quinta-feira , 25 / maio / 2017
Início / Categorias / Fotografia / Vale a pena comprar uma câmera fotográfica profissional para viajar?

Vale a pena comprar uma câmera fotográfica profissional para viajar?

Quando estamos viajando queremos guardar cada detalhe, e a fotografia é sem dúvida a melhor forma de preservar as memórias daquela experiência. Afinal, tem coisa mais gostosa que rever as fotos de uma viagem? A cada imagem nos lembramos da hora que ela foi tirada, do espaço, das pessoas que estavam presentes, etc. É uma forma de eternizar o momento!

Assim, a câmera é um item indispensável na mala de um viajante. O que muita gente tem dúvida é sobre qual câmera levar. Dá para fotografar com celular? Devo comprar uma câmera compacta, GoPro ou câmera fotográfica profissional? Com tantas opções no mercado fica difícil escolher, então separei algumas dicas para você analisar, antes de decidir comprar uma câmera fotográfica para a viagens.

Leia também => 15 dicas para fotografar bem e melhorar fotos das viagens

 

Os tipos de câmera fotográfica

Comprar câmera fotográfica profissional para viajar

Não há um modelo ideal de câmera para viajar. Isso vai depender de quanto pretende gastar, do quanto ama fotografar, do estilo da viagem que costuma fazer, entre outros. Muita gente me pergunta se vale a pena comprar uma câmera fotográfica profissional, mas isto é uma escolha muito particular. Eu mesmo muitas vezes fotografo apenas com o celular!

As câmeras profissionais ou semi-profissionais exigem um investimento bem maior do que para comprar as compactas, mas por outro lado a qualidade é muito superior. Além disso, as câmeras profissionais são mais complexas de mexer, maiores e mais pesadas. Por isso, é muito comum as pessoas que não são apaixonadas pela fotografia, se arrependam da compra pela dificuldade de fotografar e de transportá-las durante a viagem.

Antes de optar por uma ou outra, leia tudo sobre fotografia, pesquise em blogs especializados em fotos e avalie bem quais são as vantagens e as desvantagens de cada tipo de câmera.

Saiba mais => Você gosta de fotografar a viagem ou viajar para fotografar?

 

Câmera Compacta

De uma forma geral, as câmeras compactas oferecem como vantagem: menor custo, o fácil manuseio, a portabilidade (são leves e pequenas), a discrição (você não chama tanto a atenção ao fotografar, principalmente de assaltantes) e preço mais acessível.

A melhor ferramenta (pgto em 10 x s/juros) para planejar suas viagens

Por outro lado, as câmeras compactas apresentam como desvantagem uma menor qualidade da imagem, a ausência das funções manuais (onde você controla foco, abertura, etc), a impossibilidade de trocar lentes e o delay entre apertar o obturador e gravar a imagem, o que dificulta tirar fotos em movimento.

 

Câmera Fotográfica Profissional

Entre as principais vantagens estão os controles manuais, a qualidade da imagem, a possibilidade de trocar de lente de acordo com cada ocasião, não apresentar delay, etc. Já entre as desvantagens estão o peso e o tamanho, a fragilidade, o difícil manuseio (que muitas vezes assusta um usuário amador) e o alto custo.

 

Câmeras de Ação

A famosa GoPro é a mais conhecida entre as câmeras de ação, ou actions cams. Elas foram criadas sobretudo para registrar a prática de esportes, imagens em movimento, o que tem tudo a ver com nossas viagens. Entre as vantagens estão o tamanho reduzido e a leveza, o que facilita o transporte, a grande resistência a impactos, o controle wi-fi e o fato de serem a prova d’água.

Por outro lado, as desvantagens estão na dificuldade de fotografar com pouca luz, e ausência de monitor, mas os modelos mais tops já trazem esse item como padrão. As câmeras de ação apresentam uma lente grande angular, o que pode ser uma vantagem ou desvantagem, dependendo do tipo de foto que pretende fazer.

Recomendo => Os melhores programas e aplicativos para edição de fotos

Independente do tipo de câmera, na hora de escolher qual comprar é importante avaliar o seu perfil e ficar atento a alguns pontos:

1) Tamanho

Na hora de escolher uma câmera, avaliar o tamanho é muito importante. Afinal você vai ficar dias carregando ela de cima para baixo. Além disso, uma câmera muito grande pode ocupar um bom espaço na mala ou mochila, ou ainda exigir que seja levada em uma bolsa separada. O que para quem está fazendo um mochilão pode ser um transtorno na hora de se deslocar de um lugar para outro.

2) Peso

O peso é outro fator essencial para se avaliar na hora de escolher uma câmera. Isso porque, como você irá carrega-la durante toda a sua viagem, o peso pode atrapalhar seus deslocamentos, contribuir para o excesso de peso nas bagagens, etc. Então, se for comprar uma câmara para levar em viagens, opte por modelos mais leves.

3) Controles Manuais

Para quem gosta de câmeras que tenham controles manuais, como de abertura e velocidade do obturador, a melhor opção sem dúvida são as câmeras profissionais e semi-profissionais. Poucas câmeras compactas apresentam esses itens.

 

Conclusão

Decidiu qual é a câmera ideal para você? Bom, opções não faltam no mercado, mas antes de comprar pesquise muito! Consulte blogs e sites de fotografia, converse com fotógrafos experientes e avalie bem qual o seu perfil para fazer uma escolha consciente.

De qualquer maneira, para aprender a fotografar bem é mais importante ter o olhar fotográfico e saber usar seu equipamento, do que a própria câmera em si. Claro que a qualidade da imagem conta, e muito, mas a criatividade e capacidade para editar as imagens, estão em primeiro lugar.

Se ainda tiver dúvidas sobre qual câmera comprar, ou qualquer outra questão relacionada à fotografia, deixe um comentário abaixo. Procuro sempre ajudar da melhor maneira possível, de acordo com minhas experiências ao redor do mundo 🙂

Até + !!!

Vai viajar? Comece a planejar sua viagem!

seguro viagem

Nunca se esqueça do Seguro Viagem! Além de ser obrigatório para entrar nos países da Europa, é essencial a contratação caso você tenha viagem marcada para qualquer lugar do mundo. Veja como o seguro me salvou na Alemanha, quando precisei de internação devido a uma infecção alimentar. Também precisei usar meu seguro viagem nos Estados Unidos, logo quando estava curtido uma das ilhas do Hawaii…acabei economizando R$ 2.000,00. Sem contar que auxilia quando há extravio de bagagem ou qualquer outro imprevisto. Utilize o comparador da Seguros Promo, que faz a pesquisa entre as melhores seguradoras para você economizar tempo e dinheiro. Por serem parceiros do blog, nós recebemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Ao contrário, leitores do blog ganham 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5. O pagamento pode ser feito em até 12 x no cartão, ou com + 5% off no boleto bancário!

celular no exterior

Saia do Brasil com internet 4G (Confira o comparativo entre os chips)

reserva de carros

Compare os melhores preços para alugar um carro na Rent Cars => Saiba mais

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Sobre Guilherme Tetamanti

Paulistano de 35 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Confira Também

Dicas para editar imagens e melhorar fotografias

Como criar efeitos para fotos que esbugalham os olhos

Você já ficou na expectativa de uma foto e quando foi ver ela estava péssima? …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *