quarta-feira , 23 / agosto / 2017
Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Tocantins

Vantagens de contratar seguro viagem internacionalEm 1989 surgiu o estado do Tocantins, o mais novo do Brasil, motivado por movimentos emancipacionistas que brigavam por maior atenção do governo de Goiás, que fazia investimentos apenas no sul, devido à prosperidade de Goiânia e proximidade a Brasília.

Palmas, uma das poucas capitais do país que foram planejadas, é o ponto de partida para roteiros de aventura que estão se tornando cada vez mais procurados por turistas de dentro e fora do Brasil, principalmente devido à facilidade de acesso proporcionado pelas obras de infra-estrutura das últimas décadas.

Vantagens de contratar um seguro de viagem + 5% de desconto »

O principal e mais conhecido ponto turístico do Tocantins é o magnífico Parque Estadual do Jalapão, uma região árida com temperatura média de 30°C e área total de 34 mil km², cortada por rios de água límpida e transparente, cachoeiras, corredeiras, dunas, chapadas e formações rochosas características da região, além dos famosos fervedouros, que viraram marca registrada do Jalapão.

O que fazer no Tocantins.
Dunas do Jalapão.

Outra atração turística do Tocantins, que faz parte do Parque Estadual do Cantão, é a Ilha do Bananal, a maior ilha fluvial do mundo, com cerca de 20 mil quilômetros quadrados de extensão, considerada como uma Reserva da Biosfera pela UNESCO desde 1993. Por ser um santuário ecológico e abrigar diversas tribos indígenas, o acesso à ilha é controlado pelo Ibama. O acesso é difícil, mas compensador…tomar banho no Rio Araguaia no período da seca, observar pássaros, onça-pintada, boto, tartaruga e outros animais silvestres, além do contato com os costumes e crenças dos índios (mediante autorização da Funai).

 

Palmas e Jalapão

Turismo em Palmas / Tocantins.
Pôr-do-sol na Ilha da Canela, em Palmas.

Palmas é a principal porta de entrada para se aventurar no Jalapão, o principal motivo pelo crescimento do turismo no Tocantins. Antes de pegar a estrada, aproveitei para fazer alguns passeios pela cidade e descobrir o que fazer em Palmas.

O dia seguinte começou cedo, pois a viagem até o Jalapão é longa, boa parte em estrada de terra. No caminho a paisagem do cerrado, cachoeiras e banho de rio, antes de chegar ao acampamento. No total foram 6 dias de viagem, tempo suficiente para conhecer os principais pontos turísticos do Jalapão, mas pouco para matar a vontade que sempre tive de visitar essa região do Brasil. Um dia eu volto!!!

 

O que conhecer no Tocantins

Quem disse que não existem praias em pleno coração do Brasil??? É impressionante, mas mesmo com os milhares quilômetros do litoral brasileiro, a população de municípios como Peixe, Araguanã, Araguacema e Caseara não sentem falta da água do mar, pois os rios Araguaia e Tocantins presenteiam moradores e turistas com dezenas de praias bastante movimentadas.

Caso precise de mais dicas sobre o que fazer no Tocantins, procure através do post índice da RBBV (Rede Brasileira de Blogs de Viagem), onde estão listados os artigos de vários blogueiros com informações sobre o destino.

E a sua lista de destinos? Quais deles já visitou ou ainda pretende ir?

Deixe suas dúvidas, comentários e dicas 🙂

Até + !!!

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *