Cadastre seu email para receber nossas atualizações!
Início / América do Sul / Brasil / Rio Grande do Sul

Rio Grande do Sul

Vantagens de contratar seguro viagem internacionalNão é por acaso que o gaúcho tem tanto orgulho de ter nascido no estado, ou adotado, o Rio Grande do Sul. Os costumes de seus cidadãos são praticamente um legado para toda a vida, como tomar chimarrão, saber preparar um bom churrasco e tantas outras tradições locais. Por fazer fronteira com Argentina e Uruguai, os laços com os vizinhos do Mercosul são evidentes: o sotaque cantado, dieta altamente carnívora e adaptação a invernos mais intensos.

Até 1807 o território pertencia a Espanha, num acordo com Portugal firmado através do Tratado de Tordesilhas. A partir daí a região passou a fazer parte da história, sendo palco de guerras e revoluções, como a Cisplatina (1825-1828), Revolução dos Farrapos (1835-1845) e a Guerra do Paraguai (1864-1870).

Leia também => Dicas de pousadas e hotéis: onde ficar em Gramado ou Canela / RS

Vantagens de contratar um seguro de viagem + 5% de desconto »

A imigração estrangeira, principalmente de agricultores alemães e italianos após a 1 ªGuerra Mundial, também contribuiu muito na formação do Rio Grande do Sul. Isso trouxe inúmeros benefícios para o turismo da Serra Gaúcha em cidades como Gramado e Canela, conhecidas na época de natal pela decoração das cidades e muito procuradas na temporada de inverno, junto com Caxias do Sul, São José dos Ausentes e Cambará do Sul, devido às temperaturas que chegam a ser negativas, o que atrai os turistas pela possibilidade de queda de neve.

As opções de turismo não acabam no Rio Grande do Sul, com incríveis e simpáticas cidades que contam a história do estados através de seus pontos turísticos, comidas típicas e tantos outros aspectos de sua rica cultura.

 

Gramado e Canela

Gramado / Rio Grande do Sul
Hortênsias no Lago Negro, famoso parque de Gramado / Rio Grande do Sul.

A região de Gramado e Canela é realmente abençoada, tanto por sua fantástica natureza, quanto pela herança arquitetônica deixada pelos alemães, que colonizaram as cidades com um estilo particular de construção.

O centro de Gramado é um encanto e chega a ser difícil acreditar que estamos dentro do Brasil. O Natal Luz é um dos eventos mais esperados do ano, quando a cidade fica toda decorada para o natal. Já no inverno, o frio é o destaque por aqui, com hotéis charmosos e aconchegantes (Veja onde ficar em Gramado e Canela) que fazem qualquer turista querer ficar mais. Canela não fica pra trás, sendo o lugar ideal para complementar uma visita na Serra Gaúcha.

Quando comecei a planejar a viagem, a primeira busca que fiz foi para saber como chegar em Gramado. A cidade gaúcha fica a aproximadamente 100 quilômetros da capital Porto Alegre, o ponto de partida para a viagem.

São tantos pontos turísticos em Gramado e Canela que fiz um artigo apenas listando os principais. Também publiquei minhas dicas de passeio em Gramado, mas o que faz mais sucesso é o post sobre os melhores restaurantes de Gramado e Canela.

 

O que conhecer no Rio Grande do Sul

Não vejo a hora de explorar alguns dos pontos turísticos do Rio Grande do Sul, passando pelas cidades de Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Garibaldi, região conhecida como “Pequena Itália” ou Vale dos Vinhedos, onde estão localizadas as melhores vinícolas do Brasil.

Sonho também em visitar as praias mais conhecidas do estado, nas cidades de Capão da Canoa, Tramandaí e Torres, essa com falésias de até 30 metros de altura que avançam pelo mar. Mais ao sul, a Praia do Cassino é o destaque, reconhecida pelo Guiness Book como a maior praia do mundo. Outras praias do Rio Grande do Sul que também merecem a visita são São Lourenço do Sul, Tapes e Pelotas (Praia do Laranjal).

Entre as cidades mais procuradas do interior, Cambará do Sul é a principal, dando acesso ao Parque Nacional de Aparados da Serra, onde está localizado o Cânion do Itaimbezinho, com penhascos de 720 metros de profundidade e 6 quilômetros de extensão, na divisa com o estado de Santa Catarina.

Se quiser mais dicas sobre o que fazer no Rio Grande do Sul, procure através do post índice da RBBV (Rede Brasileira de Blogs de Viagem), onde estão listados os artigos de vários blogueiros com informações sobre o destino.

E a sua lista de destinos? Quais deles já visitou ou ainda pretende ir?

Deixe suas dúvidas, comentários e dicas 🙂

Até + !!!

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

2 Comentários

  1. Nicole Salvi

    Conheci, no ano passado Cambará do Sul, com seus paredões rochosos e sua natureza encantodoura. Tem muitos locais onde se pode fica passando a noite, se pode provas comidas típicas locais, pescar ( eu detesto, mas há quem goste ) caminhar para conhecer os pontos mais bonitos dos locais ( que são liiindos ) Tem também a rota das cachoeiras, na qual uma das cachoeiras foi usada para gravar uma minissérie da rede globo, mas que obviamente não é a mais bonita, lhes digo, vale muuuito a pena caminhar pra ver a última cachoeira da rota, é linda!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *