para quem deseja aproveitar as praias gregas a melhor época para visitar a Grécia é entre maio e outubro, que são os meses mais quentes no país, inclusive as praias nos arredores de Atenas.

Se puder escolher marque sua viagem para junho ou setembro, quando a temperatura está bastante agradável e tem um menor fluxo de turistas. Já julho e agosto é altíssima temporada no país e fica tudo muito cheio e claro, mais caro.

Por sua vez, de outubro a abril, o clima na Grécia é frio e chuva, então não é a melhor época para quem deseja praia. Mas para quem vai apenas visitar Atenas e seus sítios históricos, a temperatura mais baixa não atrapalha o passeio.

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?
Desconto nesse link ao comprar online na Bee Câmbio »

 

4) Quais roupas levar na mala?

Dicas de viagem para Grécia
A famosa Navagio Beach, em Zakynthos.

Que tipo de roupa levar na mala vai depender do período que pretende visitar o país, e por quais cidades vai passar. Para quem vai viajar para Grécia no verão é importante levar roupas leves e confortáveis, porque o calor no país é intenso. O ideal para passear por Atenas e outros sítios históricos é o combo short, camiseta e tênis, pois para visitar os monumentos é uma opção muito confortável.

Para quem vai para as ilhas gregas, não esqueça dos biquínis/sungas, saídas de praia e vestidos. É muito importante usar também protetor solar, óculos escuros e chapéu, para se proteger o sol.

Por sua vez, no inverno as temperaturas caem bastante. Em Atenas as temperaturas neste período variam entre os 10° e 15° durante o dia, e 5° durante a noite. Se você for viajar nesta época, é bom levar botas, cassacos, gorros, entre outros itens para enfrentar o corpo.

 

5) Precisa de visto?

A Grécia integra a União Europeia (Tratado de Schengen) e desta forma, segue as mesmas regras que os demais países. Não é exigido visto para turistas brasileiros para viagens de até 90 dias, mas o passaporte deve ter pelo menos seis meses de validade.

Uma dica importante: muitas pessoas que visitam a Grécia, passam também pela Turquia, que exige visto. Então não se esqueça deste detalhe e se informe sobre os procedimentos para tirar o visto para a Turquia.

 

6) Vacinas são exigidas?

Para entrar na Grécia não é exigido nenhuma vacina específica, nem mesmo de febre amarela, como é comum se pensar.

 

7) Seguro viagem é obrigatório?

Dicas para turismo na Grécia
A Acrópole de Atenas.

Como a Grécia é integrante da União Europeia e, portanto, membro do Tratado Schengen, a mesma regra dos demais países europeus é válida. É obrigatório a contratação de um seguro viagem com assistência no valor mínimo de 30 mil euros para garantir atendimento médico por doenças ou acidentes caso necessário.

Leia mais => Entenda de vez como funciona o seguro viagem para Europa

 

8) Idioma falado na Grécia

O idioma oficial do país é o grego, mas não é difícil se comunicar durante a viagem, pois muitas pessoas falam inglês.

Uma dica para não se confundir e ficar perdido é sempre pesquisar como se escreve algumas palavras chaves do idioma e os endereços do local que pretende visitar no alfabeto grego.

Conheça algumas palavras e frases importantes em grego e aprenda o básico para se comunicar:

  • Bom dia: Kalimera
  • Boa tarde: Kalispera
  • Boa noite: Kalinixta
  • Olá: Iá
  • Até logo: tá leme
  • Sim: Né
  • Não: Óxi
  • Por favor: Parakalo
  • Não entendo: Den katalaveno
  • Não falo grego: Den milao elinika
  • Por favor, pode falar mais devagar?: Parakalo, milate pio argá?
  • Desculpa: Singnomi
  • Obrigado: Ef’rraristó
  • Fala inglês?: Milate angliká?
  • Fala espanhol?: Milate hispaniká?
  • Pode me ajudar? : Boris na me voithissis?
  • Onde fica o banheiro?: Pú ine i tualetes?
  • Quanto custa?: Posso kani?
  • Aceitam cartões de crédito?: Deheste pistotikes kartes?
  • Que horas são?: Ti ora ine?
  • Cuidado!: Prossorri!
  • Com licença, onde fica …?: Singnomi, poo ine?
  • Podemos ver o cardápio?: Boroume na doume ena menu?
  • Podemos pagar a conta?: Boroume na plirosoume?

 

9) Moeda utilizada na Grécia

Dicas da Grécia e suas ilhas

A moeda da Grécia é o euro, assim como nos demais países da União Europeia. Para quem está planejando uma viagem, é bom monitorar os preços e a cotação da moeda para comprar euros pagando mais barato.

 

10) Fuso horário:  Grécia e Brasil

A diferença entre os fusos-horários entre Grécia e Brasil varia de 4 a 6 horas, dependendo dos horários de verão do Brasil e de lá. Nos meses de maio e setembro, quando o horário de verão é vigente na Grécia, a diferença chega a 6 horas. Por sua vez, quando é horário de verão no Brasil, a diferença pode chegar a 4 horas.

Já em relação aos outros países europeus, o horário da Grécia é, na maioria dos casos, uma hora mais tarde.

 

11) Tomadas e rede elétrica na Grécia 

A corrente elétrica na Grécia é de 230 voltz AC e de 50 Hz. As tomadas são do tipo C e F, os mesmos modelos usados em Portugal. Caso seus aparelhos eletrônicos tenham outro tipo de tomada é bom providenciar um adaptador, aproveite para ler nosso artigo sobre tomadas pelo mundo.

Conhece a Grécia? Qual dica acrescentaria na lista? E para quem ficou com alguma dúvida, deixa sua pergunta nos comentários.

 

Confira os últimos artigos sobre a Grécia:

Vai viajar? Comece a planejar sua viagem!

seguro viagem

Nunca se esqueça do Seguro Viagem! Além de ser obrigatório para entrar nos países da Europa, é essencial a contratação caso você tenha viagem marcada para qualquer lugar do mundo. Veja como o seguro me salvou na Alemanha, quando precisei de internação devido a uma infecção alimentar. Também precisei usar meu seguro viagem nos Estados Unidos, logo quando estava curtido uma das ilhas do Hawaii…acabei economizando R$ 2.000,00. Sem contar que auxilia quando há extravio de bagagem ou qualquer outro imprevisto. Utilize o comparador da Seguros Promo, que faz a pesquisa entre as melhores seguradoras para você economizar tempo e dinheiro. Por serem parceiros do blog, nós recebemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Ao contrário, leitores do blog ganham 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5. O pagamento pode ser feito em até 12 x no cartão, ou com + 5% off no boleto bancário!

celular no exterior

Saia do Brasil com internet 4G (Confira o comparativo entre os chips)

reserva de carros

Compare os melhores preços para alugar um carro na Rent Cars => Saiba mais

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Sobre Guilherme Tetamanti

Paulistano de 35 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Confira Também

Dicas dos melhores pubs de Dublin

Dicas dos 10 melhores pubs de Dublin para agitar sua noite

Falou em Irlanda, pensou em pubs. Estima-se que existam cerca de 800 pubs (sem contar …

Um comentário

  1. SÔNIA AP Guetten Ribaski

    Para ir a Turquia não é necessário visto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *