quarta-feira , 23 / agosto / 2017
Cadastre seu email para receber nossas atualizações!
Início / Europa / Portugal / Como ir do aeroporto do Porto ao centro: transfer, metrô, ônibus ou táxi?

Como ir do aeroporto do Porto ao centro: transfer, metrô, ônibus ou táxi?

Dicas e sugestões de como ir do aeroporto do Porto para o centro histórico desta cidade em Portugal. Transfer, metrô, taxi e ônibus. Onde encontrar?

Adoro viajar de avião. Todos rezam para não cair as máscaras. Desejo uma despressurização para experimentar. Meu terapeuta sabe disso. Informa que essa corrida desesperada por novidades é um traço de personalidade. Minha mãe é a única a dizer que isso é loucura. Tento um equilíbrio entre o terapeuta e mãe em outras situações bizarras de minha vida.

Planeje sua viagem => Dicas de bons hotéis em Porto, Portugal

Entenda de vez como funciona o seguro viagem para Europa »

 

Aeroporto do Porto: Francisco Sá Carneiro

Como ir do aeroporto ao centro de Porto / Portugal

O aeroporto do Porto possui um site que informa de tudo. Chegada, partida, check in, alfândega, dúvidas sobre transporte de líquidos, quanto dinheiro levar, bagagem, direitos, animais, crianças. Pense em alguma dúvida. Veja o site que a resposta está lá.

O nome do aeroporto do Porto é Francisco Sá Carneiro e sua sigla é OPO. Fica na região de Maia, mais ao norte do Porto, longe do centro histórico, são mais de 20 km de distância e precisará planejar seu transporte. É isso que vou sugerir, opinar, escolher, pesquisar, instigar e facilitar sua vida ao máximo, prezado leitor.

Se corre 10 km por dia, nesse momento isso não te facilita em nada. Adorei essa frase! Por que as pessoas ficam postando quantos km correm por dia? A vontade de correr é diferente para cada um. Existe uma “febre” sobre a necessidade de correr. Perceberam isso? É quase que uma autoafirmação da sexualidade. Isso me assusta porque não corro, e não poder fazer alguma coisa me apavora.

Caminho quase todos os dias no Parque Vicentina Aranha em São José dos Campos, São Paulo. As pessoas passam correndo. Passam correndo. Um dos motivos da caminhada é para não estressar. Me estresso a cada um que passa por mim correndo. Acelero meu passo. Aqueles que correm e quase nem saem do lugar, consigo ultrapassar. Os maratonistas perco de vista. Termino a caminhada e faço yoga no quarto. À noite entro no Facebook para xeretar a vida dos amigos. Os que correm, estão lá postando que correram. Estresso. Penso em fazer uma pesquisa online. Quem sabe alguém me presenteia com uma resposta bem convincente, que não seja apenas para amaciar o ego. Conviver neste mundo é demais para mim.

Se “ficar no modo espera” no aeroporto do Porto, evite questionamentos parecidos com meus pensamentos. Sendo sincera: evite a neura! Esquisitice custa caro. 

Dica: Visite os serviços turísticos disponíveis no aeroporto.

 

Como ir do aeroporto do Porto para o centro?

Como ir do aeroporto do porto para o centro
Foto: Alegna13, via Wikimedia Commons.

Sou sincera, nunca desci no aeroporto do Porto. Sempre pego um voo até Lisboa e vou de trem até o Porto. Adoro trem. Durmo no trem. Como no trem. Converso e interrogo as pessoas no trem. Descubro dicas de onde passear nesses interrogatórios. Estou, sem sucesso, me ponderando quanto aos interrogatórios. Mas é traço de personalidade.

Isso que relato a seguir,  NÃO aconteceu no trem. Foi numa loja SOFISTICADA. Puxei papo com uma pessoa que estava sentada na poltrona ao lado. Desculpem-me exaltar o tom de voz, leitor. Mas lembrem-se que as pessoas nem sempre aparentam o realmente são.

Um jovem rapaz sentado ao meu lado experimentando tênis. Eu experimentando o meu. Sozinha e querendo uma opinião. Puxei papo. Fiz que não sabia pronunciar Le Coq Sportif. Não sou mineira, “mas como pelas beiradas”. Acreditam que o rapaz, jovem e simpático, era um traficante de drogas? Me confessou seu nome, dos filhos, família e onde morava em Portugal. Jovem, simpático, mencionei o elegante? Após término do interrogatório descobri seu ofício. Foi a pergunta final. O que faz? Fiquei branca. Como ele fez isso comigo? Eu super simpática e dei opinião nos tênis dele. Devo ter medo? Perguntei com medo, pois minha sinceridade é traço de minha personalidade. Ele respondeu: Você é uma pessoa de confiança. Como assim? Acabei de conhecer o cara!

Por um tempo fiquei com mania de perseguição, e nem confessaria o acontecido para a psicóloga do Hospital Santa Maria de Lisboa. Minha neura de perseguição era por interrogar um traficante. Vai que vou presa? Vai que chamam a CIA? Fui revistada pela CIA na expo, mas isso é história para outro momento. Enfim, descobri que conhecer as pessoas, por meio de interrogatório, é algo interessante e perigoso, mas continuo fazendo. É traço de minha personalidade.

Vai viajar e ainda não contratou seu Seguro Viagem?

Falávamos de que mesmo? De eu adorar comboio e não conhecer o aeroporto do Porto. Cheguei no aeroporto e aí? Como faço para ir até o centro do Porto? Por isso, vou listar todas as opções com links para os sites oficiais. Faça sua pesquisa de preço e horário.

 

Transfer do aeroporto do Porto ao centro

Primeiro, verifique se sua agência de viagem ou hotel reservado não oferece este serviço. Se não forem gratuitos, os preços oferecidos diretamente pelo hotel ficam mais barato. Isso não é um fato! Então, pesquise.

Os serviços da Alliance4drive são oferecidos em grande parte do mundo. Indica país, partida, destino, escolhe o carro. O “cara” segura uma “plaquinha” com seu nome. Te espera a qualquer hora. Nem precisa ter o endereço, ele saberá para onde te levar. Também oferecem serviços de tours.

Dica: Não faça a reserva pelo site, entre em contato por e-mail, pois fica um atendimento mais personalizado. Solicite outras opções por agências de viagens.

 

Táxi do aeroporto do Porto ao centro histórico

Táxis do Aeroporto do Porto, Portugal
Foto: 69joehawkins, via Wikimedia Commons.

Em Portugal existem as páginas amarelas, é muito usada. Pesquise de tudo neste site. Em minha opinião, os serviços prestados pelas páginas amarelas são mais seguros.

A empresa de táxi Valongo é uma excelente opção, pois é sediada na cidade do Porto. Oferecem vários tipos de serviços:

  • Marcação ou imediato
  • Serviço porta-a-porta
  • Serviço com espera
  • Transfers
  • Atendimento personalizado
  • Transporte de crianças

 

Saindo do aeroporto e indo de ônibus ao centro do Porto

Transporte do Aeroporto do Porto, Portugal
Foto: giokai421, via Wikimedia Commons.

A STPC é o site oficial dos ônibus com horários e preços. São 3 linhas de ônibus disponíveis com saídas e chegadas do aeroporto.

Faça tours turísticos de ônibus pela cidade do Porto. Vale a pena fazer, pelo menos, uma sugestão de tour do site da STPC. Ganha-se tempo!

 

Metro no aeroporto do Porto

Metro Aeroporto, no Porto, Portugal
Estação do metro Aeroporto | Foto: Kanakari at German Wikipedia, via Wikimedia Commons.

Esta é a melhor opção em minha opinião. No site do metro do Porto, você poderá encontrar todos os horários de funcionamento.

A estação chamada Aeroporto é a estação final da linha E, que liga a região do aeroporto até a Estação Estádio do Dragão, passando pelas estações Trindade e Casa da Música. Poderá pesquisar qual a estação mais próxima de seu hotel.

Dica: compre o passe chamado Andante Tour, válido por 24 horas e que custa 7 euros. Válido por 72 horas, custa 15.

Que tal baixar as rotas turísticas do metro do Porto em pdf no celular? Use todos os seus créditos do Andante Tour!

Transfer do Aeroporto ao centro do Porto
Foto: Ymblanter, via Wikimedia Commons.

Saber o horário de funcionamento do metro do Porto é importante não somente para chegar ao centro histórico do Porto, mas para outros passeios. 

Dica: Ao chegar do aeroporto no hotel, deite no chão e eleve as pernas. Use a parede como apoio e forme um ângulo de 90 graus por 5 minutos. Isso faz bem para a circulação e diminui as dores para os dias seguintes. Professora de yoga que me ensinou.

 

Tax-free Portugal

Pensei primeiro como finalizar este artigo antes mesmo de começá-lo. Foram as primeiras palavras que escrevi. Por quê? Porque a grande maioria esquece na empolgação. Exceto uma amiga, que inclusive esteve no Porto comigo. É nosso direito como turista.

O reembolso do IVA é um item importante. Quantas pessoas esquecem de pedir o tax-free durante as compras? Penso que muitas e me incluo. Existem algumas regras importantes de saber antes de chegar lá. Onde encontrar as respostas de seus direitos? No site do aeroporto do Porto! Fiquei fã desse site! E da “Vida em Movimento”, slogan do metro de Porto, também.

Espero que tenham gostado! Não se esqueça de deixar seu comentário com dúvidas ou sugestões à respeito.

 

Leia os últimos artigos publicados sobre Portugal:

Vai viajar? Comece a planejar sua viagem!

seguro viagem

Nunca se esqueça do Seguro Viagem! Além de ser obrigatório para entrar nos países da Europa, é essencial a contratação caso você tenha viagem marcada para qualquer lugar do mundo. Veja como o seguro me salvou na Alemanha, quando precisei de internação devido a uma infecção alimentar. Também precisei usar meu seguro viagem nos Estados Unidos, logo quando estava curtido uma das ilhas do Hawaii…acabei economizando R$ 2.000,00. Sem contar que auxilia quando há extravio de bagagem ou qualquer outro imprevisto. Utilize o comparador da Seguros Promo, que faz a pesquisa entre as melhores seguradoras para você economizar tempo e dinheiro. Por serem parceiros do blog, nós recebemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Ao contrário, leitores do blog ganham 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5. O pagamento pode ser feito em até 12 x no cartão, ou com + 5% off no boleto bancário!

celular no exterior

Saia do Brasil com internet 4G (Confira o comparativo entre os chips)

reserva de carros

Compare os melhores preços para alugar um carro na Rent Cars => Saiba mais

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Sobre Patricia Gujev

Sou uma pessoa que, atualmente, busca sempre uma reconexão com o mundo. Por ora desconecto e me isolo. Professora com mais de 15 anos em sala de aula, hoje apenas direciono os estudos em cursos EAD (Educação à Distância). Ora alguma aprendizagem mútua presencial. Deixei de ser funcionária pública estável para mudar um pouco o foco. Investi tempo e dinheiro. Escrever aconteceu sem muito direcionamento. Apenas uma possibilidade. Me permite estar e estudar a qualquer tempo. Escrever me permite ler. E, por ora, gosto disso! Alguns anos a frente talvez mude o foco. Viajar faz parte da busca incansável de sentir e conhecer o que desconheço.

Confira Também

Roaming de celular na Europa

Roaming internacional de celular na Europa: Vivo, Tim, Claro e Oi

Ninguém quer fazer uma viagem para o exterior e ficar sem telefone e acesso à …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *