quinta-feira , 25 / maio / 2017
Início / Categorias / Aprender Inglês / 5 dicas sobre como aprender inglês sozinho e rápido

5 dicas sobre como aprender inglês sozinho e rápido

Um grande número de pessoas deseja aprender inglês pelas mais diversas razões. Seja para ter acesso a livros que ainda não foram publicados no Brasil, ter um bom nível de inglês para viagem ao exterior, para aumentar as chances de empregabilidade ou apenas por que desejam expandir seus conhecimentos e interagir com outras pessoas.

São muitas as possibilidades.

Contudo, em determinadas situações realmente possuímos maior urgência em aprender inglês em virtude de boas oportunidades que surgem com “prazo de validade” em nossa vida.

Leia também => É possível aprender inglês com cursos online?

Ebook grátis => Dicas para romper as barreiras do inglês

Pode ser uma proposta de emprego para trabalhar em um país estrangeiro onde você tem apenas 4 meses para aprender inglês, seja por que você vai se submeter a alguma entrevista ou exame no fim do ano ou por que você precisa ministrar um curso ou palestra em inglês e possui pouco tempo de preparação.

Como aprender inglês sozinho e rápido quando o tempo não é nosso aliado? Se você quer saber como falar inglês fluentemente em pouco tempo, confira as minhas cinco melhores dicas.

 

1) Esteja em contato diário com o inglês

Como aprender inglês sozinho e rápido

Se você tem pouco tempo para aprender inglês (menos de 12 meses), é preciso criar um plano de estudo mais rigoroso onde o seu aprendizado e contato com o idioma seja diário e intensivo.

Não adianta fazer apenas aulas de inglês grátis pela internet e estudar 3 vezes por semana acreditando que você está aprendendo inglês.

O seu aprendizado ocorre fora do curso, seja ele presencial ou online.

Leia diariamente textos em inglês, escute lições e diálogos, se você pega trânsito aproveite para ouvir podcasts, assista seriados com áudio e a legenda em inglês e se esforce ao máximo para se familiarizar com o idioma.

 

2) Escute primeiro, fale depois

Um grande erro que muitas pessoas que estão começando a estudar cometem é querer falar logo em inglês. Contudo, em nosso processo de aprendizado primeiro precisamos escutar para depois falar.

Quando você era criança teve que escutar várias vezes os adultos se comunicando e repetindo constantemente a mesma frase ou palavra até você internalizar e poder repetir.

O inglês para iniciantes é a mesma coisa. Você tem que realizar o mesmo processo que fazia quando criança. Escute atentamente e observe como as pessoas falam e no contexto em que as palavras estão inseridas.

Vai viajar e ainda não contratou seu Seguro Viagem?

De preferência escute áudios acompanhados de textos. Isso vai lhe ajudar a compreender como determinadas palavras são pronunciadas. Por isso hoje em dia é tão importante e prático aprender inglês online, seja com música, filmes, séries, sites de conversação em inglês via Skype como o Preply e até mesmo escutar rádios online (Veja lista de rádios ao redor do mundo no Radios.com.br).

Lembre-se: nós só falamos aquilo que conhecemos (ouvimos).

 

3) Aprenda frases e não palavras

Pela internet e em muitos cursos tradicionais existem listas de palavras em inglês, contendo o nome dos animais, das cores, as 500 palavras mais comuns etc.

Esqueça essas listas de palavras…

Aprenda frases completas. A vantagem de aprender frases é que você estará:

  • Aprendendo mais de uma palavra ao mesmo tempo;
  • Contextualizando aquelas palavras e percebendo o sentido que elas exprimem dentro do texto e;
  • Se familiarizando com as estruturas dos textos em inglês.

Anote e revise todas as frases que você for aprendendo. Com o passar do tempo você vai juntando as frases quase que naturalmente e em algum momento estará falando inglês com certa naturalidade.

 

4) Leia textos e escute áudio

Uma das melhores maneiras de aprender inglês é lendo textos e escutando o áudio do respectivo texto. Deste modo, você saberá como determinada palavra/frase deve ser pronunciada.

Num primeiro momento não se preocupe em avaliar o significado de cada palavra. Apenas leia o texto acompanhando o áudio.

Se seu nível de inglês for básico, comece lendo textos pequenos e vá se permitindo ler textos maiores a medida que for aprimorando seu aprendizado.

Uma boa dica é ler um livro em inglês e acompanhar o audiobook do mesmo livro também em inglês. Você pode definir como meta ler uma ou duas páginas por dia. Um serviço que recomendo para audiobooks é o Audible da Amazon. No site da Amazon você pode adquirir os livros e eBooks em inglês.

Leia um mesmo texto várias vezes ao dia por vários dias! Lembre-se que você quer aprender inglês rápido, por isso seu estudo deve ser intenso.

 

5) Como aprender inglês sem estudar inglês

Ninguém precisa transformar o estudo de um novo idioma em um sacrifício. Afinal, se o aprendizado do inglês for encarado desta maneira você só estará se boicotando e dando desculpas para adiar seus estudos.

Aprender inglês não precisa ser chato!

Aprenda assistindo seriados. Comece vendo o episódio com o áudio em inglês e a legenda em português para você entender o que se passa naquele episódio. Depois assista o mesmo episódio com o áudio em inglês, mas agora com a legenda também em inglês. Seu objetivo é criar associações entre o que você já sabe que vai acontecer e os diálogos que estão sendo expostos. E por fim, assista o episódio apenas com o áudio em inglês, mas sem a legenda.

Se você assistir um episódio por dia e realizar essas três etapas, ao fim de algumas temporadas seu vocabulário e sua compreensão oral serão enormes.

Se você gosta de vídeo games pode convidar seus amigos para uma partida onde o jogo está todo em inglês. Escute um álbum em inglês e acompanhe cada música com a letra.

Transforme o aprendizado do inglês em um hobby, uma tarefa divertida e prazerosa de ser realizada.

Fazer um curso online também é uma maneira mais dinâmica e interativa para aprender em poucos meses. Acredite, estudar inglês online funciona e vale a pena!

Se você seguir essas 5 dicas, ao longo de alguns meses fique certo de que estará falando fluentemente e com um bom desempenho para encarar os desafios pelos quais você precisa passar.

Mãos à obra!

Como aprender inglês sozinho

Vai viajar? Comece a planejar sua viagem!

seguro viagem

Nunca se esqueça do Seguro Viagem! Além de ser obrigatório para entrar nos países da Europa, é essencial a contratação caso você tenha viagem marcada para qualquer lugar do mundo. Veja como o seguro me salvou na Alemanha, quando precisei de internação devido a uma infecção alimentar. Também precisei usar meu seguro viagem nos Estados Unidos, logo quando estava curtido uma das ilhas do Hawaii…acabei economizando R$ 2.000,00. Sem contar que auxilia quando há extravio de bagagem ou qualquer outro imprevisto. Utilize o comparador da Seguros Promo, que faz a pesquisa entre as melhores seguradoras para você economizar tempo e dinheiro. Por serem parceiros do blog, nós recebemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Ao contrário, leitores do blog ganham 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5. O pagamento pode ser feito em até 12 x no cartão, ou com + 5% off no boleto bancário!

celular no exterior

Saia do Brasil com internet 4G (Confira o comparativo entre os chips)

reserva de carros

Compare os melhores preços para alugar um carro na Rent Cars => Saiba mais

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Sobre Guilherme Tetamanti

Paulistano de 35 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

3 Comentários

  1. Leiam sobre esse curso muito bom

  2. Guilherme!

    Vc fez o curso de inglês do Jerry? Recomenda ele para quem tem pouca fluência?
    Obrigada

    • Oi Ana,

      Sim, o curso é voltado exatamente para quem não tem fluência. Conheço quem está por trás do curso, claro além do Jerry, e não indicaria aqui no blog se não tivesse certeza da qualidade!

      Tem que praticar, não tem jeito 🙂

      Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *