segunda-feira , 26 / junho / 2017
Início / Categorias / Fotografia / Maneiras inteligentes para manter o backup das fotos de viagem

Maneiras inteligentes para manter o backup das fotos de viagem

Aposto que já aconteceu com você, ou pelo menos com alguém próximo: “putz, perdi o HD com as fotos daquela viagem”. Comigo foi uma vez só, ainda bem que antes de ter o blog e ainda nem me preocupava tanto com a qualidade das fotos. Mesmo assim, fiquei “p” da vida.

Hoje, não posso nem pensar em correr esse risco, pois cada uma das fotos é tirada para postar no Face, Instagram e principalmente para complementar os artigos aqui do blog. Mais que fazer o backup das fotos, preciso ter cópias de todos os arquivos que são importantes para meu trabalho, com a facilidade de poder acessa-los de qualquer lugar. Afinal, estou sempre na estrada!

Passando tanto tempo na rua, em trânsito entre um lugar e outro, minha maior preocupação nem é queimar um HD, mas ter meus pertences roubados, entre eles o computador. Por isso, acabei me acostumando a deixar todos os arquivos na nuvem e o computador vazio…apenas com o material que estou usando no momento. Assim, se algo acontecer, pelo menos o prejuízo será apenas financeiro.

 

Arquivos na nuvem

Existem diversos serviços gratuitos para manter os arquivos na nuvem, como Google Drive e DropBox. Funcionam super bem, mas o espaço é bastante limitado. Para aumentar a capacidade de armazenamento, é preciso pagar uma mensalidade, que custam cerca de US$ 10,00 por mês para a opção de 1 TB. Não é muito, mas é um gasto sem data prevista para o fim! Por isso mesmo, eu acabei nunca contratando.

Personal Cloud e meu HD externo da Seagate.
Personal Cloud e meu HD externo da Seagate.

Poucos meses atrás, a agência de marketing que cuida da conta da Seagate Brasil, entrou em contato comigo para saber se eu gostaria de testar algum de seus produtos. A Seagate é uma das maiores fabricantes de Hd’s do mundo, desde discos internos para computadores, até aparelhos móveis.

Por coincidência (ou não), eu já usava alguns produtos e sempre gostei da marca. Aceitei a proposta e dias depois recebi em casa um Personal Cloud, com 5 TB de capacidade.

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?
Desconto nesse link ao comprar online na Bee Câmbio »

 

Minha experiência com o Personal Cloud

O Personal Cloud é igual a um HD externo comum, mas com a vantagem de estar conectado à internet e, por isso, possibilitar que os arquivos sejam acessados de qualquer lugar. Claro, tudo é protegido por uma senha pessoal! Para começar a usar, segui 0 passo-a-passo que vem impresso junto com o produto.

Primeiro é preciso conecta-lo a uma rede com um cabo ethernet, que também está incluso. Depois de alguns minutos, ele aparecerá no Finder (para usuários do Mac), ou Explorer (para quem usa o Windows), aí basta acessar a rede e seguir para a configuração. Não é nada muito complicado, ainda mais com o passo-a-passo bem simples de ser realizado.

Há também um aplicativo para facilitar o acesso, para o próprio computador e também smartphone. Instalei tudo, subi meus arquivos e parti para minha primeira viagem…Floripa, sem nada no computador!

 

Como foi acessar os arquivos fora de casa

Quando o computador está na mesma rede Wi-Fi do Personal Cloud, em casa, funcionou normalmente. Ao chegar em Florianópolis, como eu não tinha nenhum dos arquivos de trabalho no computador, entrei na pasta “Personal Cloud” do Finder e voilà, consegui acessar todos os meus arquivos que estavam em casa. Obviamente, o equipamento estava ligado e com a internet funcionando.

Alguns poucos arquivos não consegui visualizar direto na nuvem, então precisei baixa-los para o computador. Depois descobri que era uma questão de configuração.

De uma forma geral eu gostei bastei do Personal Cloud, principalmente porque não corro mais o risco de perder meus arquivos e ainda conseguir acessa-los de qualquer lugar. Para mim isso é essencial. De qualquer forma, acho super importante manter outra cópia de todos os arquivos em outro HD Externo. Assim garanto que nunca mais terei aquela sensação horrível de perder arquivos e fotos importantes.

E você, como faz para manter seus backups?

Guilherme Tetamanti recebeu o Personal Cloud como cortesia da Seagate Brasil, mas as opiniões aqui publicadas são de livre expressão do autor.

Vai viajar? Comece a planejar sua viagem!

seguro viagem

Nunca se esqueça do Seguro Viagem! Além de ser obrigatório para entrar nos países da Europa, é essencial a contratação caso você tenha viagem marcada para qualquer lugar do mundo. Veja como o seguro me salvou na Alemanha, quando precisei de internação devido a uma infecção alimentar. Também precisei usar meu seguro viagem nos Estados Unidos, logo quando estava curtido uma das ilhas do Hawaii…acabei economizando R$ 2.000,00. Sem contar que auxilia quando há extravio de bagagem ou qualquer outro imprevisto. Utilize o comparador da Seguros Promo, que faz a pesquisa entre as melhores seguradoras para você economizar tempo e dinheiro. Por serem parceiros do blog, nós recebemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Ao contrário, leitores do blog ganham 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5. O pagamento pode ser feito em até 12 x no cartão, ou com + 5% off no boleto bancário!

celular no exterior

Saia do Brasil com internet 4G (Confira o comparativo entre os chips)

reserva de carros

Compare os melhores preços para alugar um carro na Rent Cars => Saiba mais

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Sobre Guilherme Tetamanti

Paulistano de 35 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Confira Também

Onde comer em Cartagena

Os melhores lugares para comer em Cartagena, na Colômbia

Descobrir Cartagena através de seus sabores e aromas é o sonho de qualquer amante da …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *