Cadastre seu email para receber nossas atualizações!
Início / Categorias / Aluguel de Carros / Qual seguro contratar no aluguel de carros em viagens?

Qual seguro contratar no aluguel de carros em viagens?

Confesso que também acho difícil abrir mão do aluguel de carros durante minhas viagens. Claro, quando estou numa grande cidade como Paris ou Roma, onde o transporte público funciona bem, nem faz tanto sentido ter um veículo. Porém, em algumas situações, o carro nos dá muito mais liberdade para explorar diferentes passeios e descobrir lugares improváveis, sem ficar preso a horários de ônibus e excursões.

Mas na hora da locação sempre surge uma dúvida, é obrigatório contratar o seguro das locadoras? E qual tipo devo escolher? Para ajudar, preparei esse artigo com algumas dicas sobre como escolher o melhor seguro para carro alugado.

Leia também => Tudo o que você precisa saber para reservar carros pela internet

 

Tipos de seguro para carro alugado

É obrigatório contratar o seguro das locadoras?

Existem diversos tipos de seguro para carro alugado, e de um modo geral a própria locadora já inclui as coberturas mais simples na tarifa. Contudo, para sua segurança é sempre bom conferir quais são as coberturas oferecidas e caso não seja suficiente, contratar um outro seguro a parte. Não é obrigatório contratar o seguro das locadoras, mas isso não quer dizer que é aconselhável você ficar desprotegido. Confira os tipos de seguro:

 

Seguro CDW/LDW

O seguro CDW/LDW, ou seguro de proteção por danos ao veículo, garante sua tranquilidade contra roubo, furto, incêndio, perda total, danos e avarias causados ao veículo locado por colisões e acidentes. Com ele, em caso de uso do seguro, o locatário arca apenas com a franquia estabelecida no contrato. Este é o seguro que geralmente vem incluso nas tarifas de aluguel de carro. É preciso ficar atento, pois ele não cobre danos a terceiros.

 

Seguro LI (PAT)

Por sua vez, o seguro LI (PAT) inclui proteção contra danos materiais e pessoais causados a terceiros em razão de acidentes com o veículo locado. Mais uma vez, caso o seguro seja acionado, o locatário pagará somente o valor da franquia estabelecida em contrato.

 

Outros seguros

Há ainda alguns outros tipos de seguros indicados a pessoas que vão alugar carro em viagem. São eles o CPP (Seguro com cobertura pessoal), o PAE (Seguro de pertences pessoais) e o RSP (Assistência ao veículo plus). Eles te dão mais segurança, mas não são essenciais, principalmente para quem esta viajando com o orçamento apertado.

10 dicas para acertar na hora de alugar carros para viajar »

 

Seguro dos cartões de crédito

As operadoras de cartões de crédito oferecem como benefício aos seus clientes alguns tipos de seguro para carro alugado. Os mais comuns são o Visa Platinum Seguro Auto e Mastercard Platinum, mas diversas outras bandeiras também oferecem. Eles funcionam da seguinte forma: quando você paga o aluguel do carro com um cartão da bandeira, automaticamente ganha este seguro.

Entretanto, para esse seguro ser válido, você deverá recusar o seguro CDW/LDW ou cobertura similar oferecida pela locadora no contrato de aluguel do automóvel.

Vai viajar e ainda não contratou seu Seguro Viagem?

O Visa Platinum Seguro Auto cobre casos de danos por colisão, roubo, vandalismo e acidentes totais ou parciais. Por sua vez, o seguro de aluguel de carros Mastercard Platinumoferece cobertura para danos ao carro alugado causados por colisão com outro objeto, capotamento, roubo, vandalismo, fogo acidental e danos físicos causados por granizo, raios, inundação ou outras causas relacionadas ao clima.

 

O que fazer no caso de acidentes?

Contratado o seguro, surge outra dúvida: o que fazer no caso de acidentes? O procedimento para acionar o seguro vai variar de acordo com cada seguradora e do tipo de seguro. Então, caso precise acionar o seguro, o indicado é manter a calma e entrar em contato com o atendimento 24 horas da seguradora, que eles informarão o passo-a-passo para ativar a cobertura. Por isso mesmo é tão importante saber como usar o celular em viagem internacional.

 

Vale a pena contratar o seguro auto?

Evidentemente que sim, mesmo em países da Europa e Estados Unidos (Conheça as estradas mais bonitas dos EUA), que são mais seguros e a probabilidade de algo acontecer é bem menor. Mas, infelizmente acontece! Para não correr o risco de estragar seu passeio, primeiro verifique se o cartão de crédito que você usa oferece o benefício. Caso contrário, gaste um pouco a mais e não deixe de contratar o seguro, para evitar que a viagem termine com um grande prejuízo.

Também não deixe de conferir o comparativo dos melhores sites para alugar carros pela internet. Nesse artigo, falo sobre as duas principais empresas (especializadas em brasileiros) que comparam os preços entre todas as melhores locadoras ao redor do mundo.

Se ainda tiver dúvidas sobre qual seguro contratar ao alugar carros em viagens, ou qualquer assunto relacionado, deixe um comentário abaixo. É sempre um prazer poder te ajudar com minhas experiências 🙂

Até + !!!

Vai viajar? Comece a planejar sua viagem!

seguro viagem

Nunca se esqueça do Seguro Viagem! Além de ser obrigatório para entrar nos países da Europa, é essencial a contratação caso você tenha viagem marcada para qualquer lugar do mundo. Veja como o seguro me salvou na Alemanha, quando precisei de internação devido a uma infecção alimentar. Também precisei usar meu seguro viagem nos Estados Unidos, logo quando estava curtido uma das ilhas do Hawaii…acabei economizando R$ 2.000,00. Sem contar que auxilia quando há extravio de bagagem ou qualquer outro imprevisto. Utilize o comparador da Seguros Promo, que faz a pesquisa entre as melhores seguradoras para você economizar tempo e dinheiro. Por serem parceiros do blog, nós recebemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Ao contrário, leitores do blog ganham 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5. O pagamento pode ser feito em até 12 x no cartão, ou com + 5% off no boleto bancário!

celular no exterior

Saia do Brasil com internet 4G (Confira o comparativo entre os chips)

reserva de carros

Compare os melhores preços para alugar um carro na Rent Cars => Saiba mais

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Sobre Guilherme Tetamanti

Paulistano de 34 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Confira Também

Quanto custa o seguro viagem para a Europa?

Quem está planejando uma viagem para a Europa já deve ter percebido que o seguro viagem …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *