sexta-feira , 23 / junho / 2017
Início / Categorias / Planejamento / Como fazer e contratar um seguro viagem internacional?

Como fazer e contratar um seguro viagem internacional?

Vantagens de contratar seguro viagem internacionalPassagens compradas, roteiro definido, malas prontas! Mas aí você se lembra que esqueceu de fazer um seguro viagem internacional. É normal e você não é a única pessoa a deixar isso para a última hora, infelizmente é um comportamento de nós brasileiros. Apesar de ser um item essencial no planejamento de uma viagem, muita gente esquece ou não dá o seu devido valor.

É verdade que na maioria das viagens voltamos para casa sem utilizá-lo (ainda bem), mas viajar sem um seguro pode causar grandes transtornos. Então, nada de tentar economizar e fugir do seguro!

Em minha vida de viajante, já passei por muitas situações e com o tempo fui entendendo os macetes para contratar um seguro viagem. No início ficava com muitas dúvidas, hoje sei qual seguro é mais indicado para cada tipo situação, quais as coberturas essenciais, quando devo contratar um tipo ou quando devo contratar outro. Para te ajudar a escolher o mais indicado para sua viagem, preparei este post com várias dicas de como contratar um seguro viagem internacional.

Vantagens de contratar um seguro de viagem + 5% de desconto »

 

Vale a pena fazer seguro viagem?

Muitas pessoas ainda questionam se vale a pena contratar um seguro viagem. Neste caso, só há uma resposta: sim! O primeiro motivo é que ele é obrigatório para entrar em muitos países, mas mesmo para os que não são, é uma questão de segurança. Você não quer que, depois de preparar todos os detalhes sua viagem, seu roteiro, de escolher os hotéis, os passeios, comprar as passagens, juntar centavo por centavo para a viagem, algo dê errado né? Mas imprevistos podem acontecer e neste caso é sempre melhor estar bem preparado para lidar com eles!

 

Como contratar o melhor seguro viagem?

O primeiro passo para escolher qual o seguro viagem mais adequado, é pesquisar quais são as exigências para entrar no país de destino. Alguns países, como os europeus que aderiram ao Tratado de Schengen (Veja com mais detalhes como funciona o seguro viagem para Europa), têm como exigência uma cobertura de assistência médica de no mínimo 30 mil euros.

Melhor seguro viagem para Europa

Entre os países mais visitados que aderiam ao acordo estão: a Alemanha, a Áustria, a Bélgica, a Dinamarca, a Eslováquia, a Espanha, a França, a Grécia, a Holanda, a Itália, Letônia, Portugal, a República Tcheca, a Suíça, entre outros países da União Europeia. Por sua vez, outros países têm outros tipos de exigências e é preciso saber quais para não ter problemas na hora de entrar no país. Em alguns casos, se você não cumprir a exigência, pode ser deportado ou ter sua entrada dificultada.

Além da assistência médica, cujo valor vai depender do país que visitar, vale a pena acrescentar alguns itens na cobertura de seu seguro, como repatriação e serviço funerário que são essências em um seguro. Outras coberturas importantes são: cobertura de extravio de bagagem, cobertura em caso de cancelamento de viagem, assistência jurídica, assistência odontológica, não ter franquia, atendimento 24hs em sua língua, entre outros.

Esta lista vai variar de acordo com seu perfil e suas necessidades pessoais, como por exemplo, caso pratique esportes radicais (que inclui ski, ou seja, nem precisa ser tão radical assim), com coberturas especiais para este tipo de atividade. Portadores de doenças crônicas devem solicitar uma cobertura ampla na área de saúde, que inclui doenças pré-existentes. Caso contrário, se tiver uma crise durante a viagem, o seguro não cobrirá os custos para seu atendimento. Idosos ou grávidas também devem atentar para suas condições e montar um seguro mais completo. Entre vários outros detalhes, que podem variar de viajante para viajante e de destino para destino.

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?
Desconto nesse link ao comprar online na Bee Câmbio »

 

Seguro viagem do cartão de crédito

Seguro viagem gratuito pelo cartão de crédito

Outra dúvida muito comum é se vale a pena contratar o seguro viagem gratuito de cartão de crédito. A resposta é depende do destino. Isso porque na maioria das vezes o seguro viagem oferecido pelas empresas de cartão de crédito é bastante limitado. Então, temos que pesquisar bem o que ele oferece e quais são as condições (ler todas as letrinhas pequenas dos contratos) para saber bem quais são as necessidades de sua viagem, e assim avaliar se ele é vantajoso para você ou não.

Muitas vezes pode até sair mais barato no momento da contratação, mas caso realmente precise do seguro durante a viagem, pode ter uma grande dor de cabeça. A dica é, se for optar por um destes seguros, leia com muita atenção a apólice e o contrato, para evitar surpresas futuras.

Leia também => Vale a pena usar o seguro viagem gratuito dos cartões?

 

Como utilizar o seguro viagem internacional?

Quando estiver viajando, mantenha sempre junto com você (em seus documentos por exemplo) os dados do seguro, imprima sua apólice e os telefones internacionais da seguradora que deve ligar em caso de emergência. Algumas seguradoras aceitam inclusive chamadas a cobrar. Caso precise, basta ligar para este número e pedir as instruções de como proceder. Vale também tirar foto de tudo e deixar em seu email.

No caso de assistência médica, alguns seguros trabalham com uma rede credenciada. Então, eles te informarão quais hospitais e clínicas você deve procurar em caso de emergência. Já em outros, você poderá buscar auxilio em seu local de preferência e depois solicitar o reembolso. Nestes casos, guarde todos os documentos relativos ao atendimento e fique atento às datas! Sem os documentos que comprovem os gastos, você não terá seu dinheiro reembolsado. Saiba que nem todos os seguros funcionam no sistema de reembolso, como expliquei no artigo As diferenças entre “seguro viagem” e “assistência viagem”.

Como fazer seguro viagem internacional

Eu já viajo há um bom tempo, e sempre que estou planejamento minha viagem faço a cotação de seguro viagem em diversas seguradoras. Ao longo do tempo aprendi que é possível contratar seguro viagem barato e com uma ampla cobertura, basta pesquisar. A corretora que mais confio e tenho optado por seus produtos é a Seguros Promo (CLIQUE para ganhar 5% de desconto, ou insira o cupom QUEROVIAJARMAIS5), pois eles oferecem uma grande variedade de seguros, fazendo a cotação de uma vez só em diversas seguradoras, que atendem todos os tipos de viajantes, conseguindo assim os melhores preços do mercado.

Seguradoras Seguros Promo

Uma das principais vantagens é que você efetua a cotação e a compra pela internet, sua apólice chega em seu e-mail, tudo sem precisar sair de casa, com toda praticidade do mundo. O que já alivia muito aquela correria pré-viagem.

Acho que ficou claro que não há uma receita de bolo, nem uma regra exata para escolher qual o melhor seguro de viagem para você. Isto sempre vai depender do destino de sua viagem e de qual o seu perfil. A dica é sempre avaliar as coberturas, o valor cobrado e as vantagens e desvantagens de cada seguro para entender qual se encaixa melhor no seu estilo de viagem. Mas o mais importante é nunca, nunca mesmo, viajar sem estar segurado.

Na hora de fazer a compra, não deixe de pesquisar na Seguros Promo. Os seguros viagem oferecidos por suas seguradoras credenciadas sempre me atendem, independente do meu destino. São várias opções, com diferentes tipos de cobertura, que atendem o perfil de diversos viajantes. E o melhor, com o preço justo!

Se ainda tiver dúvidas sobre como contratar seguro viagem internacional, como fazer, como comprar, deixe um comentário abaixo, terei o maior prazer em responder 🙂

Até + !!!

Vai viajar? Comece a planejar sua viagem!

seguro viagem

Nunca se esqueça do Seguro Viagem! Além de ser obrigatório para entrar nos países da Europa, é essencial a contratação caso você tenha viagem marcada para qualquer lugar do mundo. Veja como o seguro me salvou na Alemanha, quando precisei de internação devido a uma infecção alimentar. Também precisei usar meu seguro viagem nos Estados Unidos, logo quando estava curtido uma das ilhas do Hawaii…acabei economizando R$ 2.000,00. Sem contar que auxilia quando há extravio de bagagem ou qualquer outro imprevisto. Utilize o comparador da Seguros Promo, que faz a pesquisa entre as melhores seguradoras para você economizar tempo e dinheiro. Por serem parceiros do blog, nós recebemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Ao contrário, leitores do blog ganham 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5. O pagamento pode ser feito em até 12 x no cartão, ou com + 5% off no boleto bancário!

celular no exterior

Saia do Brasil com internet 4G (Confira o comparativo entre os chips)

reserva de carros

Compare os melhores preços para alugar um carro na Rent Cars => Saiba mais

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Sobre Guilherme Tetamanti

Paulistano de 35 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Confira Também

Seguro no aluguel de carros em viagens

Qual seguro contratar no aluguel de carros em viagens?

Confesso que também acho difícil abrir mão do aluguel de carros durante minhas viagens. Claro, …

8 Comentários

  1. Maria das Graças do Nacimento

    Olá! Estou com viajem programada para Setembro. Portugal e França, é minha primeira viajem internacional e muitas dúvidas sobre seguro viajem já q sou hipertensos com 62 anos. Não tenho problemas com ja q é controlada.Mas não tenho a menor ideia q é q tipo é como contratar esse tipo de serviço e como proceder. Vi seu post é gostei da maneira como vc explicou. Pode me ajudar?

  2. Boa tarde Guilherme, gostei bastante das suas dicas. Eu e meu marido faremos uma viagem para EUA em dezembro/2016 e estamos cotando os seguros. Cotei na Real Seguros e vi a seguradora Assist-card, porém em pesquisas na internet, vi muitos comentários ruins sobre esta seguradora.
    Gostaria de saber qual você costuma utilizar e se já teve algum problema com esta empresa.

    • Oi Aline,

      Eu nunca usei a Assist Card. O que eu sempre faço é pesquisar no Reclame Aqui (Link direto com as avaliações da Assist Card).

      Essas empresas de seguro são gigantescas, e raramente não possuem reclamações. Ainda mais por trabalharem com um público que está passando por apuros. O que eu procuro analisar é se a empresa resolve os problemas dos clientes. No caso, todas foram atendidas!

      Eu já usei muitas, Sulamerica, GTA, etc. Sempre tomo esse cuidado de pesquisar a seriedade deles!

      Espero que ajude 🙂

      • Obrigada pelo retorno! Ainda não nos decidimos por qual seguradora contratar. Esta Assist Card, pelo que li oferece assistência viagem e não seguro, por isso os preços são bem menores.
        Li o seu post falando sobre a diferença entre assistência e seguro, mas ainda assim estou em dúvida, afinal o custo é bem diferente de um pro outro! rs

        • Boa, tem que fazer essas pesquisas mesmo! Depois que comecei a contratar seguro viagem, faço a comparação entre esse custo x o valor total da viagem. A porcentagem é tão pequena, que parei de ficar controlando tanto esse gasto!

  3. Bianca da Veiga Araujo

    Boa tarde, Guilherme!
    Estou planejando uma viagem pela Europa de aproximadamente 40 dias em Janeiro e Fevereiro de 2017, quatro semanas fazendo um curso de intercambio de espanhol em Barcelona ou Madrid e aproveitando pra conhecer cidades vizinhas no tempo livre e dez dias na Itália.
    Qual tipo de seguro eu devo contratar pra esse tipo de viagem?
    Fiz a cotação nos sites que você indicou, o Assegure sua viagem e o Real seguro viagem, mas não consegui identificar qual o melhor seguro para mim.

    Desde já agradeço a atenção.

    • Oi Bianca, você leu esse artigo onde falo sobre o seguro obrigatório para Europa?

      Na Real Seguro, quando você faz a cotação, há uma separação por continentes. Todos que aparecem servem para o destino informado. Como aparecem vários, de diferentes operadoras, eu geralmente escolho o que oferece maior valor para as coberturas.

      Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *