Cadastre seu email para receber nossas atualizações!
Início / Categorias / Dinheiro / Como empreender na internet para se tornar um nômade digital

Como empreender na internet para se tornar um nômade digital

Você já teve vontade de largar tudo e sair viajando pelo mundo? Cansou do estilo de vida tradicional, onde você passa seus dias trancafiado em um escritório de paredes cinzas, nos congestionamentos da cidade e fica só sonhando com o seu fim de semana ou férias?

Provavelmente você já passou por isso, e ficou se perguntando: como existem pessoas que passam a maior parte do seu tempo viajando, como elas conseguem juntar dinheiro para isso, mesmo não sendo ricas? Será que é possível eu mudar meu estilo de vida e conseguir viajar mais e trabalhar menos?

Descubra as 4 estratégias para você criar o negócio dos seus sonhos »

 

Em busca de um novo estilo de vida

Como empreender na internet para se tornar um nômade digital

O que muita gente não sabe é que está nascendo um novo estilo de vida! Pessoas que nunca se adaptaram ao método de trabalho engessado vigente, têm buscado alternativas para encontrarem flexibilidade no trabalho, e conquistar mais tempo para fazer o que de fato as deixam felizes, seja viajar, ficar com a família, praticar esportes, etc. Este novo estilo de vida tem sido chamado de nomadismo digital!

Quando tive contato com as primeiras pessoas que resolveram seguir este estilo de vida, fiquei encantando e me identifiquei muito. Por isso, resolvi pesquisar mais para entender como os chamados nômades digitais vivem, e como fazer para conseguir me tornar um.

Foi então que descobri. Ao contrário do que muita gente pensa, eles não ficam por aí rodando o mundo só fazendo turismo. A realidade é bem diferente! Os nômade digital trabalha (e geralmente não é pouco), mas mudou a maneira como encara a vida profissional, e passou a buscar alternativas para poder trabalhar de forma mais flexível, e de qualquer lugar.

Isto só é possível porque hoje, com a tecnologia, é possível trabalhar remotamente ou gerenciar um negócio de qualquer parte do mundo, bastando para isso ter um computador e boa conexão com a Internet.

A maior parte destas pessoas resolveu investir no que é chamado de empreendedorismo digital. Elas buscam formas de gerar renda com a internet, seja através de produção de conteúdo, consultorias e negócios virtuais, ou apenas usando a internet como sua ferramenta de trabalho, através de trabalhos remotos.

Estes empreendedores formam uma comunidade que cresce a cada ano, de profissionais que têm interesse em criar negócios online. Além disso, ter mais tempo para fazer as coisas que gostam e ficar com as pessoas que amam e, principalmente, conquistar liberdade financeira, geográfica e de tempo.

 

O que de fato é o empreendedorismo digital?

O empreendedorismo digital nada mais é que o desenvolvimento de um modelo de negócio para oferecer um produto ou serviço através de um meio digital, e claro, obter lucro com ele. Existem diversas formas de fazer isso. Uma delas é desenvolver um produto ou serviço próprio, baseado em seus conhecimentos prévios e habilidades, e depois vendê-lo pela internet.

Para comercializá-lo, você pode fazer de diversas formas, como através de lojas virtuais, sites, blogs, links patrocinados, entre outros. Se você não tiver um produto ou serviço próprio, outra possibilidade é vender produtos de terceiros. Nesse caso, você se tornar parceiro ou afiliado de empresas e profissionais que você conhece e confia, comercializa para o seu público através do seu blog, lista de e-mails ou até comprando tráfego em outros sites.

O melhor, é que sendo um empreendedor digital, você não fica preso a um espaço único para atuar, ganhando mobilidade e a chance de poder trabalhar de qualquer lugar do mundo.

 

Analisando as possibilidades

O cenário é muito animador, dá vontade de começar a empreender agora, eu sei! Contudo, antes de sair por aí tentando empreender, é necessário fazer uma pesquisa de mercado para saber escolher em qual nicho atuar. Não basta ter uma ideia na cabeça, por melhor que ela seja, pois isso não é sinônimo de uma boa oportunidade de negócios.

Vai viajar e ainda não contratou seu Seguro Viagem?

Antes, é necessário fazer uma pesquisa de viabilidade do negócio, checando se há um nicho de mercado para o produto ou serviço que você deseja comercializar. Ainda, se há pessoas dispostas a pagar por esse produto ou serviço, e se o volume de vendas será suficiente para gerar lucro, compensando o trabalho realizado. Assim, estará validando ou não o seu negócio!

Na hora de fazer sua escolha, é importante que você opte por áreas que goste e domine, não apenas aquelas que no momento estão dando mais retorno financeiro. Não adianta nada atuar na área da moda, se você não entende nada do assunto. Por exemplo, qual o sentido de promover produtos fitness, se você nunca entrou em uma academia ou praticou esportes? Desta forma, você dificilmente conseguirá produzir conteúdo e produtos de qualidade, para atrair e manter seus clientes.

Além disso, ninguém consegue trabalhar por muito tempo com o que não gosta. E lembre-se, você está mudando de estilo de vida, justamente para conseguir se dedicar ao que ama de verdade.

 

Empreender na internet dá dinheiro fácil?

Há um mito que circula por aí de que é fácil e rápido ganhar dinheiro na internet. As pessoas acham que basta criar um blog ou loja virtual, que o retorno será imediato. Porém, é muito importante saber, antes de investir em qualquer tipo de negócio, que ganhar dinheiro como empreendedor digital é possível sim, mas ao contrário do que muita gente pensa, não é fácil e muito menos rápido.

Empreender na internet exige muita disciplina, persistência e dedicação para você conseguir retorno financeiro com este trabalho. É preciso conquistar um público fiel e ganhar a sua confiança plena, para aí sim, conseguir comercializar algum produto ou serviço.

Além disso, manter esse público é um desafio diário, sendo essencial ter a consciência de que conquistar confiança na internet é muito difícil. Ao mesmo tempo é fácil perdê-la, bastando uma informação errada ou um produto ruim, que todo o seu trabalho e credibilidade serão colocados em xeque.

Portanto, uma dica importante é, nunca ofereça produtos só porque eles te darão uma boa comissão, sem antes avaliar sua qualidade. Isso pode ser um tiro no pé de qualquer empreendedor digital, uma vez que se o cliente não gostar, ele perderá a confiança em você e nunca mais acreditará em suas indicações.

 

E quais são os prós e os contras?

Antes de optar pelo estilo de vida nômade e investir no empreendedorismo digital, é necessário saber que como tudo, ele tem pontos positivos e pontos negativos. O primeiro passo é entender que um nômade digital não está simplesmente fazendo turismo. Ele pode sim estar em um outro país ou cidade, mas tem seus compromissos profissionais. Então, é necessário ter muita disciplina para conseguir cumprir suas obrigações.

Há ainda a imprevisibilidade do mercado, com momentos com muitos trabalhos ou vendas, e outros de baixa. E por fim, para os que optem por cair na estrada, você estará longe de sua casa e de sua família na maior parte do tempo. É essencial ser desapegado para saber lidar com a saudade, e alguns momentos de solidão, caso embarque nessa sem companhia.

Do outro lado estão os pontos positivos, que para mim superam e muito os negativos! O primeiro, sem dúvida é a liberdade de poder trabalhar de onde quiser e a hora que quiser, sem a necessidade de bater ponto e tendo o mundo como seu escritório.

Além disso, com o tempo você aprenderá a viver com menos e a perceber quantos itens e hábitos desnecessários carregava com você. E talvez o mais desejado, é o fato de não precisar aguardar as férias para viajar e poder estar sempre em contato com outras culturas. Essa, sem dúvida, é uma das experiências mais enriquecedoras que um indivíduo pode ter.

 

Como se tornar um empreendedor digital

Para conquistar seu espaço, ter sucesso no empreendedorismo e assim conquistar a tão sonhada vida de nômade digital, como em qualquer outra área, o estudo é fundamental. É necessário pesquisar, ler, fazer cursos e se debruçar sobre temas como o empreendedorismo, nomadismo, sobre o nicho de mercado que pretender atuar, etc.

Por isso, antes de investir tempo neste tipo de negócio e optar por este estilo de vida, leia cases de sucesso e fracasso (lembre-se que também aprendemos com o erro dos outros), converse com pessoas que têm mais experiência nesta área, leia relatos e dicas de quem já atua na área, etc.

Nunca se esqueça que é importante ficar atento, isso porque você encontrará de tudo na internet. Há materiais de ótima qualidade, mas também existem outros péssimos, que vendem uma ilusão e que só farão com que você perca seu tempo e dinheiro.

Duvide de promessas para ganhar dinheiro fácil. Elas atraem diversas pessoas, mas o conteúdo do material geralmente é fraco e enganoso. O fato é que somente com muito estudo e consciência dos reais desafios que você enfrentará, será possível obter sucesso como empreendedor digital.

Como trabalhar pela internet
Entrevista com Marcus Lucas sobre meus negócios digitais.

Sempre pesquisei sobre o nomadismo e empreendedorismo digital, porque me identifico com este estilo de vida. Viajar é a minha verdadeira paixão! Porém, dentre tudo o que já vi e li, o que mais me ajudou, dando um impulso real para criar coragem e correr atrás do eu desejava para minha vida, foi a palestra gratuita Descubra as 4 estratégias Estranhas para Você Criar o Estilo de Vida e o Negócio Automatizado dos Seus Sonhos.

O material foi produzido pelo Marcus Lucas, fundador do Libertação Digital. O Marcus é um dos primeiros nômades digitais brasileiros, palestrante do TEDx e criador de diversos materiais para ajudar novos empreendedores. Além de muito informativa, com um conteúdo consistente, a palestra é inspiradora e nos incentiva a ir em busca do que nos faz feliz.

Se quiser ir mais afundo no assunto, pode assistir a entrevista que dei ao Marcus Lucas, contando como foi minha experiência após entrar para seu Clube Privado. Caso tenha interesse em participar, você precisará cadastrar seu email nos formulários localizados num desses dois links acima.

E aí, se convenceu em tentar a vida como nômade digital?

Até + !!!

Vai viajar? Comece a planejar sua viagem!

seguro viagem

Nunca se esqueça do Seguro Viagem! Além de ser obrigatório para entrar nos países da Europa, é essencial a contratação caso você tenha viagem marcada para qualquer lugar do mundo. Veja como o seguro me salvou na Alemanha, quando precisei de internação devido a uma infecção alimentar. Também precisei usar meu seguro viagem nos Estados Unidos, logo quando estava curtido uma das ilhas do Hawaii…acabei economizando R$ 2.000,00. Sem contar que auxilia quando há extravio de bagagem ou qualquer outro imprevisto. Utilize o comparador da Seguros Promo, que faz a pesquisa entre as melhores seguradoras para você economizar tempo e dinheiro. Por serem parceiros do blog, nós recebemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Ao contrário, leitores do blog ganham 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5. O pagamento pode ser feito em até 12 x no cartão, ou com + 5% off no boleto bancário!

celular no exterior

Saia do Brasil com internet 4G (Confira o comparativo entre os chips)

reserva de carros

Compare os melhores preços para alugar um carro na Rent Cars => Saiba mais

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Sobre Guilherme Tetamanti

Paulistano de 34 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Confira Também

Valor do euro hoje para compra

Melhores sites e aplicativos para ver a cotação do dólar e euro hoje

Uma das maiores preocupações quando estamos planejando uma viagem internacional, é a cotação do dólar turismo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *