Cadastre seu email para receber nossas atualizações!
Início / Américas / América do Sul / Brasil / Comidas típicas do Maranhão e restaurantes em São Luís e região

Comidas típicas do Maranhão e restaurantes em São Luís e região

As principais comidas típicas do Maranhão contam um pouco da história do lugar. Criada a partir da influência que diversos povos exerceram na cultural local, a culinária maranhense é única e cheia de sabores.

Fiz este artigo com o objetivo de mostrar um pouco da cozinha e trazer os principais pratos típicos maranhenses. A seguir, também dou dicas de bons restaurantes em São Luís, e outras localidades, para você saber onde comer a melhor da gastronomia típica do Maranhão.

Planeje sua viagem => Encontre as melhores ofertas de hotéis no Maranhão

Zarpo Viagens: pacotes, resorts e hotéis com os melhores preços »

 

Principais comidas típicas do Maranhão

Comida típica maranhense
Arroz do mar do restaurante Casa de Juja.

Os ingredientes e modos de preparo utilizados na culinária do Maranhão foram herdados dos portugueses e indígenas. Também tem um toque de alguns costumes africanos e franceses. É mais suave do que comidas nordestinas de outros estados. Como sou nutricionista, não pude deixar de notar também que a comida maranhense tem alguns elementos bastante saudáveis.

Como qualquer culinária nordestina, os peixes, frutos do mar, a carne de sol e a galinha caipira estão presentes na maior parte dos pratos da cozinha maranhense. Além disso, os vários ingredientes provenientes da mandioca e do milho também têm papel importante.

No entanto, as receitas de comidas típicas do Maranhão são únicas e você só encontrará aqui. Saiba o que você não pode deixar de provar em seu roteiro por São Luís e Lençóis Maranhenses.

 

1) Arroz de cuxá

Arroz de Cuxá: comida típica do Maranhão
Arroz de cuxá com pescada amarela, comida típica maranhense.

O cuxá é uma mistura feita a partir da vinagreira, uma hortaliça de sabor azedo trazida pelos africanos. Também vai camarão seco, gergelim e outros temperos, que são incorporados ao arroz para dar origem a uma das comidas mais tradicionais do Maranhão. É preciso acertar na proporção do cuxá e do arroz para ter um sabor equilibrado!

Uma curiosidade que muitos não sabem é que a vinagreira é a folha da planta hibiscus sabdariffa. É a mesma que origina as flores utilizadas no chá de hibisco, bem popular devido as suas grandes propriedades nutricionais e medicinais. Vale lembrar que não é a mesma flor de hibisco que estamos acostumados a ver nos jardins. Esta espécie é tóxica para o consumo.

 

2) Caranguejo

O que comer no Maranhão

O Maranhão é um dos melhores lugares do Brasil para comer caranguejo e não podia ser diferente. O Estado detém uma das maiores áreas de mangue do Brasil, habitat destes animais, especialmente da espécie uçá. É no Maranhão que está 85% dos manguezais de toda região Norte-Nordeste.

Além da tradicional caranguejada, patolas e casquinha de caranguejo, este crustáceo também é utilizado como recheio de uma receita bem típica: a torta maranhense. Trata-se de uma massa feita com ovos batidos, não vai farinha.

 

3) Camarão

Pratos típicos do Maranhão

O camarão seco ou fresco, do menor ao filé, é presente na cozinha maranhense de diversas formas. Cada polo de turismo do Maranhão tem uma especialidade e prepara de uma maneira. Na região de São Luís o destaque é para a famosa torta de camarão maranhense, mesma receita já citada no caranguejo.

 

4) Frutas típicas do Maranhão

Comidas típicas do Maranhão
Doces com frutas típicas do Maranhão: creme de buriti, mousse de cupuaçu e mousse de bacuri.

No Maranhão, localizado na divisa do Nordeste e do Norte do Brasil, você pode encontrar frutas deliciosas. Caju, cajá, graviola, jaca, jenipapo, açaí juçara. São muitas opções! Não deixe de aproveitar sua estadia no Maranhão para experimentar as várias preparações à base das mais variadas frutas nativas da região. Destaco as três frutas mais populares nas comidas maranhenses, que não podem ser achadas facilmente em outro local do país:

 

Buriti

Frutas típicas do Maranhão

Proveniente das palmeiras que inspiraram Gonçalves Dias na poesia Canção do Exílio, o buriti é uma frutinha com grande valor para o Maranhão. Com suas fibras é feito diversos produtos de casa, decoração, além de bolsas e acessórios. Sua polpa de cor amarela intensa e sabor exótico é amplamente utilizada em sucos, doces e licores. É riquíssima em betacaroteno, que se transforma em vitamina A no corpo. Por isso, é uma proteção natural contra os raios solares.

 

Cupuaçú

Gastronomia maranhense
Foto: Pedro Spoladore, via Wikimedia Commons.

No Maranhão também se encontra o cupuaçu, que é nativo da Amazônia. O fruto parente do cacau é famoso por seu sabor única e suas propriedades nutricionais. Sua polpa de cor clara tem de sabor marcante, um pouco azedinho, mas dá origem a sucos e doces deliciosos.

 

Bacuri

Culinária maranhense
Foto: Hellen Perrone, via Wikimedia Commons.

Uma fruta típica da região Amazônica de polpa branca. Não deixe de experimentar o suco de bacuri, que costuma ser feito com leite e não com água. É delicioso! Além disso, sorvetes, cremes e outras preparações à base da fruta são muito populares nos restaurantes do Maranhão.

 

5) Doce de espécie

Doces típicos do Maranhão
Foto: Esse Mundo é Nosso.

Este doce é típico de Alcântara, município localizado bem na frente de São Luís. Herdada dos portugueses de Açores, a receita é similar a um bombocado. O doce de espécie é composto por uma massa à base de leva farinha de trigo e manteiga recheada com uma cocada mole.

Se não der tempo de ir até Alcântara conhecer suas ruínas e experimentar o tradicional doce de espécie, esta comida típica maranhense também pode ser encontrada na Casa das Tulhas, em São Luís.

 

6) Bolo de arroz maranhense

Também conhecidos popularmente como orelha de macaco, os bolinhos maranhenses são doces e feitos com o grão de arroz crú. São fritos no óleo de coco babaçu, típico da região e bem mais saudável para frituras.

 

7) Beiju de tapioca

Receitas típicas do Maranhão
Foto: Anizio da Silva, via Wikimedia Commons.

A tapioca é o amido extraído da mandioca, também chamada de macaxeira e aipim. A farinha mais fina é utilizada para fazer o beiju, a tapioca popular em todo o Brasil. Aproveite sua estadia no Maranhão para experimentar o típico beiju de tapioca nordestina. A receita do Maranhão é bem molhadinha e servida enrolada. Pode ter vários recheios, mas o mais tradicional é com leite de coco e coco ralado fresco.

O beiju é facilmente encontrado no café da manhã dos hotéis ou em barraquinhas na rua. Se for para Lençóis Maranhenses, não deixe de comer um beiju de tapioca nas barraquinhas no interior do Parque, onde os veículos estacionam. São preparadas de forma bem tradicional, no carvão. Foi simplesmente a melhor tapioca, juntamente com o melhor café, que experimentei. Uma tapioca com cafezinho preto custou R$ 4,00.

 

8) Bolo de tapioca salgado

Bem diferente do item acima, o bolo de tapioca do Maranhão é uma preparação salgada que lembra um pão. É feito com a tapioca granulada – ou tapioca caroço, como é chamada pelos nativos, que é a farinha mais grossa. Também contém leite e ovos na massa e o gosto lembra um pouco do pão de queijo.

A farinha de tapioca caroço também é utilizada em bolos doces, como o bolo de tapioca com macaxeira.

Vai viajar e ainda não contratou seu Seguro Viagem?

 

9) Tiquira

Bebidas típicas do Maranhão
Bebidas típicas do Maranhão: tiquira e cachaça maranhense.

Além das várias cachaças maranhenses, que costumam ter caranguejos dentro e outras coisas, o Maranhão tem uma bebida única: a tiquira.

É uma aguardente proveniente da mandioca, normalmente de cor lilás. Pode ser encontrada incolor, mas as receitas costumam ter folhas de tanja (tangerina) ou cristal violeta. Por mais estranho que pareça, estas substâncias além de dar cor, trazem benefícios para a saúde.

A tiquira é originária dos índios da Amazônia e é a bebida típica do Maranhão. Também é a mais genuinamente brasileira. Isto porque é feita com a mandioca, que é nativa do Brasil. Já a cachaça, vem da cana de açúcar, produto trazido para cá pelos portugueses.

 

10) Guaraná Jesus

Bebidas do Maranhão
Foto: Fernando4545, via Wikimedia Commons.

O famoso refrigerante cor-de-rosa não poderia ficar de fora da lista. O Guaraná Jesus, que de guaraná não tem nada, é um dos maiores ícones do Maranhão. Esta bebida maranhense, bem doce, com gostinho de chiclete, antes só podia ser apreciado em sua terra natal.

Apenas no Pará e Tocantins era possível achar o Guaraná Jesus. Atualmente, a Coca-Cola, detentora da marca, comercializa a bebida em todo o Brasil. Mesmo assim, em São Paulo, o refrigerante Jesus é encontrado apenas em sessões de produtos importados e é bem mais caro. Portanto, os fãs de refrigerante não podem deixar de provar quando estiverem no Maranhão.

 

Onde comer comidas típicas do Maranhão?

Agora que você já conhece as comidas tradicionais do Maranhão, saiba onde experimentar o melhor da cozinha maranhense. Cito abaixo restaurantes que provei e aprovei, divididos por localidade.

 

Restaurantes em São Luís

Existem boas opções de restaurantes em São Luís para apreciar o melhor da cozinha maranhense. Confira algumas sugestões de lugares na capital:

 

Casa de Juja

Cozinha do Maranhão
A bela decoração da Casa de Juja.

Além de poder experimentar as melhores comidas maranhenses preparadas por quem entende do assunto, jantar na Casa de Juja é uma experiência única.

O atêlie gastronômico da culinarista Ana Lula, apelidada de Juja pelas netas, é também a sua casa. O ambiente é pequeno, com capacidade para até 55 pessoas, mas muito gracioso e intimista. Super bem decorado.

Para apreciar uma das receitas de Juja, é preciso escolher o cardápio e reservar com pelo menos quatro horas de antecedência. Tudo isso para dar tempo de garantir os ingredientes, que são frescos. Praticamente tudo que é utilizado nos pratos da Casa de Juja é comprado no dia.

 

Restaurante Senac

Restaurantes em São Luís do Maranhão
Tartelle de bacuri do Restaurante Senac.

Por ser o restaurante-escola do Senac, possui cozinha super equipada e profissionais muito bem preparados. O atendimento é impecável, a comida de qualidade e o preço justo.

Em sistema de buffet ou à la carte, é uma ótima opção para conhecer a comida do Maranhão. Especialmente às quintas-feiras, que é dia de comida nordestina. Nos outros dias, o restaurante localizado no centro Histórico de São Luís tem buffet executivo, frutos do mar, feijoada ou culinária japonesa. Consulte antes a programação.

Os valores do buffet de R$42,00 a R$55,00 no almoço, das 12 às 15 horas. Também funciona no jantar, somente por serviço à la carte, das 19h00 às 23h00.

 

Feijão de Corda

Aqui você pode experimentar os pratos mais famosos da típica culinária nordestina. São diversas opções de pratos à base de carne de sol ou camarão, como o camarão na moranga. Tem duas unidades: na avenida Litorânea e no Bairro Olho D’agua. O ambiente do Restaurante Feijão de Corda, pelo menos na unidade Olho D’agua, é super gostoso e aconchegante, especialmente as mesas do lado de fora.

 

Restaurantes em Barreirinhas, Lençóis Maranhenses

Em Barreirinhas, cidade base para conhecer os Lençóis Maranhenses também se come muito bem. O município tem mais infraestrutura, comparado a Santo Amaro, outra opção de estadia perto do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Isto significa que também abriga ótimos restaurantes com a melhor culinária nordestina, típica do Maranhão. Confira algumas sugestões.

 

A Canoa

Culinária do Maranhão
O camarão no abacaxi do restaurante A Canoa.

Restaurante localizado no calçadão à beira do rio Preguiças. É uma boa pedida para jantar, relaxar e curtir a noite, especialmente nas mesas do deck. Nos finais de semana, o calçadão é animado, tem até música ao vivo rolando.

O proprietário do restaurante A Canoa (Link no Google) é um chefe francês, que sabe muito bem trazer os melhores ingredientes da cozinha típica maranhense em preparações com um toque da culinária francesa. O carro chefe é o camarão no abacaxi, receita criada pelo chefe que além de deliciosa é linda.

 

Bambaê

Localizado atrás da Pousada Encantes do Nordeste, o Restaurante Bambaê é uma joia escondida. O ambiente é muito gostoso, em meio a natureza exuberante do Maranhão, às margens do Rio Preguiça.

 

Restaurante do Hotel Gran Lençóis Flat Residence

Restaurantes em Barreirinhas, Maranhão

O restaurante localizado no deck do Hotel Gran Lençóis é uma boa opção para comer em meio a natureza. Lá você pode degustar as melhores comidas típicas maranhenses com uma vista incrível para o Rio Preguiças. O cardápio é assinado pelo chef francês do restaurante A Canoa.

 

+ Dicas de restaurantes nas praias do Maranhão

Abaixo trago outras sugestões de restaurantes, localizados em algumas praias do Maranhão.

 

Tia Tereza, em Raposa

O Tia Tereza (Link do Google) é uma opção para comer o típico peixe maranhense no município de Raposa, bem próximo a São Luís. Após fazer o passeio de barco pelas Fronhas Maranhenses, aproveite para almoçar em um dos restaurantes em Raposa. São várias opções de peixe como a anchova e a pescada amarela acompanhados de farofa, pirão, arroz e vinagrete.

 

Cabana do Peixe, na Praia de Caburé

Uma boa opção para comer na Praia de Caburé, ponto final do passeio de lancha voadeira que sai de Barreirinhas e passa por Mandacaru. Pé na areia, é ideal para relaxar e apreciar comida típica do Maranhão. A especialidade do Cabana do Peixe é o camarão grelhado.

Você tem alguma sugestão de restaurante? Alguma comida típica do Maranhão que eu não citei e não poderia deixar de fora? Comente aqui embaixo e contribua com os outros viajantes!

 

Carolina Arbache viajou a convite da SECTUR (Secretaria de Estado de Cultura e Turismo), com apoio do blog Na Mochila do Cris e o Hotel Brisamar. A viagem foi patrocinada, mas as opiniões aqui publicadas são de livre expressão do autor.

Vai viajar? Comece a planejar sua viagem!

seguro viagem

Nunca se esqueça do Seguro Viagem! Além de ser obrigatório para entrar nos países da Europa, é essencial a contratação caso você tenha viagem marcada para qualquer lugar do mundo. Veja como o seguro me salvou na Alemanha, quando precisei de internação devido a uma infecção alimentar. Também precisei usar meu seguro viagem nos Estados Unidos, logo quando estava curtido uma das ilhas do Hawaii…acabei economizando R$ 2.000,00. Sem contar que auxilia quando há extravio de bagagem ou qualquer outro imprevisto. Utilize o comparador da Seguros Promo, que faz a pesquisa entre as melhores seguradoras para você economizar tempo e dinheiro. Por serem parceiros do blog, nós recebemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Ao contrário, leitores do blog ganham 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5. O pagamento pode ser feito em até 12 x no cartão, ou com + 5% off no boleto bancário!

celular no exterior

Saia do Brasil com internet 4G (Confira o comparativo entre os chips)

reserva de carros

Compare os melhores preços para alugar um carro na Rent Cars => Saiba mais

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Sobre Carolina Arbache

Paulistana, 27 anos, herdei a paixão por viagens dos meus pais. Faço loucuras para sair, nem que seja por poucos dias, de São Paulo. Sempre em busca de viajar mais e mais, meus destinos preferidos são aqueles que posso ficar em contato com a natureza. Não ligo para lugares da moda. Gosto mesmo é de explorar a cultura do lugar, conversando com moradores, apreciando a gastronomia e descobrindo pérolas escondidas. Sou formada em nutrição, adoro escrever e trabalho com produção de conteúdo desde 2012.

Confira Também

Vale a pena visitar o Parque das Aves?

Visita ao Parque das Aves em Foz do Iguaçu: vale a pena?

Se você acredita, como eu, que as aves devem ficar livres e longe dos cativeiros, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *