quinta-feira , 25 / maio / 2017
Início / Europa / Clima na Grécia: melhor época para visitar o país de norte a sul

Clima na Grécia: melhor época para visitar o país de norte a sul

Ao planejar uma viagem para um destino dos sonhos, é natural bater aquela dúvida: em qual época do ano é melhor ir para a Grécia? Será que no mês que eu vou chove muito? Ou será que faz muito frio? É o período de alta ou baixa temporada na cidade?

No caso da Grécia, essa dúvida faz ainda mais sentindo, afinal muita gente visita o país com o intuito de aproveitar suas praias e ilhas paradisíacas, ou seja, pegar dias de chuva e frio está fora de cogitação.

Para te ajudar na escolha dos melhores meses, preparei um guia bem completo sobre o clima na Grécia, analisando alguns dos principais destinos turísticos e as melhores épocas para visitar o país de norte a sul.

Planeje sua viagem => Onde se hospedar em Atenas: melhores bairros e hotéis

Entenda de vez como funciona o seguro viagem para Europa »

 

O Clima na Grécia

Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez
Máxima  (°C)
12
13
15
19
24
29
32
31
28
22
18
14
Mínima  (°C)
5
6
7
10
14
19
21
21
18
14
10
7
Água (°C)
15
14
14
15
18
22
25
26
25
22
20
17
Dias de Chuva 8 9 8 7 5 2 1 2 2 6 9 10
Chuva (mm) 63 54 50 31 23 12 6 6 13 55 64 80

A Grécia é um país de clima tipicamente mediterrâneo, e de uma forma geral, seus verões são quentes e secos, enquanto os invernos são frios e chuvosos.

A primavera é uma ótima época para visitar o país, pois nesta estação o clima é muito agradável, com temperaturas amenas e poucas chuvas. Ela vai de março a junho e a temperatura média é de 21°C. Quanto mais perto do verão, melhor para aproveitar as praias. Tudo bem que não será aquele calor gostoso para entrar no mar, mas os preços mais baixos compensam.

Clima na Grécia
Praia de Antisamos, na Ilha de Cefalônia.

Na sequência vem o famoso verão grego, com temperaturas altas e poucas chuvas. Durante este período, as praias e ilhas do país ficam lotadas de turistas do mundo todo. As temperaturas variam entre 29°C e 35°C, e por ser altíssima temporada, os preços costumam ser os mais altos do ano.

Já o outono tem início em setembro e se estende até o mês de dezembro. É o período de transição entre o calor do verão e o frio do inverno, então a temperatura oscila muito. Entre os meses de setembro e outubro a temperatura gira em torno de 24°C, e nos meses de novembro e dezembro, com o aumento das chuvas, elas caem consideravelmente.

O início do outono, entre setembro e as primeiras semanas de outubro é um ótimo período para viajar ao país, quando as temperaturas estão agradáveis e há menos turistas.

Por sua vez, o inverno na Grécia vai de dezembro a março, com um frio mais intenso nos meses de janeiro e fevereiro. Neste período é comum chuvas fortes, muito vento e as temperaturas médias são de 10°C. A procura é tão baixa, que os voos para boa parte das ilhas são cancelados.

Leia também => Comidas típicas, gastronomia e restaurantes em Atenas

 

Quando ir para Atenas?

Atenas também tem um clima mediterrâneo, mas devido a sua posição e por estar cercada de montanhas, o clima é mais árido que nas demais cidades gregas. As montanhas bloqueiam o vento e fazem com que os dias de verão na cidade sejam muito quentes, abafados e secos.

Nesta estação, que vigora entre os meses de junho e setembro, as temperaturas podem chegar aos 40°C, mas a média é em torno dos 30°C. Por outro lado, o inverno na cidade, que acontece de dezembro a março, tem temperaturas que variam entre 8°C e 13°C.

Melhor época para ir a Atenas

A melhor ferramenta (pgto em 10 x s/juros) para planejar suas viagens

Quem visita os pontos turísticos de Atenas, naturalmente pretende explorar os lugares históricos, sítios arqueológicos e certamente serão muitas caminhadas. Assim sendo, a melhor época do ano para visitar Atenas é durante a primavera, estação em que o clima está mais ameno, com temperaturas médias de 21°C a 24°C. Afinal não é fácil andar sob o sol escaldante do verão ateniense. Além disso, o verão é a altíssima temporada na Grécia, o que faz com a viagem fique mais cara.

Para quem for viajar com o único interesse de ver os monumentos históricos da cidade, o inverno não é um impedimento, já que as temperaturas giram em torno dos 10 °C. Mas sem dúvida é mais agradável e bonito visitar o país nos meses mais quentes, sobretudo na primavera.

 

Clima em Creta

Creta é a maior das ilhas gregas. Localizada ao sul do mar Egeu, tem um clima temperado mediterrâneo, com verões quentes e invernos não tão frios. Apenas sua faixa litorânea, mais ao sul da ilha, apresenta clima semidesértico. Desta forma, as chuvas são mais frequentes em sua parte norte, do que na sul.

No verão as temperaturas giram em torno dos 28°C e no inverno dos 10°C, sendo que no litoral sul as temperaturas são sempre mais altas.

As melhores épocas para visitar Creta são a primavera, o verão e o início do outono, quando as temperaturas são altas e a precipitação é baixa, deixando o clima perfeito para curtir as praias.

 

Ilhas Cíclades

As Ilhas Cíclades estão localizadas bem no centro do mar Egeu e o clima do arquipélago é ameno e seco. As temperaturas no inverno dificilmente caem abaixo dos 10°C, e no verão o vento forte impede que elas subam muito acima dos 30°C. A chuva é pouca e fica concentrada entre os meses de dezembro e março. A temperatura do mar é sempre acima dos 20°C.

Meses para visitar a Grécia
Fira, a principal cidade de Santorini.

Assim como nos demais destinos dentro do país, a melhor época para visitar as Ilhas Cíclades é no período de maio a outubro. Quem quer exclusivamente curtir suas praias, os melhores meses são entre junho e setembro.

A famosa Santorini e a Ilha de Mykonos pertencem a este arquipélago, então quem estiver planejando uma viagem para qualquer um destes destinos, devem seguir a mesma lógica. A melhor época é entre a primavera e o início do outono, devendo evitar principalmente o inverno, quando as temperaturas são mais baixas e o período é chuvoso.

 

Ilha de Rodes

A Ilha de Rodes está localizada no sudeste do Mar Egeu, já bem próxima a costa da Turquia. Assim como os principais destinos do pais, ela tem um clima tipicamente mediterrâneo, com verões quentes e secos e invernos chuvosos. O diferencial desta ilha são os fortes ventos que a atingem ao longo de todo o ano, amenizando as temperaturas durante o verão, que giram em torno dos 30°C.  No inverno, a média fica entre os 8°C e os 10°C.

A melhor época para visitar a ilha de Rodes também é de maio a setembro, quando as chuvas são mais raras. Sem dúvida, os melhores meses são junho e setembro, quando as temperaturas são bem agradáveis, a água do mar está em torno dos 23°C e não está na altíssima temporada.

 

Ilhas Jônicas

Quando ir para a Grécia?

As cada vez mais conhecidas Ilhas Jônicas, onde estão Cefalônia, Zakynthos e a cobiçada Navagio Beach, têm o clima um pouco mais húmido em relação a outras ilhas gregas, por estar na costa oeste do país e sofrer influência dos ventes quentes vindos da África, e os frios do norte da Europa.

Isso não altera os meses do ano ideias para viajar, que em geral batem com as outras ilhas da Grécia e todo o mediterrâneo, mas as paisagens mudam consideravelmente. Aqui você encontrará paisagens muito mais verdes, diferente dos cenários mais áridos encontrados nas ilhas do Mar Egeu.

 

Melhor época para ir a Grécia

Fim da primavera, verão e início do outono são certamente as estações do ano mais procuradas pelos turistas, com mais intensidade entre julho e setembro. Maio e junho, depois outubro, também são meses bons para viajar na Grécia caso faça questão de visitar as praias e ilhas. Cada lugar tem sua peculiaridade, mas em regras gerais esse é o padrão.


Fazendo sua reserva através dos links parceiros encontrados no blog, ganhamos uma pequena comissão, VOCÊ NÃO PAGA TAXAS EXTRAS, e dessa forma monetizamos nosso trabalho. Se houver dúvida, leia as políticas do blog, ou deixe um comentário.

Planeje sua viagem => Onde ficar em Atenas: melhores bairros e dicas de hotéis

Aluguel de Carros | Passagens Aéreas | Passeios na Grécia | Seguro de Viagem


E você, conhece o clima da Grécia? Em qual mês foi a sua viagem? Ainda tem dúvidas sobre qual a melhor época para ir? Conta pra gente suas experiências ou compartilhe algumas dicas!

Não deixe de participar aqui nos comentários!

Até + !!!

Vai viajar? Comece a planejar sua viagem!

seguro viagem

Nunca se esqueça do Seguro Viagem! Além de ser obrigatório para entrar nos países da Europa, é essencial a contratação caso você tenha viagem marcada para qualquer lugar do mundo. Veja como o seguro me salvou na Alemanha, quando precisei de internação devido a uma infecção alimentar. Também precisei usar meu seguro viagem nos Estados Unidos, logo quando estava curtido uma das ilhas do Hawaii…acabei economizando R$ 2.000,00. Sem contar que auxilia quando há extravio de bagagem ou qualquer outro imprevisto. Utilize o comparador da Seguros Promo, que faz a pesquisa entre as melhores seguradoras para você economizar tempo e dinheiro. Por serem parceiros do blog, nós recebemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Ao contrário, leitores do blog ganham 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5. O pagamento pode ser feito em até 12 x no cartão, ou com + 5% off no boleto bancário!

celular no exterior

Saia do Brasil com internet 4G (Confira o comparativo entre os chips)

reserva de carros

Compare os melhores preços para alugar um carro na Rent Cars => Saiba mais

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Sobre Guilherme Tetamanti

Paulistano de 35 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Confira Também

Chip de celular na Europa: EasySIM4U

Chip de celular na Europa: internet ilimitada com a EasySIM4U

Chip de celular na Europa! Sim, ficar sem internet é uma das maiores preocupações quando …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *