quinta-feira , 20 / julho / 2017
Início / Categorias / Fotografia / Como criar efeitos para fotos que esbugalham os olhos

Como criar efeitos para fotos que esbugalham os olhos

Você já ficou na expectativa de uma foto e quando foi ver ela estava péssima? Olho esbugalhado ou vermelho, sem foco, enquadramento ruim, etc. Isso acontece quando o fotógrafo não tem muita experiência ou o equipamento utilizado não é de boa qualidade. Mas nem tudo está perdido, muitas vezes a imagem pode ser editada e através de alguns efeitos para fotos conseguimos melhorar sua qualidade.

Obviamente que não é o ideal, mas sempre é possível melhorar as fotografias. Mesmo que a foto esteja incrível, tecnicamente perfeita, todos os fotógrafos amadores e profissionais utilizam programas para editar as imagens, com a intenção de destacar suas qualidades, e assim criar efeitos para esbugalhar os olhos de quem vê. Pensando nisso, decidi escrever esse artigo com minhas dicas para melhorar fotografias.

Leia também => 15 dicas para fotografar bem e melhorar fotos das viagens

 

Como criar efeitos para fotos?

Como criar efeitos para fotos

Como tirar fotos boas é uma dúvida frequente de quem ainda não tem muita experiência com fotografia, seja para tirar fotos de pessoas ou fotos da natureza. Um dos segredos das belas imagens de paisagens que você vê em seu Instagram, Facebook ou blogs de viagem, é certamente devido ao poder da edição. Dominando algumas técnicas e conhecimentos, é possível alterar diversos fatores e melhorar muito a qualidade da imagem, sem deixa-la com um aspecto artificial.

Na hora de colocar efeitos em fotos há uma grande variedade de programas disponíveis. O mais famoso, claro, é o Photoshop, mas existem outras opções mais simples e disponíveis até mesmo em aplicativos de celular para edição de fotos, como Snapseed (meu preferido) Fotor, SmartPhoto, Photo!Editor, e vários outros que ajudam a melhorar a qualidade final da foto.

 

1) Controlar o brilho

Para fotos muito escuras ou muito claras a dica de edição é controlar o brilho. É possível clarear uma foto escura com facilidade (e bons resultados) através das ferramentas de edição, mas de uma forma geral, as fotos estouradas (com excesso de luz) são mais difíceis de editar.

No Snapseed, por exemplo, usar o efeito HDR com moderação, traz novamente à vida uma foto escura e que estava aparentemente perdida.

 

2) Controlar o contraste

É importante controlar também o contraste de luz e sombras da imagem. Então, faça testes aumentando e diminuindo o nível do contrates para ver qual a melhor opção para a sua fotografia.

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?
Desconto nesse link ao comprar online na Bee Câmbio »

 

3) Controle de cor

Já percebeu que uma foto as vezes está “desbotada”? Ou puxando muito para o azul, vermelho ou outra cor? É possível alterar isto com o controle de cor, alterando a saturação e a temperatura da foto. As fotos que puxam para o azul, têm uma temperatura de cor mais fria. Por sua vez, as mais avermelhadas são as chamadas fotos mais quentes.

Não existe um certo ou errado, isso vai depender do gosto de cada um. Contudo, em redes sociais como o Instagram, notei que o número de curtidas e comentários tende a ser maior quando a foto é predominantemente azul, uma praia paradisíaca, lago ou algo assim.

 

4) Recortar a imagem

Outra das dicas de fotografia para melhorar fotos é recortar a imagem. Através da ferramenta de corte é possível tirar do campo do enquadramento algum item que polua ou atrapalhe a composição da foto. No entanto, é importante tentar manter sempre a proporção original da imagem, principalmente se você for imprimir a foto posteriormente. Uso essa regra para as fotos que publico aqui no blog.

Já para as redes sociais, hoje prefiro usar fotos na vertical, pois ocupam mais espaço na timeline dos seguidores. Isso também aumenta a interação e engajamento das publicações. Para isso, recorto muitas das fotos que tirei pensando nos artigos.

 

5) Controle da nitidez

A nitidez da foto é um dos fatores que mais altera a qualidade da imagem. Na maior parte dos programas de edição de imagens, há ferramentas de controle de nitidez, onde é possível aumentar e diminuir os níveis. Tome muito cuidado para não aumentar muito o nível e começar a aparecer ruídos, que são uns pontinhos coloridos na imagem.

Também é possível fazer o contrário. Por exemplo, se o céu de uma foto está muito pixelizado, ou seja, com muitos pontos aparentes, eu diminuo a nitidez dessa área para deixar a imagem mais limpa.

 

6) Filtros e efeitos em fotos

Como colocar efeitos em fotos é outra dúvida recorrente. Através dos programas e aplicativos de edição é possível colocar vários efeitos, como os famosos filtros. Através deles é possível desfocar ou distorcer uma parte da imagem, alterar a cor, entre outros efeitos.

A edição das imagens pode ajudar a melhorar muito a qualidade, mas não faz milagres! A melhor forma de ter uma boa fotografia é tomar cuidado na hora de fotografar. É necessário pensar no enquadramento, luz, no fundo, ter atenção com o foco, entre outros fatores que interferem na qualidade final.

Leia também => Vale a pena comprar uma câmera profissional para viajar?

 

Conclusão

Fotografar é uma delícia e sem dúvida é a melhor forma de guardar as recordações de uma viagem. Para aprender a fotografar bem é necessário estudar e praticar. Então, leia sobre o tema, faça cursos e tenha sempre uma câmera com você, afinal nunca saberemos quando a inspiração vai chegar ou quando vamos nos deparar com uma imagem que vale a pena ser eternizada.

Se ainda tiver dúvidas sobre como criar efeitos para fotos, ou qualquer outra dúvida relacionada à fotografia, deixe um comentário abaixo. Para mim é sempre um prazer tentar ajudar através de minhas experiências 🙂

Até + !!!

Vai viajar? Comece a planejar sua viagem!

seguro viagem

Nunca se esqueça do Seguro Viagem! Além de ser obrigatório para entrar nos países da Europa, é essencial a contratação caso você tenha viagem marcada para qualquer lugar do mundo. Veja como o seguro me salvou na Alemanha, quando precisei de internação devido a uma infecção alimentar. Também precisei usar meu seguro viagem nos Estados Unidos, logo quando estava curtido uma das ilhas do Hawaii…acabei economizando R$ 2.000,00. Sem contar que auxilia quando há extravio de bagagem ou qualquer outro imprevisto. Utilize o comparador da Seguros Promo, que faz a pesquisa entre as melhores seguradoras para você economizar tempo e dinheiro. Por serem parceiros do blog, nós recebemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Ao contrário, leitores do blog ganham 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5. O pagamento pode ser feito em até 12 x no cartão, ou com + 5% off no boleto bancário!

celular no exterior

Saia do Brasil com internet 4G (Confira o comparativo entre os chips)

reserva de carros

Compare os melhores preços para alugar um carro na Rent Cars => Saiba mais

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Sobre Guilherme Tetamanti

Paulistano de 35 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Confira Também

Blogs, sites e artigos especializados em fotografia

Vale a pena comprar uma câmera fotográfica profissional para viajar?

Quando estamos viajando queremos guardar cada detalhe, e a fotografia é sem dúvida a melhor …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *