sexta-feira , 26 / maio / 2017
Início / Oceania / Austrália / 9 dicas essenciais para sua viagem a Austrália

9 dicas essenciais para sua viagem a Austrália

A Austrália, com suas praias paradisíacas, desertos e fauna única, é um país incrível, muito diverso e com uma infinidade de destinos turísticos que estão nos sonhos da grande maioria dos viajantes brasileiros. Acho que eu não preciso nem dizer, né?

Por isso, quem está planejando viajar para o país deve pesquisar bastante na hora de montar seu roteiro, para visitar os destinos que têm mais a ver com seu perfil, além de saber mais sobre os costumes locais e claro, as exigências para entrar no país. Para ajudar, preparei aqui no blog minha lista com as dicas de ouro para você planejar sua viagem para a Austrália.

Leia também => Guia completo sobre bairros e onde ficar em Sydney

Porque é tão importante contratar um Seguro Viagem?

 

1) Visto e passaporte

É necessário visto para entrar na Austrália, seja para turismo, trabalho ou estudos. O visto de turista pode ser solicitado por aqueles que desejam fazer a viagem para atividades recreativas como férias, passeios turísticos, visitar familiares, amigos ou para outros fins a curto prazo, não incluindo negócios. Ele também poderá ser utilizado para quem deseja estudar no país por um período de até 12 semanas.

Dicas de viagem em blogs da Austrália

Brasileiros podem solicitar o visto via internet, através do programa “eTourist”. A resposta sai em média no prazo de dez dias úteis. Caso seja aprovada, você receberá uma notificação por e-mail e basta imprimi-la para levar na viagem. As informações do viajante estarão gravadas no sistema central de imigração australiano e vinculadas ao número de seu passaporte (diferentemente do norte-americano, por exemplo, o visto da Austrália não tem um “selo” colado nas páginas do documento). Mais informações sobre vistos estão disponíveis no site da Embaixada da Austrália no Brasil.

Um outro detalhe que é bom ficar atento, o passaporte deve ter validade de pelo menos seis meses para entrar no país.

 

2) Vacinas

Para entrar na Austrália é necessário que o viajante tenha sido vacinado contra febre amarela pelo menos 10 dias antes do embarque. Para comprovar o turista deve ter em mãos o cartão de vacina internacional.

Saiba mais => Vacinas necessárias para blindar sua saúde em viagens

 

3) Moeda

A moeda é o Dólar Australiano. Existem notas de $100, $50, $20, $10, $5 e moedas de 5c, 10c, 50c, $1, $2. Casas de câmbio estão espalhadas por todo o país, mas saiba que destinos mais inóspitos como nos arredores de Perth, alguns lugares na Costa Leste da Austrália e muitos outros, não oferecem tantas facilidades.

Portanto, o ideal é fazer o câmbio nas grandes cidades. Em último caso, a troca também pode ser feita nos bancos. São aceitos a maioria dos cartões de créditos internacionais (Visa, Master, American Express) e cartões de viagem pré-pagos.

A dica aqui é tentar encontrar as melhores taxas para comprar Dólares Australianos, facilmente verificadas pelo site da Exchang Money. A partir de sua localização, o aplicativo disponibiliza as casas de câmbio com tarifas mais baratas perto de você.

Para comprar Euros ainda no Brasil, indico utilizar agências online, para receber o dinheiro em casa e evitar riscos desnecessários. Sempre compro com a Cotação, uma das maiores agências online do Brasil. Faça um orçamento online sem compromisso.

P.S.:Cotação e Exchang Money são parceiras do blog e caso você feche a operação de câmbio, recebemos uma comissão. Calma, você não pagará taxas extras. Solicite um orçamento e comprove!

 

4) Língua oficial

O idioma oficial australiano é o inglês. Entre as línguas dos aborígenes, hoje somente 18 ainda são faladas pelos grupos (eram mais de 200 no início da colonização). O inglês falado no país é bastante característico, com sotaque bem diferente e muitas vezes difícil de entender para quem não está acostumado. A gramática e a ortografia são semelhantes às do inglês britânico, mas com algumas exceções importantes.

Confira => 5 dicas sobre como aprender inglês sozinho e rápido

 

5) Clima

O clima na Austrália geralmente é agradável, sem temperaturas muito extremas. No país existem duas zonas climáticas, a zona tropical, ao norte, que abrange aproximadamente 40% da Austrália. Nestas regiões o clima é mais quente, com duas estações bem definidas: verão chuvoso e inverno seco. O restante do país está na zona temperada, com as quatro estações bem definidas e temperaturas mais amenas. Mas é bom lembrar que o país é muito extenso, então podem haver variações.

A melhor ferramenta (pgto em 10 x s/juros) para planejar suas viagens

 

6) Principais destinos turísticos

A lista de lugares para se visitar no país é interminável, então vou citar aqui somente os principais destinos. Mas é importante saber que há uma cidade da Austrália para cada gosto: lugares mais cheios, outros mais vazios, cidades grandes, pequenas, praias, desertos, etc e tal. É só você montar seu roteiro bem personalizado, de acordo com o seu gosto.

Blog com dicas de viagem sobre Sydney
Fim de tarde na baía de Sydney.

Na lista estão Sydney, a cidade mais famosa do país e suas praias maravilhosas, o Parque Nacional de Kakadu, com sua fauna exótica que inclui crocodilos, pássaros e mamíferos. Inclusive, no parque você poderá conhecer muito da cultura aborígene.

O Estado de Queensland, onde está localizada a Grande Barreira de Corais, é outro destino muito procurado e se você gosta de pesquisar e conhecer a vida marinha, aqui é o seu lugar. A barreira se estende por mais de 3 mil quilômetros e abriga mais de 1.500 espécies de peixes e 400 tipos de corais. Além disso, outros destinos famosos são Melbourne, Ayers Rocks, Tasmânia, Perth, dezenas de destinos na Costa Leste da Austrália e muito mais.

 

7) Gastronomia

A culinária do país é bem diversa (devido ao grande número de imigrantes) e você não terá nenhuma dificuldade para se adaptar. O prato principal é o Fish and Chips, ou peixe com batatas fritas, herança da colonização britânica. Porém, sugiro que você aproveite a estadia para experimentar carne exóticas, que dificilmente você comeria no Brasil, como a de crocodilo e canguru, que é minha favorita.

No país a refeição principal não costuma ser o almoço, quando os adultos normalmente comem somente um sanduíche, mas sim o jantar. É comum eles comerem carne com algum vegetal.

 

8) Fauna

Blogs de viagem sobre a Austrália
Tubarão White-Tip visto durante mergulho na Barreira de Corais.

O país é dono de uma das faunas mais exóticas do mundo e está na lista de obrigações do viajante conhecer alguns destes animais. Na lista estão canguru, coala, diabo-da-tasmânia, ornitorrinco, wombat, tubarões, crocodilo e o wallaby (parece um mini-canguru)!

 

9) Como circular dentro do país

A Austrália é um país enorme, esparsamente povoado, por isso as distâncias são longas entre certas cidades. Sem dúvida, uma das formas mais convenientes de locomoção é por via aérea. As principais companhias que oferecem voos entre as cidades turísticas do país são Qantas, Virgin Australia e Jetstar.

Para quem está com mais tempo ou para circular entre cidades, o transporte rodoviário é uma ótima opção (de quebra você vai curtindo paisagens incríveis).

Alugar um carro é uma boa pedida, pois as estradas do país são ótimas e você consegue parar em muitos lugares para curtir a paisagem. Mas fique atento, porque no país a mão é inglesa, o que não é fácil para quem não está acostumado.

Planejando alugar um carro na Austrália?
Compare preços e faça sua reserva no portal RentalCars.

Dicas de viagem na Austrália
Ônibus da Greyhound | Foto: Bidgee, via Wikimedia Commons.

Se você não quer alugar um carro, há diversas opções de linhas de ônibus que te levam para grande parte do destinos, as principais empresas são: Firefly e a Greyhound. Publiquei até um Guia para viajar de ônibus na Austrália.

Há ainda a opção do transporte ferroviário, que é caro e muito demorado, com poucas opções de destinos e horários.

Dicas para viajar barato na Austrália e Nova Zelândia.

Uma maneira muito legal e comum de viajar na Austrália, é alugando um motorhome. Essa cultura é bastante difundida no país, com muitos campings especializados para esse público. A boa notícia, é que ao se planejar o preço pode ficar bem abaixo do esperado, saiba mais no artigo Como viajar de graça na Austrália e Nova Zelândia.

 

Dicas de viagem na Austrália

É fato que a Austrália está entre os países mais cobiçados por turistas brasileiros, principalmente por causa do clima e muitas similaridades com nossa cultura. Os destinos são incríveis, praias e mais praias que fariam qualquer um querer se perder meses viajando pelo país. Enfim, são infinitas possibilidades e espero que as dicas que publico no blog sejam boas razões para te inspirar e ajudar a conhecer a Austrália!!!


Fazendo sua reserva através dos links parceiros encontrados no blog, ganhamos uma pequena comissão, VOCÊ NÃO PAGA TAXAS EXTRAS, e dessa forma monetizamos nosso trabalho. Se houver dúvida, leia as políticas do blog, ou deixe um comentário.

Planeje sua viagem => Guia completo sobre bairros e onde ficar em Sydney

Aluguel de Carros | Passagens Aéreas | Passeios e Tours | Seguro de Viagem


Procurando dicas de viagem na Austrália? Ainda tem dúvidas sobre o planejamento? Gostaria de compartilhar suas dicas e experiências?

Deixe seu comentário abaixo!!!

Até + !!!

 

Artigos relacionados:

– Os 10 principais pontos turísticos de Sydney

– As 100 melhores fotos de minha viagem pela Austrália

– O que fazer na Austrália, o país dos cangurus

– Roteiro de 30 dias pela costa leste da Austrália

– O que fazer em Sydney, a principal cidade da Austrália

Vai viajar? Comece a planejar sua viagem!

seguro viagem

Nunca se esqueça do Seguro Viagem! Além de ser obrigatório para entrar nos países da Europa, é essencial a contratação caso você tenha viagem marcada para qualquer lugar do mundo. Veja como o seguro me salvou na Alemanha, quando precisei de internação devido a uma infecção alimentar. Também precisei usar meu seguro viagem nos Estados Unidos, logo quando estava curtido uma das ilhas do Hawaii…acabei economizando R$ 2.000,00. Sem contar que auxilia quando há extravio de bagagem ou qualquer outro imprevisto. Utilize o comparador da Seguros Promo, que faz a pesquisa entre as melhores seguradoras para você economizar tempo e dinheiro. Por serem parceiros do blog, nós recebemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Ao contrário, leitores do blog ganham 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5. O pagamento pode ser feito em até 12 x no cartão, ou com + 5% off no boleto bancário!

celular no exterior

Saia do Brasil com internet 4G (Confira o comparativo entre os chips)

reserva de carros

Compare os melhores preços para alugar um carro na Rent Cars => Saiba mais

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Sobre Guilherme Tetamanti

Paulistano de 35 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Confira Também

Como aprender inglês sozinho e rápido

5 dicas sobre como aprender inglês sozinho e rápido

Um grande número de pessoas deseja aprender inglês pelas mais diversas razões. Seja para ter …

2 Comentários

  1. Guilherme adoro suas dicas, parabéns pelo post, a Austrália sempre esteve na lista espero tirar ela logo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *