quinta-feira , 22 / junho / 2017
Início / Europa / Comidas típicas da Irlanda e dicas de restaurantes em Dublin

Comidas típicas da Irlanda e dicas de restaurantes em Dublin

Nada melhor que começar dizendo que as comidas típicas da Irlanda podem conter sua tradicional cerveja Guinness na receita. E que, neste artigo, conheceremos algumas dicas de restaurantes em Dublin para comer o clássico Fish & Chips.

É importante saber que os irlandeses têm uma paixão por batatas. Para entender, cabe uma explicação histórica e cultural que deixaremos para outra oportunidade. O que importa é que a batata é item indispensável em uma refeição na Irlanda, seja ela cozida, frita, assada ou em forma de purê. De posse dessas informações, vamos começar conhecendo os principais pratos típicos da Irlanda.

Planeje sua viagem => Onde ficar em Dublin: dicas dos melhores bairros e hotéis

Veja quanto custa o seguro viagem obrigatório para a Europa »

 

Comidas típicas da Irlanda

Irish Stew

Pratos típicos da Irlanda
Por jeffreyw, via Wikipedia Commons.

Trata-se de um belo de um ensopado feito com carne de cordeiro, batata, cebola, cenoura e salsa picada. Esse prato tradicional da Irlanda possui uma variação feita com carne bovina e cerveja Guinness (aproveite para ver como é o tour na cervejaria Guinness). É uma refeição muito consumida no longo e úmido inverno irlandês.

 

Guinness Stew

Onde comer em Dublin
Por HarshLight, via Wikipedia Commons.

Nem é preciso dizer que a receita possui a tradicional cerveja como ingrediente. O Guinness Stew é um cozido feito de carne e temperado com salsinha, alho e pimenta. Acompanha cenouras e purê de batata. E a bebida indicada para acompanhar o prato é uma Guinness, claro!

 

Coddle

Esse prato é uma especialidade de Dublin. É feito com linguiça defumada ou salsicha de porto. Leva ainda bacon, batatas e cebola. Pode ser encontrado também com cevada incluída no modo de preparo.

 

Boxty ou Potato Cake

Seria algo como uma panqueca de batata servida frita. Tem como acompanhamento bacon, linguiça, ovos ou cogumelos. Na verdade, a construção desse prato possui uma grande variação. Ele também pode ser servido com purê de batata.

 

Colcannon

O colcannon é feito com repolho, batatas e alho. As batatas são amassadas e temperadas para serem misturadas à cebola dourada na manteiga e no creme de leite.

Esse preparo servirá de cobertura para o repolho picado em pedaços grandes. Pode ser servido com bacon, carne ou manteiga.

 

Champ

Nada mais, nada menos que um tradicional purê de batatas irlandês. Ele vem acompanhado de salsinha e pimenta preta.

 

Precisa enviar dinheiro para o exterior com as melhores taxas?
Remessa online rápida e segura com desconto na Bee Câmbio »

Fish & Chips

Comidas típicas de Dublin, na Irlanda
Por Benreis, via Wikipedia Commons.

Esse clássico prato britânico também é muito consumido na Irlanda. Não tem erro. Seja na Inglaterra, na Escócia, no País de Gales ou na Irlanda, saborear essa refeição feita com peixe empanado frito e batatas fritas wedges é algo obrigatório.

 

Irish Breakfast

O que comer em Dublin, na Irlanda
Foto: O’Dea, via Wikipedia Commons.

Não há nada mais pesado e com cara de almoço que um autêntico café da manhã irlandês. Essa refeição típica da Irlanda leva salsichas, fatias de bacon, cogumelos, ovos fritos, white pudding (linguiça de porco), black pudding (linguiça de sangue), tomate frito, feijão com molho e torradas. Para beber, chá ou café. Indicado também para curar a ressaca.

O feijão com molho de tomate da Irlanda é meio adocicado e é um item muito consumido no país. Ele vem enlatado e pode ser encontrado nos supermercados. Eu, que não como feijão tradicional porque não gosto, curtia de vez em quando comprar umas latas. Além de bom, custa centavos de euro.

Mas se você prefere deixar o feijão para o almoço e deseja apreciar um pão básico no café da manhã, saiba que a Ilha Esmeralda produz pães maravilhosos. O Soda Bread tem como base o bicarbonato de sódio, a farinha e o buttermilk, não levando fermento. Pode ser feito com alho e ervas e ainda conter sementes, farelo e aveia.

 

Dicas de restaurantes em Dublin

A Irlanda é conhecida mundialmente pelos seus pubs. E Dublin não é diferente. Mas a Ilha Esmeralda oferece, também, alguns ótimos restaurantes em sua capital.

 

Chapter One

O sofisticado Chapter One é reconhecido como um dos melhores restaurantes em Dublin. Além do cardápio internacional, oferece também produtos regionais, como o chouriço de Cork. Um diferencial desse local é a existência de muitos livros espalhados pelo edifício que, aliás, já foi a casa de James Jameson, produtor do mais famosos uísque irlandês. Está localizado na Parnell Square, sendo uma das atrações caso esteja procurando o que fazer em Dublin.

 

Flanagans

Melhores restaurantes de Dublin
Cardápio do pub tem aperitivos e bebidas a preço justo | Foto: Flanagans.

Flanagans é um autêntico pub e restaurante irlandês. Aliás, os pubs costumam servir comida também. Principalmente Fish & Chips. No caso do Flanagans, trata-se de um restaurante que oferece comida local a um preço mais barato. Está localizado no centrão de Dublin, na O’Connell Street, próximo a O’Connell Bridge, em Dublin 1.

 

Leo Burdock

Onde comer em Dublin
Fish & Chips é o prato principal desse lugar | Foto: Leo Burdock.

O Leo Burdock não é efetivamente um restaurante. É um local especializado em servir Fish & Chips, e tudo o que acompanha fritas, na Irlanda. Várias celebridades irlandesas costumam frequentar algumas de suas lojas espalhadas por Dublin. Pode-se também fazer um pedido para levar, o “take away”. A dica é comer seus delícias em um parque.

Se você quiser experimentar um clássico Fish & Chips pela área turística de Dublin, há uma loja na Crown Alley, no Temple Bar, em Dublin 2. E outra na Werburgh Street, na Christchurch, em Dublin 8.

 

Patrick Guilbaud Restaurant

Comidas típicas da Irlanda
Comida francesa compõe o cardápio do restaurante | Foto: Patrick Guilbaud Restaurant.

O Patrick Guilbaud Restaurant é muito elogiado pelo sabor do tempero da sua comida. Trata-se de um restaurante francês que oferece uma bela carta de vinhos. O ravioli de lagosta e o cordeiro de Wicklow são as dicas. O restaurante possui um terraço aquecido ao lado da sala de jantar principal. Está localizado na Upper Merrion Street, em Dublin 2.

 

The Vintage Kitchen

O The Vintage Kitchen precisa de reserva antecipada. Sua comida é muito elogiada, apesar do restaurante ser pequeno. O preço é considerado acessível pela ótima qualidade dos seus pratos. Está situado no coração de Dublin, entre o rio Liffey e a Trinity College, na Poolbeg Street, em Dublin 2.

 

Restaurante Sabor Brazil

Sim, o Sabor Brazil é um restaurante brasileiro em Dublin. Indicado para quem está com saudade da nossa comida. Feijoada, picanha grelhada e farofa fazem parte do cardápio. Para agradar a população local, o lugar fica aberto para oferecer o famoso chá da tarde.

Muitos estudantes e intercambistas costumam frequentar esse restaurante. Sua localização é ótima, ficando na Camden Street Lower, em Dublin 2.

Deu fome? Se não deu agora, vai dar em Dublin. Aquele frio comum e típico da terra dos leprechauns pedirá uma boa refeição durante seu passeio.

E caso você conheça outras opções interessantes de restaurantes em Dublin, compartilhe conosco nos comentários.

 

Confira os últimos artigos sobre a Irlanda:

Vai viajar? Comece a planejar sua viagem!

seguro viagem

Nunca se esqueça do Seguro Viagem! Além de ser obrigatório para entrar nos países da Europa, é essencial a contratação caso você tenha viagem marcada para qualquer lugar do mundo. Veja como o seguro me salvou na Alemanha, quando precisei de internação devido a uma infecção alimentar. Também precisei usar meu seguro viagem nos Estados Unidos, logo quando estava curtido uma das ilhas do Hawaii…acabei economizando R$ 2.000,00. Sem contar que auxilia quando há extravio de bagagem ou qualquer outro imprevisto. Utilize o comparador da Seguros Promo, que faz a pesquisa entre as melhores seguradoras para você economizar tempo e dinheiro. Por serem parceiros do blog, nós recebemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Ao contrário, leitores do blog ganham 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5. O pagamento pode ser feito em até 12 x no cartão, ou com + 5% off no boleto bancário!

celular no exterior

Saia do Brasil com internet 4G (Confira o comparativo entre os chips)

reserva de carros

Compare os melhores preços para alugar um carro na Rent Cars => Saiba mais

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Sobre Carlos

Carlos Fernandes, 39 anos, é jornalista e publicitário viciado em rock and roll, futebol europeu, NBA e arquitetura e história medieval. Já viveu em Dublin, na Irlanda, onde ficou cara a cara com Bono Vox na noite de Natal e fez figuração em um filme de Daniel Radcliffe. E morou também em Santiago, no Chile, onde se viu no meio de um terremoto de dois minutos de 8.3 na escala Richter. Tanto na Irlanda e no Chile, quanto em outros países que visitou, aprendeu que essas surpresas são riquezas para sempre.

Confira Também

Onde fazer compras em Florença

Dicas de onde fazer compras em Florença, na Itália

Fazer compras em euro não é lá uma grande vantagem para nós brasileiros. Mas, turista …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *