Fique Atualizado
Início / África / Egito

Egito

A rica história, sítios arqueológicos e bagagem cultural deixadas como herança pelos seguidos povos que viveram no Egito desde 10.000 anos a.C., assim como tantas outras atrações turísticas, como os balneários de Sharm-el-Sheik e Hugharda, banhados pelo Mar Vermelho, transformaram o Egito numa potência do turismo, sendo fonte de renda vital para a economia, pois emprega cerca de 12% da população.

É verdade que nos últimos anos o turismo no Egito sofreu muito devido aos conflitos políticos e religiosos, principalmente após a queda do ditador Hosni Mubarak no início de 2011. Isso causou uma certa insegurança nos turistas, mas é fato que o destino é razoavelmente seguro, basta evitar as zonas de conflito.

Cairo, além de ser a capital e maior cidade do Egito, é também a porta de entrada para a massiva maioria dos turistas, que ficam perplexos com as antiguidades preservadas no excelente Museu do Cairo, para mim o mais interessante do mundo. Apesar do trânsito caótico da cidade, vale a pena fazer um tour completo, para visitar o bairro católico (Coptic Cairo), a parte islâmica e ainda e por último, mas infinitamente mais importante, as Pirâmides de Giza.

Seguindo ao sul, basta pegar um trem direto para Aswan, de onde partem os comboios para explorar o impressionante templo de Abu Simbel, quase na fronteira com o Sudão. A Ilha de Agilkia é outro ponto turístico fora do comum, pois foi aqui o local escolhido para realocar o Templo de Philae, que foi retirado de seu local original devido a constantes inundações, numa operação que custou vários milhões de dólares. No caminho de volta, uma parada em Luxor é essencial para conhecer o complexo de Karnak e o magnífico Vale dos Reis, local onde tumbas foram construídas para os faraós e poderosos nobres do Império Novo egípcio.

Para uma experiência ainda mais completa faça um cruzeiro saindo de Luxor, com paradas para visitar o Templo de Hórus, o mais bem preservado do Egito Antigo, além de outras atrações. Se tiver um perfil mais aventureiro, prefira fazer um passeio de felucca, tradicional embarcação a vela que percorre o leito do Rio Nilo.

O Egito é um destino para encher os olhos do viajante que gosta de conhecer mais sobre a história da humanidade, basta se planejar bem para ter uma experiência fora do comum. Para começar a se encantar leia esse artigo até o final, mas volte aqui para ver minhas fotos do Egito.


Devido a nossa parceria com o Booking.com, fazendo a reserva do seu hotel através do links encontrados no blog, você não paga taxas extras, tem direito ao cancelamento gratuito e ainda ajuda o blog a se manter no ar.

Leia também => Dicas de hotéis e onde ficar no Egito


 

O que fazer no Egito


A história da civilização egípcia sempre me despertou uma imensa curiosidade, principalmente por ser uma das mais antigas do planeta. Sempre quis estar em lugares construídos há milhares de anos atrás, caminhar dentro dos templos, visitar as pirâmides e viver um pouco dessa história tão antiga e fascinante.

Tive a oportunidade de viajar durante 10 dias pelo Egito e me surpreendi com a quantidade de lugares que visitei, pois foi uma viagem que realmente planejei para aproveitar cada minuto. Para ver todas as dicas que postei no blog, acesse meu Guia de viagem para o Egito.

Turismo no Egito
As Pirâmides de Giza, próximas ao centro de Cairo.

Cairo | A capital do Egito é uma das cidades mais caóticas do mundo, com uma população de aproximadamente 25 milhões de pessoas. Por ser uma cidade tão antiga e com tanta história, é o lugar ideal para começar uma viagem pelo Egito. Veja minha sugestão => Roteiro de 3 dias em Cairo.

Cultura e tradições, ponto forte do turismo no Egito
Templo de Abu Simbel, ao sul de Aswan.

Aswan | Os mais belos e procurados templos do Egito são visitados a partir de Aswan, no extremo sul do país. Além disso, essa cidade é parada obrigatória dos cruzeiros que navegam pelo Rio Nilo, muitos deles partindo em direção a Luxor. Quer saber mais? Leia Os principais templos do Egito Antigo em Aswan.

Destino de turismo no Egito
Visita noturna no Templo de Karnak, em Luxor.

Luxor | Uma das cidades mais importantes da história do Egito, destino turístico muito procurado devido a seus templos e ao impressionante Vale dos Deuses, conjunto de 62 túmulos dos reis egípcios, onde foi encontrada o famoso sarcófago de Tutancâmon. Saiba mais no artigo => Descubra os templos de Luxor, a antiga capital do Egito.

O que ainda quero ver no Egito


Mesmo tendo planejado tanto minha viagem ao Egito, faltou tempo para conhecer outros pontos turísticos que estavam em minha lista. Eu estava no meio de minha volta ao mundo, então tinha data marcada para seguir rumo ao próximo destino.

Bom, faltou muita coisa que gostaria de ver, mas entre elas está Siwa, um oásis escondido em pleno deserto do Egito. Falando nisso, acampar uma noite por lá é uma experiência que ainda quero muito viver. Como o oásis fica longe de tudo, cerca de 10 cansativas horas a partir de Alexandria, o ideal é fazer um tour de alguns dias que inclua Siwa no roteiro. Por fim, pretendo mergulhar no Mar Vermelho e visitar destinos turísticos na Península do Sinai, como as badaladas Sharm-el-Sheik e Hugharda, além da charmosa Dahab.


Devido a nossa parceria com o Booking.com, fazendo a reserva do seu hotel através do links encontrados no blog, você não paga taxas extras, tem direito ao cancelamento gratuito e ainda ajuda o blog a se manter no ar.

Leia também => Dicas de hotéis e onde ficar no Egito


Caso precise de mais dicas sobre o que fazer no Egito, procure através do post índice da RBBV (Rede Brasileira de Blogs de Viagem), onde estão listados os artigos de vários blogueiros com informações sobre o destino.

E a sua lista de destinos? Quais deles já visitou ou ainda pretende ir?

Deixe suas dúvidas, comentários e dicas :)

Até + !!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *